Especulados há pelo menos dois ou três anos, os novos SUVs da Peugeot e Citroën para América do Sul parecem ter sido cancelados. De acordo com o site português Auto Drive, a Stellantis desistiu do projeto depois de verificar na ponta do lápis que os custos seriam inviáveis. A ideia era atuar no segmento de utilitários de entrada (nicho franca expansão em todo o mundo) e colocar os modelos no mercado por volta de 2025.
No caso da Peugeot, o projeto atendia internamente pelo codinome P44 e provavelmente se chamaria 1008. Seria posicionado abaixo do 2008 e teria aproximadamente 4,15 metros de comprimento. Nos mercados sul-americanos, especialmente o brasileiro, seria vendido com motores 1.0 turboflex e 1.3 aspirado (ambos conhecidos do grupo Stellantis). Os planos incluíam também lançamento em países da Europa, mas neste caso apenas com propulsão elétrica.
Por sua vez, o mini-SUV da Citroën atendia pelo codinome CJ4 e teria basicamente as mesmas medidas do irmão da Peugeot. Seria equipado com os mesmos propulsores, além da plataforma modular CMP em versão de baixo custo (a mesma da nova geração do C3). Chegaria aos principais mercados latinos e do Oriente Médio, onde rivalizaria com outros utilitários de acesso como Nissan Magnite e Kia Sonet. Já na Europa, seria apenas elétrico.
O cancelamento, como dito, tem relação direta com o baixo potencial de rentabilidade verificado pela Stellantis. Apesar de ser um segmento em expansão, as contas não fecharam no azul na equação investimento/retorno. Além disso, pesou contra o risco de canibalização com os novos SUVs da Fiat, notadamente Pulse e o futuro Fastback, tendo em vista peso da marca italiana em mercados da região, especialmente no Brasil.
Fonte: Auto Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Peugeot 2008 2025 tem aumento de R$ 5.000 no preço de todas as versões
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?