A Porsche vem falando em fazer um 911 híbrido há vários anos e o CEO Oliver Blume gostaria de nos lembrar que esse propulsor ainda está por vir. Enquanto uma versão 100% elétrica do icônico superesportivo de Zuffenhausen não chegará antes de 2030, a versão eletrificada parcialmente estará chegando mais cedo do que mais tarde. Em um bate-papo com a mídia, os principais executivos da empresa revelaram alguns detalhes preliminares.
O primcipal deles é acerca sobre o tipo de motor que o 911 híbrido usará, já que Blume disse que a Porsche implementará uma configuração que não será híbrida tipo plug-in. Em outras palavras, os proprietários não terão que conectar o carro na tomada para carregar a bateria. Esta decisão nos diz que o primeiro 911 equipado com um motor elétrico terá uma bateria pequena para não aumentar muito o peso final do carro. Seguir o caminho do de um híbrido plug-in tornaria o carro mais pesado.
O CEO da Porsche passou a descrever o carro como um "híbrido esportivo", sugerindo que o propulsor elétrico será voltado ao desempenho e não para a eficiência. Claro que a principal razão pela qual a Porsche está seguindo nos híbridos é porque precisa atender a regulamentos de emissões cada vez mais rígidos na Europa. A potência extra do motor elétrico cria uma situação vantajosa para a fabricante alemã e seus clientes.
Falando com a Car and Driver, Oliver Blume disse que o 911 híbrido vai se inspirar no 919 Hybrid de corridas de longa duração, que ganhou em Le Mans de 2015 a 2017. Ele provavelmente estava se referindo principalmente à tecnologia híbrida implementada no carro de corrida que teve grande sucesso. Quando perguntado pela mídia se o GT3 será hibridizado em algum momento, o executivo de 53 anos disse que a empresa tem algumas "surpresas" a caminho para os modelos semi-pista da marca.
Durante a conferência anual de imprensa na sexta-feira, a Porsche estimou que metade de suas vendas anuais virá de híbridos e elétricos até meados da década. Até 2030, a participação dos elétricos deverá aumentar para mais de 80%. Para chegar lá, o sedã e a peria Taycan se juntará a um Macan 10% elétrico em 2023, que será seguido por um 718 Boxster/Cayman EV até 2025.
Na sede da Porsche, a redução de emissões não é só de híbridos e EVs, já que a empresa expressou seu compromisso de continuar o desenvolvimento de combustíveis sintéticos. A proposta é que este combustível acabe salvando o motor a combustão ou mesmo prolongue sua vida útil no mínimo.
Fonte: Car and Driver
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