O maior mercado do continente europeu finalmente reagiu. Após seis meses consecutivos com números negativos, as vendas de veículos novos na Alemanha cresceram 8,5% em janeiro. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializadas 184.112 unidades no período.
Entre as montadoras, Volkswagen (36.593) e Mercedes-Benz (18.730) – que garantiu a 2ª posição pelo 4º mês seguido – tiveram números positivos, embora com as menores evoluções do top 10. Em alta próxima dos 30%, a Audi venceu a disputa contra a BMW por menos de 100 unidades (14.903 x 14.822) para completar o pódio. 14ª, a Dacia (3.991) mais do que dobrou os números de 2021.
POS. |
MARCA |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
36.593 |
19,9% |
34.189 |
20,1% |
7,0% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
18.730 |
10,2% |
17.912 |
10,6% |
4,6% |
3º |
AUDI |
14.903 |
8,1% |
11.616 |
6,8% |
28,3% |
4º |
BMW |
14.822 |
8,1% |
16.479 |
9,7% |
-10,1% |
5º |
SKODA |
12.218 |
6,6% |
11.382 |
6,7% |
7,3% |
6º |
OPEL |
11.175 |
6,1% |
10.220 |
6,0% |
9,3% |
7º |
SEAT |
9.135 |
5,0% |
8.044 |
4,7% |
13,6% |
8º |
FORD |
7.904 |
4,3% |
10.208 |
6,0% |
-22,6% |
9º |
HYUNDAI |
6.529 |
3,5% |
4.194 |
2,5% |
55,7% |
10º |
RENAULT |
5.587 |
3,0% |
8.207 |
4,8% |
-31,9% |
11º |
TOYOTA |
5.094 |
2,8% |
3.626 |
2,1% |
40,5% |
12º |
KIA |
4.251 |
2,3% |
3.024 |
1,8% |
40,6% |
13º |
FIAT |
4.111 |
2,2% |
3.773 |
2,2% |
9,0% |
14º |
DACIA |
3.991 |
2,2% |
1.909 |
1,1% |
109,1% |
15º |
PEUGEOT |
3.864 |
2,1% |
3.335 |
2,0% |
15,9% |
16º |
MINI |
3.488 |
1,9% |
1.812 |
1,1% |
92,5% |
17º |
VOLVO |
2.876 |
1,6% |
3.624 |
2,1% |
-20,6% |
18º |
PORSCHE |
2.563 |
1,4% |
1.933 |
1,1% |
32,6% |
19º |
MAZDA |
2.540 |
1,4% |
1.398 |
0,8% |
81,7% |
20º |
MITSUBISHI |
2.234 |
1,2% |
1.406 |
0,8% |
58,9% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
184.112 |
100,0% |
169.754 |
100,0% |
8,5% |
Ausente do topo da tabela desde setembro, o VW Golf (8.146) retomou a posição de honra com boa margem sobre o 2º colocado. O pódio, aliás, voltou a ser exclusivo da Volks pela 1ª vez desde outubro, com o Tiguan à frente do T-Roc por apenas 4 unidades (4.857 x 4.853) – há um ano, a diferença entre ambos era de quase 2 mil unidades.
Melhor do resto, o Opel Corsa (4.095) ficou pouco mais de 300 unidades à frente do Skoda Octavia (3.713). Na 6ª posição pelo 3º mês consecutivo, o Mercedes GLC (3.655) foi o modelo premium mais vendido. A marca de Stuttgart ainda emplacou o Mercedes Classe C (3.346) em 8º e à frente do rival BMW Série 3 (3.000) pela 3ª vez seguida – ambos, diga-se de passagem, como únicos do top 10 com números negativos.
Na sétima posição, o Mini (3.488) ficou perto de dobrar as vendas do ano passado. A surpresa do mês ficou por conta da presença da van VW Transporter (2.999) entre os líderes. Líder em dezembro, o VW Up (2.181) caiu dezesseis posições. Em alta de quase 130%, o Dacia Sandero (2.134) garantiu lugar no top 20 pelo 2º mês seguido. Em mês fraco, o Opel Astra (1.301) perdeu quase 60% de seus compradores e despencou para a 48ª posição.
