Após dois anos de espera, o primeiro carro híbrido da Jeep finalmente chegará ao Brasil. A fabricante lançará o Jeep Compass 4xe ainda no 1º semestre deste ano, embora ainda não diga em qual mês. Trata-se da versão híbrida plug-in do SUV médio, que foi apresentada há dois anos e que virá importada de Melfi (Itália). A Stellantis ainda dá a entender que mais modelos virão no futuro e espera-se que o segundo seja o novo Grand Cherokee 4xe.

No material de divulgação, a Stellantis não diz qual é exatamente o carro híbrido plug-in que será vendido no Brasil. No entanto, a empresa mostra um teaser em que o Jeep Compass 4xe aparece diversas vezes. Isto sem falar que os executivos da marca disseram anteriormente que o Compass seria o primeiro a desembarcar por aqui (já que o Renegade 4xe, que também estava nos planos, acabou ficando muito caro).

Revelado na Consumer Electronic Show (CES) de 2020, o Compass 4xe é equiado com o motor 1.3 turbo, o mesmo utilizado no Brasil, mas trabalhando com um motor elétrico posicionado no eixo traseiro. O nome “4xe” é uma alusão ao fato de ter tração nas quatro rodas, mas usando a força elétrica. Na Europa, é oferecido em duas versões, de 190 cv ou 240 cv, sendo que 60 cv sempre são do motor elétrico e os restantes são do propulsor a gasolina.

Não importando a versão escolhida, o SUV utiliza um conjunto de baterias de 11,4 kWh, o que lhe dá uma autonomia de 50 km no modo elétrico. Deve desembarcar na versão topo de linha Compass S, com 240 cv e tem um rendimento médio de 52,6 km/litro, segundo os testes na Europa. Os números oficiais dizem que acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem uma velocidade máxima de 200 km/h.

Jeep Compass S 4xe 2022 (Europa)
Jeep Compass S 4xe 2022 (Europa)
Jeep Compass S 4xe 2022 (Europa)

“A Jeep está prestes a entrar em uma nova era no Brasil com a chegada da plataforma de veículos 4xe híbridos plug-in, que permitirão ainda mais liberdade para quem quer um modelo eletrificado. Em breve, vamos escrever o capítulo um desta história por aqui com o lançamento do primeiro 4xe no mercado nacional. Os modelos híbridos plug-in da Jeep representam o máximo em eficiência, permitindo uma perfeita integração à natureza, com desempenho para chegar mais longe de forma silenciosa e sem receios. Com excelente torque e resposta imediata do motor, os veículos 4xe oferecem uma experiência de direção na estrada com ainda mais fun-to-drive e, claro, toda a capacidade off-road que só um Jeep pode oferecer.”

Por ser a versão topo de linha, o Jeep Compass S 4xe trará todos os equipamentos disponíveis, alguns já destacados pela marca, como o painel de instrumentos digital, teto solar panorâmico, 6 airbags, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, faróis full-LED, central multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador wireless para smartphones, e outros.

E quanto o Compass 4xe deve custar? Como hoje as versões Limited e Trailhawk com o motor 2.0 turbodiesel custam R$ 233.200, isto já indica que a variante híbrida, chegando importada, não deve custar menos que R$ 250 mil. Considerando o custo do carro na Europa, a desvalorização do real e outros fatores, o mais provável é que encoste nos R$ 300 mil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com