Audi diz que gasolina sintética não salvará motor a combustão
Marca acredita que o chamado eFuel é apenas transição antes da consolidação dos elétricos
Apesar de ser bastante considerada por algumas montadoras, a gasolina sintética não será capaz de salvar da extinção os tradicionais motores de combustão interna. Pelo menos é nisso que acredita Oliver Hoffmann, chefe de desenvolvimento técnico da Audi. De acordo com o executivo, o combustível sintético - chamado eFuel - representa apenas uma transição antes da consolidação dos veículos totalmente elétricos.
"Os combustíveis sintéticos são apenas uma tecnologia de transição para nós. Embora o uso desses combustíveis alternativos possa ser ideal para outras indústrias, o futuro da indústria automotiva serão os veículos elétricos a bateria", explicou Hoffmann.
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A declaração é reflexo direto do programa estratégico da Audi para os próximos anos. A partir de 2026, a marca já anunciou que lançará apenas veículos elétricos, pondo fim ao longo histórico de motores a combustão. Na prática, será o fim de propulsores consagrados como o 2.5 TFSI de cinco cilindros em linha, o 2.9 V6 TFSI twin-turbo e o 4.0 V8 TFSI, também com dois turbocompressores.
Não por acaso, as novas gerações do sedã A4 e do SUV Q5 serão as últimas equipadas com propulsores tradicionais. Ambas já estão em fase avançada de desenvolvimento e devem estrear em breve no mercado, começando pela Europa. Para os entusiastas, será a última chance de adquirir estes modelos em formato tradicional.
No mesmo caminho da Audi, a Volkswagen também não acredita nos combustíveis sintéticos como salvação para motores gasolina ou diesel. "Combustíveis sintéticos não são adequados para uma marca de alto volume como a Volkswagen. Eles estão disponíveis em quantidades limitadas e são caros. Eles não seriam rentáveis", explicou Ralf Brandstatter, CEO da marca.
Curiosamente, a Porsche - pertencente ao mesmo grupo - tem visão distinta. A fabricante não só acredita nos sintéticos como investe pesado na área. Prova disso é a gigantesca fábrica que constrói em Punta Arena, no Chile, para produzir combustíveis do tipo. Em particular, a Porsche aposta nos sintéticos como forma de abastecer o considerável catálogo de veículos clássicos que possui rodando nas mãos de entusiastas - e que só tende a crescer.
Paralelamente, vale ressaltar, a marca também aposta pesado nos elétricos. Já tem no catálogo o Taycan e prepara para breve o lançamento da próxima geração 100% elétrica do SUV Macan.
Fonte: Top Gear
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