Peugeot e Citroën cancelam inéditos mini-SUVs para América do Sul
Novos modelos seriam lançados em 2025 e vendidos também na Europa, como elétricos
Especulados há pelo menos dois ou três anos, os novos SUVs da Peugeot e Citroën para América do Sul parecem ter sido cancelados. De acordo com o site português Auto Drive, a Stellantis desistiu do projeto depois de verificar na ponta do lápis que os custos seriam inviáveis. A ideia era atuar no segmento de utilitários de entrada (nicho franca expansão em todo o mundo) e colocar os modelos no mercado por volta de 2025.
No caso da Peugeot, o projeto atendia internamente pelo codinome P44 e provavelmente se chamaria 1008. Seria posicionado abaixo do 2008 e teria aproximadamente 4,15 metros de comprimento. Nos mercados sul-americanos, especialmente o brasileiro, seria vendido com motores 1.0 turboflex e 1.3 aspirado (ambos conhecidos do grupo Stellantis). Os planos incluíam também lançamento em países da Europa, mas neste caso apenas com propulsão elétrica.
Galeria: Citroën C3 2023 (Brasil)
Por sua vez, o mini-SUV da Citroën atendia pelo codinome CJ4 e teria basicamente as mesmas medidas do irmão da Peugeot. Seria equipado com os mesmos propulsores, além da plataforma modular CMP em versão de baixo custo (a mesma da nova geração do C3). Chegaria aos principais mercados latinos e do Oriente Médio, onde rivalizaria com outros utilitários de acesso como Nissan Magnite e Kia Sonet. Já na Europa, seria apenas elétrico.
O cancelamento, como dito, tem relação direta com o baixo potencial de rentabilidade verificado pela Stellantis. Apesar de ser um segmento em expansão, as contas não fecharam no azul na equação investimento/retorno. Além disso, pesou contra o risco de canibalização com os novos SUVs da Fiat, notadamente Pulse e o futuro Fastback, tendo em vista peso da marca italiana em mercados da região, especialmente no Brasil.
Fonte: Auto Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Com foco em eletrificação, Peugeot deve ter 208 e 2008 Hybrid em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Peugeot 2008 cresce 60% e alcança melhor resultado desde 2018