Toyota GR Corolla 2023 é hatch esportivo com 1.6 de 304 cv e virá ao Brasil
Nova versão tem ainda diferenciais Torsen, câmbio manual e visual mais agressivo
Após meses seguidos de teasers e informações preliminares, a Toyota finalmente oficializa nesta quinta-feira (31) o lançamento do aguardado GR Corolla 2023. Versão preparada de fábrica do hatchback, o modelo tem desenvolvimento assinado pela divisão de performance Gazoo Racing e estreia com atributos pra lá de chamativos. Será vendido em mercados da América do Norte e Europa, além do Brasil, conforme antecipado por Motor1.com desde o ano passado.
Como esperado, a Toyota promoveu importantes modificações e, fazendo jus à sigla GR, transformou o hatchback em um verdadeiro veículo de desempenho. Para começar, o grande destaque fica por conta do conjunto mecânico protagonizado pelo motor 1.6 turbo G16E-GTS. O propulsor entrega 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 kgfm de torque entre 3.000 e 5.500 rpm, sendo sempre associado ao câmbio manual de 6 marchas.
Galeria: Toyota GR Corolla 2023
Faz parte do conjunto também o sofisticado sistema de tração nas quatro rodas GR-Four, que inclui distribuição de torque polarizada para a traseira e diferenciais de deslizamento limitado em ambos os eixos. Conta ainda com configurações selecionáveis de divisão de torque nas proporções 60-40, 50-50 e 30-70, dependendo da preferência do motorista.
Dados de desempenho, como aceleração e velocidade máxima, não foram revelados. A Toyota faz mistério com os números e deverá revelá-los apenas em ocasião posterior.
O GR Corolla conta ainda com importantes modificações na plataforma GA-C, que ganhou pontos de solda adicionais para reforçar a estrutura. Além disso, o capô e os painéis da porta dianteiros passam a ser de alumínio (importante recurso para redução de peso), enquanto a carroceria ganha nas laterais novas estruturas aerodinâmicas e pára-lamas alargados. Por fim, suspensão e freios também foram reforçados.
No visual, destaque para a agressividade adicionada às linhas. A dianteira, por exemplo, ganha para-choque completamente redesenhado, ampla entrada de ar e capô com vincos bem mais marcantes. As laterais ganham rodas de 18 polegadas com desenho de 15 raios e acabamento em preto brilhante, calçadas por pneus Michelin Pilot Sport 4 235/40R18. Atrás, há novo para-choque, novas saídas de escape e um chamativo aerofólio.
Na cabine, o painel digital com tela de 12,3 polegadas inclui visualizações do modo de tração selecionado, pressão do turbo, indicador da marcha selecionada e tacômetro. O motorista fará as trocas de marchas em uma alavanca curta que a Toyota diz ter uma posição "naturalmente adequeada ao braço do condutor". Há também novo volante e tela de 8 polegadas para o sistema de entretenimento.
Nos Estados Unidos, o GR Corolla 2023 será vendido em duas versões: Core, mais básica, e Circuit Edition, mais completa. A primeira estará sempre disponível nas cores branco, preto e vermelho. No interior, terá assentos esportivos revestidos de tecido e um esquema de cores preto e prata. Como opção, há um pacote Cold Weather que adiciona aquecimento no volante e bancos dianteiros. Haverá ainda sistema de navegação e carregamento sem fio para smartphones.
Por sua vez, o GR Corolla Circuit Edition contará com teto de fibra de carbono e carroceria nas cores branco, vermelho ou cinza. As pinças de freio são vermelhas e têm o logotipo GR. Oferece ainda aberturas funcionais no capô, detalhes em preto brilhante e diferenciais de deslizamento limitado Torsen para os eixos dianteiro e traseiro (opcionais no Core). Por dentro, destaque para bancos revestidos em couro e camurça, bem como sistema de som mais refinado.
No Brasil, o lançamento deverá acontecer no segundo semestre. Preços ainda são desconhecidos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota GR Corolla 2025 ganha opção de câmbio automático de 8 marchas
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Últimas unidades do Toyota GR Corolla Launch Edition chegam ao Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GR Corolla, turbo e com 300 cv, já está nas redes da Toyota no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota GR Corolla Morizo Edition é série especial com mais torque e mais leve