Apresentada há mais de um ano nos EUA, a Harley-Davidson Pan America finalmente começa a trilhar seu caminho para o mercado brasileiro de forma oficial. A empresa divulgou em suas mídias sociais um anúncio afirmando que dará início ao processo de pré-venda da moto a partir do dia 2 de maio.
Primeira aventureira de porte grande na história da Harley-Davidson, a Pan America sobreviveu a uma série de mudanças de planos estratégicos da marca nos últimos anos. Antes a marca se encaminhava para atender diversos novos segmentos, mas, mais recentemente, voltou a focar nas categorias onde já é reconhecida e lançou a marca LiveWire para tratar da mobilidade elétrica. Enquanto isso, a Pan America teria permanecido pelo alto potencial de vendas da categoria das big trails.
Apesar de a marca já ter informado uma data para o início das pré-vendas, o Motor1.com sondou algumas das revendedoras Harley-Davidson no estado de São Paulo para obter mais informações. De acordo com os revendedores, o preço público sugerido para a Pan America deverá ser divulgado apenas em 28 de abril, alguns dias antes do começo das reservas.
Outro detalhe relevante confirmado pela rede da Harley-Davidson por aqui é que as primeiras unidades da Pan America não devem desembarcar no Brasil antes de julho. A informação mais importante a respeito da estreia dessa inédita aventureira da empresa em nosso mercado é que ela será oferecida por aqui em versão única.
Nos EUA, a Pan America tem duas versões: Standard e Special. A principal diferença entre as duas é que a Special, topo de linha, traz um sistema de suspensão com ajuste eletrônico. Ela traz opcionalmente uma função que pode rebaixar a traseira ao se aproximar de uma parada com intuito de facilitar o condutor a colocar os pés no chão.
De acordo com as concessionárias brasileiras da Harley-Davidson, nosso mercado receberá somente a Pan America Special, a mais cara. O pacote de equipamentos para o Brasil ainda não foi confirmado, mas é muito difícil a que a moto não conte com a suspensão eletrônica por aqui também.
No entanto, para quem está de olho nas interessantes rodas raiadas da moto, que complementam o visual de aventureira de verdade, melhor não criar expectativas. O equipamento é opcional nos EUA e não será oferecido no Brasil. Sendo assim, todas as Harley-Davidson Pan America trazidas ao Brasil contarão com rodas de liga leve apenas, com 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira.
Além de toda uma parte de chassi e ciclística completamente inédita, a Harley-Davidson Pan America foi a primeira moto da marca a utilizar o motor Revolution Max. Trata-se de um biclíndrico em V, claro, mas com arrefecimento a líquido e comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente.
Com 1.252 cm² de capacidade e quatro válvulas por cilindro, ele é capaz de entregar 152 cv de potência a 9.000 rpm e 12,95 kgfm de torque, sendo que o pico ocorre a 6.750 rpm. A força é transmitida à roda traseira por meio um câmbio mecânico de 6 velocidades e corrente tradicional.
Na versão Special, a Harley-Davidson Pan America pesa 254 kg, mais que sua principal rival no segmento: a BMW R 1250 GS, que chega a 249 kg. Na parte de suspensão, a aventureira conta com um garfo dianteiro invertido oferecendo 191 mm de curso. A traseira, com amortecedor único, tem a mesma medida de curso.
Os freios, com ABS de série, têm discos e pinças da Brembo feitos sob medida para a Pan America. Os dois discos à frente tem 320 mm de diâmetro e o traseiro tem 280 mm. Além disso, a moto ainda traz de fábrica painel de instrumentos digital com tela TFT sensível ao toque de 6,8 polegadas, modos de condução selecionáveis (incluindo funções para off-road) e conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
O valor oficial da novidade deve ser revelado somente entre o final de abril e o início de maio. No entanto, podemos estabelecer um contexto para a moto por aqui. Nos EUA, a Pan America Special parte de US$ 19.999, ou cerca de R$ 94.887 na conversão direta do dólar com a cotação de hoje. A funcionalidade da suspensão que ajusta a altura da moto automaticamente, caso oferecida no Brasil, acrescenta mais US$ 1.200 (R$ 5.693).
Sendo assim, somente na conversão, a moto mais completa já custaria R$ 100.580. Também precisamos levar em consideração a carga tributária que incidirá sobre a Pan America. Mais importante que isso é lembrar por quanto estão saindo as principais aventureiras premium grandes no Brasil. A BMW R 1250 GS Adventure mais cara custa R$ 124.500.
Já a recém-lançada Ducati Multistrada V4S, que aposta fortemente em desempenho e tecnologia também, tem preço sugerido de R$ 144.990. Dessa forma, caso a Harley queira ser competitiva na categoria, seu preço deve variar entre R$ 125 mil e R$ 145 mil.
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