A Porsche segue interessada nos combustíveis sintéticos e anuncia um investimento na HIF Global LLC, uma empresa de Santigo (Chile) que tem trabalhado muito no desenvolvimento dos combustíveis.
A refinaria Haru Oni eFuel feita em Punta Arenas, no Chile, é uma das iniciativas da HIF Global LLC. A produção de combustíves sintéticos (também chamados de eFuels) a partir de hidrogênio e CO2 será feita no complexo com o uso de energia eólica e está programada para iniciar a operação em meados de 2022, graças à inicativa da Porsche a colaboração com a Siemens Energy e a ExxonMobil. Estes combustíveis sintéticos permitirão que os motores a combustão rodem de uma maneira quase neutra em CO2, fazendo com que sejam tão limpos quanto os carros elétricos.
O investimento na HIF Global LLC não é o primeiro que a Porsche faz para conseguir combustíveis sintéticos no futuro. A fabricante alemã anunciou o seu interesse nos eFuels em 2020. Com este último aporte, a marca já gastou quase US$ 100 milhões na tecnologia.
"Os eFuels fazem uma contribução importante para a proteção climática e complementam nossa eletromobilidade de forma expressiva. Ao investir na produção industrial de eFuels, a Porsche está expandindo mais seu comprometimento na mobilidade sustentável. No total, nosso investimento no desenvolvimento e disponibilidade desta tecnologia inovadora já passa de US$ 100 milhões," afirma Barbara Frenkel, membro do conselho da Porsche.
A Porsche está se unido à companhia chilena Andes Mining & Energy (AME) e as americanas, EIG, Baker Hughes Company, e Gemstone Investments em um grupo internacional de investimento para a HIF Global LLC. A AME ainda é a acionista majoritária da HIF Global LLC. O capital adicional será utilizado para desenvolver os complexos para produção dos combustíveis sintéticos na Austrália, Chile e Estados Unidos.
A fabricante de Stuttgart planeja usar o combustível sintético do Chile em seus projetos para o automobilismo. Porém, os carros a combustão da Porsche podem receber os eFuels no futuro, conforme a tecnologia avance e o preço fique mais acessível.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche