Novo Honda HR-V para os EUA pode enfrentar o Corolla Cross na Europa

Desenvolvido para o mercado norte-americano, SUV será maior do que o modelo que virá ao Brasil

Honda HR-V 2023 (EUA) Honda HR-V 2023 (EUA)

Para a terceira geração do HR-V, a Honda está adotando uma estratégia um pouco diferente. Ao invés de desenvolver um carro único para o mundo inteiro, a empresa decidiu separar o desenvolvimento do SUV compacto entre o mercado norte-americano e o restante do mundo, incluindo Brasil, Europa e Ásia.

O novo Honda HR-V já foi apresentado no segundo semestre do ano passado, revelando o que já era aguardado: ficou um pouco maior e mais refinado. Por conta disso, ainda se especula que, ao invés de competir por aqui com modelos como o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade, o SUV deve subir um pouco de nível - e de preço - para se situar entre o antigo rival e o Jeep Compass.

Enquanto isso, a nova geração do Honda HR-V para os EUA deve ser revelada somente no próximo dia 4 de abril. Até o momento, as únicas imagens oficiais que temos são os  esquetes que ilustram a matéria. De acordo com os nossos colegas do Motor1.com nos EUA, o visual da novidade será bem diferente do restante do mundo.

O logo da empresa acaba subindo para a carroceria, logo abaixo do capô. Até os faróis serão diferentes, com o mesmo formato do Civic, porém com a iluminação diurna em LED na borda inferior. A traseira utiliza lanternas bem mais largas e na horizontal, além de não ter um teto com caimento agudo como o global, que se aproxima do visual cupê.

O porte do HR-V nos EUA também deverá ser maior que o do restante do mundo, levando a crer que a Honda levará a briga também ao Toyota Corolla Cross. Porém, o que parecia ser uma estratégia exclusiva para os países da América do Norte, deve se expandir também para mais países ao redor do globo.

Quando apresentou o Civic híbrido, a Honda aproveitou para anunciar que terá um SUV médio híbrido para a Europa. Desde então, diversas publicações europeias tem apontado que este carro será o HR-V dos Estados Unidos. A ideia da Honda seria ter o modelo norte-americano brigando o Corolla Cross, enquanto o HR-V global seria uma opção mais compacta e refinada. E isto fica alinhado com os diversos rumores sobre um "Civic Cross" posicionado entre o novo HR-V e a próxima geração do CR-V (que ficará maior).

Enquanto isso, para o Brasil, temos confirmado apenas que receberemos a versão global do Honda HR-V. O lançamento da novidade deve ocorrer apenas no segundo semestre e ainda há muito mistério envolvendo sua chegada, principalmente na parte mecânica. Até o momento, sabemos apenas que ele não receberá opção híbrida. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com