Em uma conferência realizada hoje com investidores, a Stellantis abordou seus resultados em 2021, mas a documentação já foi disponibilizada em seu website. Além dos dados financeiros, que incluem bônus aos funcionários totalizando 1,9 bilhões de euros (cerca de R$ 10,8 bilhões), a empresa detalhou seus planos para os próximos anos.
Na página 16 do extenso documento, a Stellantis incluiu um roteiro atualizado para o lançamento de carros híbridos plug-in, elétricos de célula de combustível e movidos por bateria. As duas primeiras colunas após os logotipos das marcas que fazem parte do grupo mostram o que é vendido atualmente. As duas seguintes descrevem os planos para 2022 e 2023. De cima para baixo, o Alfa Romeo Tonale já foi revelado com uma versão eletrificada de 272 cv e tração nas quatro rodas.
Detalhes sobre os dois modelos Citroën que aparecem nos planos ainda são desconhecidos, embora alguns digam que um deles é um C3 de próxima geração com propulsão elétrica. O C5 X de estilo arrojado e porte médio já foi revelado com conjunto híbrido plugável de 225 cv e com uma autonomia 100% elétrica de 50 km.
O Dodge híbrido plug-in que aparece na tabela muito provavelmente um Tonale para o mercado norte-americano. Fotos de flagra na linha de montagem revelaram que o carro deve ostentar o nome Hornet e quase o mesmo design que o crossover esportivo italiano.
Quanto ao Fiat, a maior probabilidade está em um substituto para o veterano Panda, que ainda usa uma plataforma similar ao do finado Uno. Seu sucessor foi antecipado há quase três anos pelo conceito Centoventi, por isso é hora de o pequeno carro ganhar uma próxima geração e ela provavelmente chegará 100% elétrica.
A partir de então, o roteiro fica um pouco mais interessante, pois além de mostrar o híbrido Grand Cherokee 4xe, a Stellantis está reconfirmando um produto Jeep 100% elétrico que será lançado até o final de 2023. Há alguns cenários possíveis: algo baseado no conceito Wrangler Magneto, um novo SUV grande baseado na plataforma STLA, ou ainda um modelo menor que o Renegade.
A Jeep não comentou sobre o lançamento do Wrangler Magneto, enquanto a plataforma STLA para "veículo todo-o-terreno muito capaz" pode não estar pronta até 2023. Excluindo estes dois, ele nos deixa com um minúsculo crossover Stellantis, há muito esperado para ser produzido na Polônia, juntamente com versões equivalentes da Fiat e da Alfa Romeo. A última, inclusive, já confirmou um modelo que será menor que o Tonale e que provavelmente será chamado de Brenerro. Estes não serão veículos somente elétricos, uma vez que também serão oferecidos com motores a combustão.
Para a Maserati, modelos como Grecale e os substitutos para GranTurismo e GranCabrio 100% elétricos são esperados. O Opel Astra - hatch e perua - já foi revelado com uma plataforma híbrida plugável compartilhada com os da família Peugeot 308.
O último carro é um pouco misterioso, é possível que estejamos olhando para um crossover cupê baseado no Peugeot 308, mas diferente do 3008. Alguns se referem a ele como 4008. Sabemos de fato que a Peugeot antecipou um novo modelo com o codinome "P54", que além do visual "acupezado" deve ser um híbrido plugável para rivalizar com o Renault Arkana.
Fonte: Stellantis
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