Após três anos consecutivos amargando retração nas vendas de veículos novos, a China reagiu em 2021. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas no ano passado quase 26,3 milhões de unidades, 3,8% a mais do que em 2020. Deste total, pouco mais de 3,5 milhões foram de modelos híbridos e elétricos – uma alta de 160% no período.
Apesar de registrar a maior retração dentre as dez primeiras colocadas, a Volkswagen (2.164.946) manteve uma enorme vantagem entre as montadoras. Vice-líder em 2020, a Honda (1.531.486) foi superada por uma Toyota (1.656.053) que cresceu quase 8%. A Geely, com 1.072.405 unidades, foi novamente a marca nativa mais importante, mantendo inalterado o top 4 do ano anterior.
O grande destaque em termos de crescimento entre as líderes foi a Wuling (818.041), que chegou ao top 10 mais do que dobrando os números do último ranking. Pela 1ª vez líder entre as premium, a BMW derrotou a Audi – que está presente no mercado chinês há mais de 30 anos – por menos de 10 mil unidades (652.000 x 643.500). 15ª, a Tesla se aproximou das 500 mil unidades (473.103).
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
VW |
2.164.946 |
8,2% |
2.609.266 |
10,3% |
-17,0% |
1º |
2º |
TOYOTA |
1.656.053 |
6,3% |
1.537.296 |
6,1% |
7,7% |
3º |
3º |
HONDA |
1.531.486 |
5,8% |
1.638.430 |
6,5% |
-6,5% |
2º |
4º |
GEELY |
1.072.405 |
4,1% |
1.134.433 |
4,5% |
-5,5% |
4º |
5º |
CHANGAN |
1.000.799 |
3,8% |
963.383 |
3,8% |
3,9% |
6º |
6º |
NISSAN |
1.000.292 |
3,8% |
1.121.061 |
4,4% |
-10,8% |
5º |
7º |
BUICK |
828.636 |
3,2% |
926.328 |
3,7% |
-10,5% |
7º |
8º |
WULLING |
818.041 |
3,1% |
406.746 |
1,6% |
101,1% |
16º |
9º |
HAVAL |
770.008 |
2,9% |
750.228 |
3,0% |
2,6% |
8º |
10º |
BYD |
730.093 |
2,8% |
411.241 |
1,6% |
77,5% |
15º |
11º |
CHERY |
708.728 |
2,7% |
500.398 |
2,0% |
41,6% |
12º |
12º |
BMW |
652.000 |
2,5% |
611.981 |
2,4% |
6,5% |
11º |
13º |
AUDI |
643.500 |
2,4% |
655.800 |
2,6% |
-1,9% |
9º |
14º |
MERCEDES-BENZ |
598.204 |
2,3% |
640.738 |
2,5% |
-6,6% |
10º |
15º |
TESLA |
473.103 |
1,8% |
135.449 |
0,5% |
249,3% |
- |
16º |
MG |
456.243 |
1,7% |
297.317 |
1,2% |
53,5% |
20º |
17º |
GAC |
448.251 |
1,7% |
360.274 |
1,4% |
24,4% |
18º |
18º |
DONGFENG |
392.714 |
1,5% |
280.465 |
1,1% |
40,0% |
- |
19º |
ROEWE |
369.852 |
1,4% |
378.841 |
1,5% |
-2,4% |
17º |
20º |
HYUNDAI |
360.565 |
1,4% |
443.186 |
1,8% |
-18,6% |
13º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
26.275.000 |
100,0% |
25.311.000 |
100,0% |
3,8% |
... |
Os sedãs, segmento mais importante na China, tiveram novamente um representante no topo da tabela. Repetindo o feito de 2020, o Nissan Sylphy – nomenclatura local para o Sentra – mais uma vez superou a barreira de meio milhão de unidades (500.160), algo que só ocorrera com outros três modelos: o VW Lavida (393.496), agora 3º, o Haval H6 (370.438), 4º e líder entre os SUVs mais uma vez; e o Wuling Hongguang (255.922), 9º.
O grande destaque de 2021, aliás, veio da Wuling: com 426.484 unidades, o Mini EV encerrou o ano passado numa impressionante 2ª posição. O fim de alguns incentivos para modelos elétricos de pequeno porte no país, aliado à chegada de novos concorrentes para este segmento, mostram um cenário bem mais complicado para que ele repita a dose ao longo de 2022. A conferir.
Entre os modelos premium, a posição de honra coube ao Tesla Model 3 (272.972), 7º colocado. A marca norte-americana ainda viu o Model Y (200.131), 19º, como o novato mais bem posicionado. Numa briga que se repete em todo planeta, o Toyota Corolla (321.912) foi o 5º mais vendido, enquanto o Honda Civic (159.029), com a maior retração entre os 50 primeiros (-35%), foi apenas o 32º.
Para se ter uma ideia do resultado grandioso do líder Sylphy, Corolla e Civic, somados, ainda ficariam devendo quase 20 mil unidades ao Nissan. Campeã de vendas no Brasil no ano passado, a Fiat Strada (109.107) sequer figuraria no top 50 de lá.
