Após anos de idas e vindas, a Kia parece realmente decidida a entrar de cabeça no mercado global de picapes. Especulações iniciais indicavam que a marca estrearia no segmento com uma caminhonete média (equipada com motores à combustão e carroceria sobre chassi de longarinas) ou até mesmo uma versão própria da Hyundai Santa Cruz (monobloco). Agora, porém, os planos são outros e passam diretamente pela estratégia de eletrificação da marca.

No detalhamento do programa estratégico que planeja implementar até 2027, a Kia confirmou que lançará não somente uma, mas sim duas novas picapes. Uma delas, pelo que foi informado, será totalmente elétrica e dedicada. Ou seja, não terá versões à combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. Será lançada por volta de 2024 e terá produção concentrada nos Estados Unidos, ao lado de uma versão SUV.

Galeria: Kia EV9 Concept

Já a outra está sendo pensada especificamente para mercados emergentes. Ao contrário da primeira, não será um veículo elétrico dedicado. Por conta disso, adotará plataforma tradicional compartilhada com os modelos à combustão da marca. Terá versões elétricas (como manda a diretriz estratégica da marca para veículos novos), mas também contará com variantes equipadas com motores tradicionais, levando em conta o atraso de muitos países na eletrificação.

kia-ev6-in-uk
Novo Kia EV6 já está em testes no Brasil

Ambicioso, o plano estratégico da Kia prevê o lançamento de 14 novos veículos elétricos/eletrificados até 2027 e mais de 20,7 bilhões de euros investidos. A conta inclui as duas picapes citadas, além do SUV topo de linha EV9 (antecipado na galeria acima, ainda como carro-conceito) e outros modelos menores como EV4 e EV7. A expectativa é cobrir quatro principais mercados: Coreia do Sul, Estados Unidos, Europa e China.

No Brasil, o primeiro veículo elétrica da marca será o EV6, a ser lançado em breve.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com