A Harley-Davidson finalmente revelou a Nightster no último dia 12. Após vários vazamentos e teasers, fãs e críticos não se surpreenderam com o anúncio da "nova Sportster". Entretanto, a Nightster apresenta a primeira iteração do motor Revolução Max da empresa, o mesmo da Pan America, mas com 975 cm³ de capacidade.

Embora a Harley tenha deixado para trás o conceito Bronx (esportiva sem carenagem), as mais recentes listas de acessórios postadas no site da Harley-Davidson indicam que a Pan America poderia receber o Revolution Max 975 na sequência. Vários clientes notaram o vazamento ao comprar uma tampa de combustível com trava dentro da lista de acessórios para a atual Pan America 1250. Sob os detalhes do produto, notou-se que a peça "se encaixa nos modelos RA965S, RA975, RA1250 e RA1250S a partir do modelo 2021".

Naturalmente, a Harley-Davidson usa códigos para cada moto em sua linha e RA1250 denota o Pan America 1250 enquanto RA1250S significa o Pan America 1250 Special. Com base nessa nomenclatura, parece que a marca poderia ter um Pan America 975 e Pan America 965 Special nos planos. Essa especulação pode parecer fora da realidade para alguns, mas a Harley cometeu o mesmo erro pouco antes de revelar oficialmente a inédita Nightster 2022. A Pan America está prestes a chegar ao Brasil, enquanto a última novidade está confirmada para cá para 2023.

No entanto, o detalhe mais complexo está no código RA965S. Uma Pan America 965 Special se afastaria da atual hierarquia de modelos da marca. Dentro da família Pan America 1250, o modelo padrão não a suspensão adaptativa. Como resultado, o modelo 1250 Special continua sendo o carro-chefe, mas há uma diferenciação entre a Pan America 965 Special e 975 Standard que é difícil de entender.

Harley-Davidson Pan America

Por outro lado, RA975 e RA965S também poderiam atender a compradores que estão de olho nas F 850 GS e F 750 GS da BMW. Devemos observar que ambas usam exatamente o mesmo motor, apesar de terem potências distintas. A Harley poderia empregar a mesma lógica com a Pan America 975.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com