Todas as sanções financeiras e comerciais contra a Rússia estão forçando o país a enfrentar uma nova realidade, com muitas fábricas operando de forma reduzida ou pararam completamente. Após a invasão na Ucrânia, dezenas de empresas ao redor do mundo abandonaram suas operações no país e o setor automotivo foi muito afetado. Praticamente todas as marcas europeias congelaram seus negócios na Rússia e parece que nem a Lada escapou das dificuldades.
Uma reportagem do The Wall Street Journal afirma que a marca a AvtoVAZ parou toda a produção de sua fábrica em Togliatti, por conta da falta diversos componentes. A Renault tem 67,61% de participação na AvtoVAZ e controla a empresa, dependendo de suprimentos vindos das fábricas na Romênia, pois mais de 20% das peças usadas pela Lada vem de fora da Rússia, em grande parte componentes eletrônicos. A fábrica em Izhevsk também parou de produzir carros.
Por enquanto, a produção ficará paralisada por apenas quatro dias, mas isto deve ser só o começo e mais interrupções podem acontecer. O WSJ cita um ex-membro da diretoria da AvtoVAZ, que teria dito que "se o comércio para, a AvtoVAZ para", por conta da dependência alta por peças importadas. Ainda não há um comunicado oficial da fabricante, embora a mídia russa tenha divulgado o seguinte posicionamento que teria vindo da Lada:
“Em conexão com a crise em curso no fornecimento de componentes eletrônicos e para evitar uma queda significativa no nível de renda dos funcionários da empresa, a administração da AvtoVAZ tomou as seguintes decisões sobre o horário de trabalho das fábricas de Togliatti e Izhevsk: 5 de março de 2022, é declarado um dia de inatividade com pagamento. O período de 9 a 11 de março é declarado dias ociosos com pagamento no valor de dois terços do salário médio mensal.”
Segundo as informações da MarkLines, a Lada foi a marca mais vendida da Rússia em fevereiro deste ano, com 22.378 unidades emplacadas, uma queda de 20,8% em comparação ao mesmo mês de 2021. A mídica local ainda diz que a produção da linha Granta, o modelo mais vendido da Lada, foi afetado, o que significa que o resultado de março será significantemente menor.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lada Iskra 2025 é versão adaptada do Logan que foi cancelado no Brasil
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lada Niva finalmente ganha freios ABS aos 47 anos de idade