Nova Ranger 2023 está pronta para ser híbrida - e talvez até 100% elétrica
Plataforma T6 da nova geração da picape está preparada até para uma versão 100% elétrica caso o mercado peça por isso
Bastante esperada no Brasil, a nova geração da Ford Ranger 2023 pelo jeito não terá debaixo do capô somente motores a combustão a gasolina ou diesel. Isso porque o engenheiro chefe do projeto da picape deu mais pistas de que a nova caminhonete pode mesmo contar com uma versão eletrificada, mais especificamente equipada com motor híbrido plug-in.
As informações de Ian Foston, engenheiro-chefe da Ford responsável pelo projeto da plataforma T6 (chassi no qual a nova geração da Ranger e do SUV Everest se baseiam), foram dadas ao site australiano Drive, durante uma prévia da picape. No mercado australiano, a nova geração da Ranger deve começar a ser vendida a partir de junho com motores a gasolina e diesel, enquanto que no Brasil a picape é esperada para chegar inicialmente apenas com motorização diesel – que é o que tem mais mercado e tradição em terras tupiniquins.
Voltando ao mercado australiano, o site Drive aposta que o motor eletrificado deve chegar em junho de 2023 por lá, o que seria exatamente 12 meses depois da chegada da nova geração da picape com os motores convencionais a gasolina e diesel. Vale lembrar ainda que a Ranger híbrida plug-in já foi vista em testes na Europa, mercado no qual esse propulsor mais “verde” deve chegar primeiro devido a legislação mais rígida em relação a emissões de poluentes. E uma configuração 100% elétrica nos moldes da Ford F-150 Lightning também não está descartada. Em entrevista à publicação, Ian Foston disse:
“Não podemos confirmar para onde estamos indo, mas estamos analisando toda a tecnologia que estamos implantando na Ford (que eventualmente pode ser aplicada na nova Ranger). Temos uma largura de banda de hardware de eletrificação que nos permite ir desde um híbrido-leve de 24 volts até uma versão totalmente elétrica.
“Com a Ranger e a plataforma T6, estamos observando isso e dizendo, em um determinado momento, 'o que o cliente gostaria'? E então podemos fornecer essa opção de energia para eles”.
Anteriormente, a publicação australiana já tinha afirmado que a esperada Ranger eletrificada viria com motor híbrido tipo plug-in, ou seja, com bateria para alimentar o motor elétrico que poderia ser recarregada na tomada. O sistema deverá ser semelhante ao de outros modelos da marca com esse tipo de propulsor, à exemplo dos SUVs Escape e Explorer. A dúvida que fica é sobre qual motor divulgado para a Ranger até o momento seria compatível para uma motorização eletrificada.
Existem diversas possibilidades, que passam desde um sistema híbrido-diesel até ao tradicional híbrido a gasolina – esse último mais convencional, embora um híbrido diesel seria interessante por aumentar a capacidade de autonomia final da caminhonete. Se for a gasolina, o mais provável seria o 2.3 turbo Ecoboost combinado a um ou mais motores elétricos. Certamente a opção híbrida também deverá chegar no Everest, o SUV derivado da Ranger.
Por fim, o chefe de engenharia da marca do oval azul afirmou ainda que, embora a nova geração da Ranger tenha capacidade de eletrificação total, não há uma certeza absoluta se a picape vai ter uma versão 100% elétrica na próxima década. O motivo seria que, na maioria dos 180 países onde a nova geração da picape será vendida, os motores a gasolina e diesel ainda são bem requisitados – principalmente em países em desenvolvimento onde a eletrificação não segue no mesmo ritmo de países europeus.
"É verdade que não sabemos tudo agora ... tudo o que podemos fazer é o que já fizemos, que é 'provar o futuro' da plataforma para permitir que a tecnologia seja aplicada à medida que avançamos", completou Foston.
Fonte: Drive
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