Toyota suspende produção de RAV4, Yaris e todos carros da Lexus
Paralisação foi motivada por problemas com fornecedores do Japão atingidos por terremoto
A Toyota anunciou recentemente que foi obrigada a suspender a produção de diversos veículos no Japão por problemas logísticos e de distribuição de componentes. De acordo com a marca, terremotos registrados nas últimas semanas na região Tohoku atingiram diretamente fornecedores e acabaram comprometendo a cadeia de abastecimento de peças. Com isso, as atividades em diversas linhas de montagem tiveram de ser paralisadas.
Ao todo, a suspensão afeta cerca de 18 linhas de montagem em 11 diferentes fábricas. Os veículos atingidos são GR Yaris (galeria abaixo), Mirai, Yaris Cross, RAV4, RAV4 HEV e todos os veículos da marca Lexus (divisão de luxo do grupo Toyota).
"Enquanto priorizamos a segurança das pessoas e a recuperação da região, continuaremos a trabalhar com nossos fornecedores relevantes para fortalecer nossas medidas contra a escassez de peças e fazer todos os esforços para entregar veículos aos nossos clientes o mais rápido possível", disse a Toyota em comunicado.
Outra grande montadora também anunciou problemas de produção: a Volvo. Em nota, a fabricante nórdica revelou que enfrenta "situação de produção pior" diante da escassez de chips ocasionada pela pandemia. Segundo estimativas internas, as interrupções nas linhas de montagem devem durar até o final do primeiro semestre. No caso específico da Volvo, vale ressaltar, as pausas na produção se devem à falta de um tipo específico de semicondutor.
A marca explica que até chegou a observar melhoria gradual no fornecimento de semicondutores e na produção mês após mês, mas que um desvio temporário dessa tendência obrigou a empresa a realizar pausas no ritmo de montagem. A empresa também disse que o problema não está ligada à situação atual na Ucrânia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina