A última atualização visual do Toyota RAV4 você viu aqui no Motor1.com Brasil em setembro do ano passado, quando a marca japonesa revelou a versão Adventure do SUV médio para a Europa. Agora depois da versão aventureira, o facelift para o utilitário deve se estender para todas as versões, fora que o RAV4 2023 pode ganhar novos equipamentos como painel digital e nova central multimídia.
Antes de mais nada, vale dizer que as informações acerca do RAV4 2023 com atualizações são do site japonês Creative Trend. Vamos lá: além do visual reestilizado adiantado ano passado pela versão aventureira Adventure que chegará para todas as versões no mercado australiano (no Japão o SUV já mudou), o utilitário contará também com novidades importantes como painel de instrumentos 100% digital e um novo software para o multimídia na linha 2023 para o mercado do Japão e Austrália.
Assim o painel de instrumentos de 12,3 polegadas chega para equipar as versões mais caras do RAV4 à venda na Austrália (XSE, Cruiser e Edge) e no Japão (G, G “Z Package e Adventure), assim substituindo a antiga tela de 7 polegadas que era padrão anteriormente. Já a antiga tela 4,2” entre os mostradores analógicos foi trocada por um novo display de 7” nas configurações mais básicas, que são as versões GX e GXL na Austrália e RAV4 X no Japão.
Está previsto ainda a nova central multimídia com tela de 10,5 polegadas, que virá com a nova geração do sistema de entretenimento da Toyota, que estreou no SUV de luxo Lexus NX na Austrália e na van Toyota Noah no Japão (conforme imagem). Além de um novo layout e navegador GPS, o sistema mais recente deve ter ainda conexão Wi-Fi nativa e os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto como é padrão no multimídia atual.
Resta saber se os sistemas atuais com tela de 8 ou 9 polegadas serão substituídos de vez pelo novo de 10,5”. Caso tudo isso seja confirmado, o RAV4 terá um belo salto de qualidade em seu multimídia, que vale dizer é bastante criticado atualmente por sua baixa resolução e lentidão na operação.
Outros novos recursos para a linha 2023 previstos são a inclusão de uma porta HDMI na cabine, sistema de frenagem de emergência automática atualizado com suporte para cruzamentos e motocicletas, piloto automático adaptativo aprimorado e um sistema que faz o carro parar caso o motorista fique incapacitado (é um alerta de fadiga mais sofisticado).
Em relação a motorização, nada muda. Assim o RAV4 segue com o conhecido motor híbrido formado pelo quatro cilindros 2.5 de 178 cv e 22,5 kgfm de torque combinado a outros três motores elétricos que rendem 120 cv e 20,6 kgfm. Com isso, a potência combinada chega a 222 cv. O câmbio é automático CVT e a tração integral. No Japão há ainda o motor 2.5 a gasolina de 205 cv com câmbio automático de 8 marchas e tração dianteira.
No Japão, os preços para o novo RAV4 2023 deverão ser revelados entre agosto e setembro deste ano, enquanto que na Austrália não foi confirmada a data de lançamento, muito menos os preços.
Fonte: Creative Trend
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nova geração do Toyota RAV4 mudará pouco para manter receita de sucesso
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota RAV4 completa 30 anos como SUV best-seller; relembre trajetória