Toyota GR Corolla 2023 terá 6.500 unidades produzidas no primeiro ano
Versão preparada de fábrica tem motor 1.6 turbo de 304 cv e já está confirmada para o Brasil
Principal investida da Toyota no segmento de hatchbacks esportivos nos últimos anos, o GR Corolla 2023 foi apresentado no final do mês passado com preparação técnica afinada e visual exclusivo. O projeto foi assinado pela divisão de performance Gazoo Racing, tendo como destaque o motor 1.6 turbo com potência de 304 cv. As vendas serão iniciadas no final do ano em países da Europa, Ásia e América do Norte, além do Brasil - onde já está confirmado.
Preços ainda não foram revelados, mas desde já a Toyota estima quantas unidades serão produzidas. No primeiro ano, diz a marca, cerca de 6.500 exemplares serão fabricados, sendo 5.000 unidades do acabamento Core, ligeiramente mais simples, e 1.500 da versão topo de linha Circuit Edition.
Galeria: Toyota GR Corolla 2023
O GR Corolla na versão Core está sempre disponível nas cores branco, preto e vermelho. No interior, conta com assentos esportivos revestidos de tecido e um esquema de cores preto e prata. Como opção, há um pacote Cold Weather que adiciona aquecimento no volante e bancos dianteiros. Haverá ainda sistema de navegação e carregamento sem fio para smartphones.
Por sua vez, o GR Corolla Circuit Edition tem teto de fibra de carbono e carroceria nas cores branco, vermelho ou cinza. As pinças de freio são vermelhas e têm o logotipo GR. Oferece ainda aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen para os eixos dianteiro e traseiro (opcionais no Core). Por dentro, destaque para bancos revestidos em couro e camurça, bem como sistema de som mais refinado.
Mecanicamente, ambos têm o mesmo conjunto mecânico: motor 1.6 turbo G16E-GTS de 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm. O câmbio é sempre manual de 6 marchas. Faz parte do conjunto também o sofisticado sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, que inclui configurações selecionáveis de divisão de torque nas proporções 60-40, 50-50 e 30-70, dependendo da preferência do motorista.
Dados de desempenho, como aceleração e velocidade máxima, não foram revelados. A Toyota faz mistério com os números e deverá revelá-los apenas em ocasião posterior.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota GR Corolla 2025 ganha opção de câmbio automático de 8 marchas
Land Rover Defender V8 correrá no Dakar em 2026
Últimas unidades do Toyota GR Corolla Launch Edition chegam ao Brasil
Pequeno cinquentão: Em 1975, VW lançava o Polo
GR Corolla, turbo e com 300 cv, já está nas redes da Toyota no Brasil
Itália em 2024: Fiat tem pior desempenho anual da história
Toyota GR Corolla Morizo Edition é série especial com mais torque e mais leve