A Sony surpreendeu todo mundo na Consumer Electronic Show 2020 (CES), quando apresentou o conceito Vision-S, um sedã totalmente elétrico. Neste ano, foi a vez do SUV Vision-S 02, revelado na edição deste ano da feira em Las Vegas (EUA), quando também anunciou a criação da Sony Mobility para estudar as chances de produzir carros, embora nunca tenha dito exatamente como isto aconteceria.
Agora temos a resposta, pois a Sony anunciou uma parceria com a Honda. As duas fabricantes estão discutindo sobre criar uma aliança para desenvolver e vender carros elétricos. Para fazer isto acontecer, criariam uma joint venture que, no momento, é chamada apenas de "New Company", desenvolvendo e vendendo veículos elétricos. Neste momento, o objetivo é terminar as conversas e criar esta nova empresa até o final do ano.
Se tudo seguir o plano das duas empresas, o primeiro carro elétrico seria lançado nas concessionárias por volta de 2025. Como esperado, a Honda ficará responsável por produzir os veículos em uma de suas fábricas, enquanto a Sony desenvolveria a plataforma. Ainda é cedo para dizer que estes modelos serão baseados nos conceitos Vision-S apresentados anteriormente ou se serão totalmente novos.
Vale lembrar que os dois conceitos não foram criados totalmente pela Sony, pois teve a participação de uma grande quantidade de empresas: Magna Steyr, Bosch, ZF, Continental, Nvidia, e Qualcomm. Mesmo que tenha sido apresentado há dois anos, o desenvolvimento do carro nunca parou, o que sugere que a Sony tem planos maiores do que apenas um conceito.
As duas versões do Vision-S utilizam um sistema de tração integral, com um motor elétrico em cada eixo e entregavam uma potência combinada de 544 cv. O sedã acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, chegando a 240 km/h de velocidade máxima. O SUV é um pouco mais lento por causa dos 130 kg extras, fazendo que pese 2.480 kg.
Enquanto o sedã tinha apenas quatro assentos, o SUV tinha espaço para 7 pessoas. A Sony nunca divulgou detalhes sobre a bateria, além de dizer que é um conjunto "ultra-fino" posicionado sob o assoalho para maximizar o espaço interno. A plataforma foi criada não só para sedãs e utilitários, como também minivans e outros tipos de carrocerias.
Considerando esta notícia, parece que a Sony vai ganhar a corrida entre as gigantes da tecnologia, deixando a Apple para trás e lançando seu carro elétrico primeiro. A fabricante do iPhone desistiu de procurar por parceiros para seguir em frente com seu projeto de oferecer um veículo elétrico, após ter falado com algumas empresas e ter recebido uma resposta negativa.
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda inicia vendas dos City 2025; veja preços e equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo City 2025: Honda separa Sedan e Hatch; veja os preços e o que muda