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Porsche investe R$ 354 milhões na produção de combustíveis sintéticos

Marca acredita que carros movidos com eFuels serão tão limpos quanto os elétricos

Porsche

A Porsche segue interessada nos combustíveis sintéticos e anuncia um investimento na HIF Global LLC, uma empresa de Santigo (Chile) que tem trabalhado muito no desenvolvimento dos combustíveis.

A refinaria Haru Oni eFuel feita em Punta Arenas, no Chile, é uma das iniciativas da HIF Global LLC. A produção de combustíves sintéticos (também chamados de eFuels) a partir de hidrogênio e CO2 será feita no complexo com o uso de energia eólica e está programada para iniciar a operação em meados de 2022, graças à inicativa da Porsche a colaboração com a Siemens Energy e a ExxonMobil. Estes combustíveis sintéticos permitirão que os motores a combustão rodem de uma maneira quase neutra em CO2, fazendo com que sejam tão limpos quanto os carros elétricos.

Fábrica de combustível sintético da Haru Oni em Punta Arenas, Chile

O investimento na HIF Global LLC não é o primeiro que a Porsche faz para conseguir combustíveis sintéticos no futuro. A fabricante alemã anunciou o seu interesse nos eFuels em 2020. Com este último aporte, a marca já gastou quase US$ 100 milhões na tecnologia.

"Os eFuels fazem uma contribução importante para a proteção climática e complementam nossa eletromobilidade de forma expressiva. Ao investir na produção industrial de eFuels, a Porsche está expandindo mais seu comprometimento na mobilidade sustentável. No total, nosso investimento no desenvolvimento e disponibilidade desta tecnologia inovadora já passa de US$ 100 milhões," afirma Barbara Frenkel, membro do conselho da Porsche.

A Porsche está se unido à companhia chilena Andes Mining & Energy (AME) e as americanas, EIG, Baker Hughes Company, e Gemstone Investments em um grupo internacional de investimento para a HIF Global LLC. A AME ainda é a acionista majoritária da HIF Global LLC. O capital adicional será utilizado para desenvolver os complexos para produção dos combustíveis sintéticos na Austrália, Chile e Estados Unidos.

A fabricante de Stuttgart planeja usar o combustível sintético do Chile em seus projetos para o automobilismo. Porém, os carros a combustão da Porsche podem receber os eFuels no futuro, conforme a tecnologia avance e o preço fique mais acessível.

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