POS. |
MODELO |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
NISSAN SYLPHY |
500.160 |
1,9% |
542.725 |
2,1% |
-7,8% |
1º |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
426.484 |
1,6% |
119.255 |
0,5% |
257,6% |
- |
3º |
VW LAVIDA |
393.496 |
1,5% |
419.793 |
1,7% |
-6,3% |
2º |
4º |
HAVAL H6 |
370.438 |
1,4% |
376.864 |
1,5% |
-1,7% |
3º |
5º |
TOYOTA COROLLA |
321.912 |
1,2% |
350.310 |
1,4% |
-8,1% |
4º |
6º |
CHANGAN CS75 |
281.862 |
1,1% |
266.824 |
1,1% |
5,6% |
9º |
7º |
TESLA MODEL 3 |
272.972 |
1,0% |
135.449 |
0,5% |
101,5% |
- |
8º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
263.017 |
1,0% |
295.857 |
1,2% |
-11,1% |
7º |
9º |
WULING HONGGUANG |
255.922 |
1,0% |
270.310 |
1,1% |
-5,3% |
8º |
10º |
VW BORA |
248.388 |
0,9% |
331.682 |
1,3% |
-25,1% |
5º |
11º |
VW SAGITAR |
235.607 |
0,9% |
299.839 |
1,2% |
-21,4% |
6º |
12º |
GEELY BOYUE |
224.895 |
0,9% |
240.811 |
1,0% |
-6,6% |
12º |
13º |
TOYOTA LEVIN |
222.818 |
0,8% |
226.683 |
0,9% |
-1,7% |
14º |
14º |
TOYOTA CAMRY |
216.764 |
0,8% |
185.140 |
0,7% |
17,1% |
17º |
15º |
HONDA CR-V |
213.791 |
0,8% |
249.983 |
1,0% |
-14,5% |
10º |
16º |
GEELY EMGRAND |
209.471 |
0,8% |
233.307 |
0,9% |
-10,2% |
13º |
17º |
HONDA ACCORD |
201.329 |
0,8% |
210.574 |
0,8% |
-4,4% |
15º |
18º |
BYD SONG |
200.870 |
0,8% |
86.267 |
0,3% |
132,8% |
- |
19º |
TESLA MODEL Y |
200.131 |
0,8% |
0 |
0,0% |
- |
- |
20º |
TOYOTA RAV4 |
199.675 |
0,8% |
174.940 |
0,7% |
14,1% |
21º |
21º |
HONDA XR-V |
187.776 |
0,7% |
168.272 |
0,7% |
11,6% |
22º |
22º |
HONDA VEZEL |
173.899 |
0,7% |
150.363 |
0,6% |
15,7% |
- |
23º |
BMW SÉRIE 3 L |
173.000 |
0,7% |
156.164 |
0,6% |
10,8% |
- |
24º |
BMW SÉRIE 5 L |
172.854 |
0,7% |
160.241 |
0,6% |
7,9% |
29º |
25º |
CHANGAN EADO |
170.198 |
0,6% |
166.964 |
0,7% |
1,9% |
25º |
26º |
BUICK GL8 |
170.011 |
0,6% |
156.879 |
0,6% |
8,4% |
30º |
27º |
BYD QIN PLUS |
169.807 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
- |
28º |
HONDA BREEZE |
166.284 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
- |
29º |
VW TIGUAN L |
164.649 |
0,6% |
190.444 |
0,8% |
-13,5% |
16º |
30º |
NISSAN TEANA |
162.010 |
0,6% |
121.651 |
0,5% |
33,2% |
- |
31º |
CHERY TIGGO 8 |
161.083 |
0,6% |
136.182 |
0,5% |
18,3% |
- |
32º |
HONDA CIVIC |
159.026 |
0,6% |
245.126 |
1,0% |
-35,1% |
11º |
33º |
NISSAN QASHQAI |
156.890 |
0,6% |
161.193 |
0,6% |
-2,7% |
27º |
34º |
AUDI A6L |
156.388 |
0,6% |
178.501 |
0,7% |
-12,4% |
18º |
35º |
MG ZS |
152.432 |
0,6% |
116.874 |
0,5% |
30,4% |
- |
36º |
GEELY BINYUE |
147.403 |
0,6% |
126.145 |
0,5% |
16,9% |
- |
37º |
VW MAGOTAN |
147.340 |
0,6% |
170.330 |
0,7% |
-13,5% |
- |
38º |
BUICK ENVISION |
146.476 |
0,6% |
167.880 |
0,7% |
-12,7% |
23º |
39º |
ROEWE I5 |
144.030 |
0,5% |
128.804 |
0,5% |
11,8% |
- |
40º |
MERCEDES CLASSE E L |
142.216 |
0,5% |
149.900 |
0,6% |
-5,1% |
- |
41º |
MG 5 |
140.866 |
0,5% |
47.639 |
0,2% |
195,7% |
- |
42º |
CHANGAN CS55 |
140.579 |
0,5% |
109.929 |
0,4% |
27,9% |
- |
43º |
MERCEDES-BENZ GLC |
140.049 |
0,5% |
160.900 |
0,6% |
-13,0% |
28º |
44º |
VW SANTANA |
137.336 |
0,5% |
175.728 |
0,7% |
-21,8% |
20º |
45º |
GEELY XINGRUI |
133.596 |
0,5% |
19.094 |
0,1% |
599,7% |
- |
46º |
AUDI Q5 L |
133.190 |
0,5% |
144.648 |
0,6% |
-7,9% |
- |
47º |
HONGQI HS5 |
131.573 |
0,5% |
98.365 |
0,4% |
33,8% |
- |
48º |
HYUNDAI ELANTRA |
130.839 |
0,5% |
39.949 |
0,2% |
227,5% |
- |
49º |
AUDI A4L |
130.263 |
0,5% |
130.906 |
0,5% |
-0,5% |
- |
50º |
BMW X3 |
128.961 |
0,5% |
135.694 |
0,5% |
-5,0% |
- |
Fontes: Carsalesbase / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal