O presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, participou de um encontro na Casa Rosada (sede oficial da presidência argentina) na última semana. Na ocasião, conversou com Juan Manzur, chefe de gabinete, e anunciou que a marca alemã está trabalhando em um novo investimento para o país.
A notícia foi confirmada por Matías Kulfas, ministro de Desenvolvimento Produtivo da Argentina:
"A Volkswagen é uma empresa que está investindo e crescendo na Argentina. Discutimos vários projetos de investimento, que estão amadurecendo, e possivelmente haverá anúncios importantes para Argentina, Volkswagen e toda a cadeia automotiva.“
Di Si também falou sobre este investimento, enquanto deixava a Casa Rosada. O executivo disse o seguinte: "Estamos conversando com o ministro há meses para fazer um possível anúncio, que estamos perto de concluir, para continuar investindo em mão de obra, muita invocação e produção no país."
O último ciclo de investimentos que o Grupo Volkswagen realizou na Argentina foi de US$ 650 milhões, usado para o Projeto Tarek, que virou o Volkswagen Taos produzido no país vizinho. A marca ainda colocou US$ 150 milhões para montar a nova gerações de transmissões em sua fábrica em Córdoba, componente exportado para diversos países.
"Vemos uma indústria próspera. Muito crescimento, principalmente no segmento de SUVs e picapes", explicou Di Si. Com o Taos argentino, somando aos brasileiros Nivus, e T-Cross, e os importados Tiguan AllSpace e Touareg, a Volkswagen está com uma linha de utilitários bem completa na Argentina.
Por isso, tudo indica que este novo investimento irá para o segundo segmento mencionado por Di Si: as picapes.
A Volkswagen hoje produz a primeira geração da Amarok em General Pacheco, que está encerrando suas vendas em boa parte do mundo. A segunda geração da picape média será revelada em breve, feita em parceria com a Ford. Porém, o projeto de produzi-la na Argentina foi cancelado e será feita apenas na África do Sul.
Se não é a Amarok, a única opção é o projeto em que a Volkswagen trabalha há três anos e que é um dos favoritos de Di Si: a VW Tarok. Sim, aquele protótipo apresentado no Salão do Automóvel de 2018 e que antecipava uma rival da Fiat Toro. É feita com a plataforma MQB-A1, a mesma do Taos, além de usar o mesmo 1.4 TSI de 150 cv, o que já facilita sua produção local.
É uma picape que permitiria que a Volkswagen participasse de um segmento inédito e enfrente modelos como Fiat Toro, Renault Duster Oroch e, em breve, Chevrolet Montana. A Ford Maverick tem um porte semelhante, mas seu posicionamento de mercado e preços faz com que fique fora desta disputa.
Isto está alinhado com as informações reveladas pela consultoria IHS Markit, que adiantou o projeto da Volkswagen de produzir a Tarok na Argentina. Porém, o plano seria fazê-la somente a partir de 2025.
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