POS. |
MODELO |
JAN.2022 |
% MERCADO 2022 |
JAN.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
8.146 |
4,4% |
6.404 |
3,8% |
27,2% |
2º |
VW TIGUAN |
4.857 |
2,6% |
4.784 |
2,8% |
1,5% |
3º |
VW T-ROC |
4.853 |
2,6% |
2.981 |
1,8% |
62,8% |
4º |
OPEL CORSA |
4.095 |
2,2% |
3.345 |
2,0% |
22,4% |
5º |
SKODA OCTAVIA |
3.713 |
2,0% |
3.314 |
2,0% |
12,0% |
6º |
MERCEDES GLC |
3.655 |
2,0% |
2.977 |
1,8% |
22,8% |
7º |
MINI |
3.488 |
1,9% |
1.812 |
1,1% |
92,5% |
8º |
MERCEDES CLASSE C |
3.346 |
1,8% |
3.474 |
2,0% |
-3,7% |
9º |
BMW SÉRIE 3 |
3.000 |
1,6% |
3.145 |
1,9% |
-4,6% |
10º |
VW TRANSPORTER |
2.999 |
1,6% |
2.375 |
1,4% |
26,3% |
11º |
AUDI A3 |
2.726 |
1,5% |
1.841 |
1,1% |
48,1% |
12º |
VW PASSAT |
2.477 |
1,3% |
5.253 |
3,1% |
-52,8% |
13º |
OPEL MOKKA |
2.360 |
1,3% |
88 |
0,1% |
2581,8% |
14º |
FIAT 500 |
2.341 |
1,3% |
1.374 |
0,8% |
70,4% |
15º |
SEAT LEON |
2.341 |
1,3% |
2.341 |
1,4% |
0,0% |
16º |
AUDI A4 |
2.312 |
1,3% |
2.251 |
1,3% |
2,7% |
17º |
VW UP |
2.181 |
1,2% |
2.615 |
1,5% |
-16,6% |
18º |
DACIA SANDERO |
2.134 |
1,2% |
930 |
0,5% |
129,5% |
19º |
SEAT ATECA |
1.991 |
1,1% |
1.658 |
1,0% |
20,1% |
20º |
SEAT FORMENTOR |
1.939 |
1,1% |
1.191 |
0,7% |
62,8% |
21º |
TOYOTA YARIS |
1.925 |
1,0% |
1.238 |
0,7% |
55,5% |
22º |
BMW X1 |
1.913 |
1,0% |
1.944 |
1,1% |
-1,6% |
23º |
AUDI A6 |
1.902 |
1,0% |
2.039 |
1,2% |
-6,7% |
24º |
HYUNDAI KONA |
1.873 |
1,0% |
1.694 |
1,0% |
10,6% |
25º |
FORD PUMA |
1.809 |
1,0% |
1.396 |
0,8% |
29,6% |
26º |
VW T-CROSS |
1.778 |
1,0% |
1.586 |
0,9% |
12,1% |
27º |
VW POLO |
1.765 |
1,0% |
1.606 |
0,9% |
9,9% |
28º |
BMW SÉRIE 5 |
1.704 |
0,9% |
1.406 |
0,8% |
21,2% |
29º |
SKODA FABIA |
1.669 |
0,9% |
1.013 |
0,6% |
64,8% |
30º |
BMW X3 |
1.636 |
0,9% |
2.543 |
1,5% |
-35,7% |
31º |
MERCEDES CLASSE A |
1.616 |
0,9% |
2.062 |
1,2% |
-21,6% |
32º |
FIAT DUCATO |
1.566 |
0,9% |
1.665 |
1,0% |
-5,9% |
33º |
MERCEDES GLA |
1.562 |
0,8% |
835 |
0,5% |
87,1% |
34º |
FORD FOCUS |
1.550 |
0,8% |
2.177 |
1,3% |
-28,8% |
35º |
SKODA KAROQ |
1.535 |
0,8% |
1.911 |
1,1% |
-19,7% |
36º |
AUDI Q3 |
1.526 |
0,8% |
950 |
0,6% |
60,6% |
37º |
VW CADDY |
1.523 |
0,8% |
1.104 |
0,7% |
38,0% |
38º |
MITSUBISHI MIRAGE |
1.476 |
0,8% |
692 |
0,4% |
113,3% |
39º |
VW TOURAN |
1.456 |
0,8% |
1.325 |
0,8% |
9,9% |
40º |
SKODA KAMIQ |
1.443 |
0,8% |
1.025 |
0,6% |
40,8% |
41º |
MERCEDES GLE |
1.437 |
0,8% |
1.512 |
0,9% |
-5,0% |
42º |
OPEL CROSSLAND X |
1.413 |
0,8% |
1.514 |
0,9% |
-6,7% |
43º |
KIA CEED |
1.368 |
0,7% |
1.062 |
0,6% |
28,8% |
44º |
BMW SÉRIE 1 |
1.361 |
0,7% |
2.002 |
1,2% |
-32,0% |
45º |
FORD TRANSIT |
1.360 |
0,7% |
1.321 |
0,8% |
3,0% |
46º |
PEUGEOT 208 |
1.316 |
0,7% |
927 |
0,5% |
42,0% |
47º |
FORD KUGA |
1.303 |
0,7% |
2.613 |
1,5% |
-50,1% |
48º |
OPEL ASTRA |
1.301 |
0,7% |
2.997 |
1,8% |
-56,6% |
49º |
MERCEDES CLASSE E |
1.263 |
0,7% |
2.058 |
1,2% |
-38,6% |
50º |
VOLVO XC40 |
1.250 |
0,7% |
1.119 |
0,7% |
11,7% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos