page ad skin

Caoa Chery Tiggo 5x Pro 2022: Preço, equipamentos e como anda

Novo visual, novo interior e transmissão CVT são as principais novidades do SUV de R$ 154.990

Caoa Chery Tiggo 5x Pro

O Caoa Chery Tiggo 5x é o modelo mais vendido da marca no Brasil. Produzido em Anápolis (GO), o SUV compacto recebe uma reestilização profunda e muda de nome. O Caoa Chery Tiggo 5x Pro 2022 substitui a antiga versão e chega ao mercado brasileiro em versão única por R$ 154.990 - preço promocional para o lançamento do utilitário.

Por fora, é a segunda reestilização, mas a mais profunda. Por dentro, muda quase por completo e a mecânica recebe atualizações no motor 1.5 turbo e troca o antigo câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas pelo automático CVT com simulação de 9 marchas, resolvendo uma de suas principais reclamações de proprietários.

O que mudou?

É fácil identificar o Tiggo 5x Pro, principalmente a dianteira. Apesar dos faróis com formato parecido com os do anterior, agora tem a tecnologia dos LEDs para a iluminação. A grade dianteira se destaca, com o formato de diamantes e destacada pelos pontos cromados e bem maior que a anterior. Ao seu lado, as luzes diurnas em LEDs, abaixo dos faróis. 

Nas laterais, novas rodas de 18"e novos apliques na coluna C e na parte inferior das portas. A traseira recebe um novo complemento do spoiler na tampa e mudanças no parachoque, apesar de manter as mesmas lanternas em LEDs com uma peça cromada ligando as duas extremidades. 

Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Caoa Chery Tiggo 5x Pro

Por dentro, o Tiggo 5x Pro realmente se diferencia totalmente do anterior. O design remete aos irmãos maiores, o Tiggo 7x Pro e Tiggo 8, com novo painel, painel de instrumentos digital de 7" (vindo do Tiggo 3x), central multimídia com tela de 10,25" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios) em posição elevada, novos materiais de acabamentos, sistema de ar-condicionado de duas zonas, acionamento do câmbio tipo Joystick, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, novo volante e novos bancos em couro, além de LEDs ambientes. Evolui muito em construção e qualidade quando comparado ao anterior, não apenas em design. 

Na parte mecânica, o Tiggo 5x Pro tem uma nova calibração de direção e suspensão, mas o destaque fica para o motor e câmbio. A marca manteve o 1.5 turbo, de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, sem injeção direta, mas trocou o turbo e sua válvula de controle, além de uma nova central eletrônica do motor e a válvula termostática eletrônica. Manteve os números de potência e torque, mas dizem estar mais econômico.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro
Caoa Chery Tiggo 5x Pro

A transmissão troca o polêmico dupla embreagem de 6 marchas pelo CVT com 9 marchas, que é utilizado em outros modelos da marca. Isso resulta em um funcionamento mais suave e maior conforto ao motorista e ocupantes, além de uma evolução de uma transmissão com relatos de problemas no Tiggo 5x. 

Preço e equipamentos

O Caoa Chery Tiggo 5x Pro é vendido em versão única por R$ 154.990. Na lista de equipamentos, luzes diurnas em LEDs, faróis em LEDs, rodas de 18", 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático, bancos em couro, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista elétrico, sensor de estacionamento traseiro, câmeras 360, acendimento automático dos faróis, modos de condução Sport e Eco, assistente de descida, chave presencial, painel digital, multimídia de 10,25" com espelhamento e teto panorâmico.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro

Como anda?

O Tiggo 5x Pro melhora a sensação com a evolução do interior. De um design antiquado, o SUV compacto recebeu bons elementos e nem parece se tratar apenas de uma reestilização. Recebe a coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ausente antes, o que melhora achar a posição para dirigir melhor para cada tipo de motorista. 

Apesar do motor recalibrado, o que mais fez a diferença foi a transmissão. A caixa CVT responde mais rápido aos comandos do acelerador, faz a variação de rotação de forma suave e, neste primeiro contato, deixou uma boa impressão. O consumo que não aparentou ser bom, principalmente que boa parte do trajeto foi em rodovia, mas isso esperamos conferir e falar melhor em um teste completo em um segundo momento.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro

O Tiggo 5x Pro teve a suspensão recalibrada, e foca bastante em conforto e trabalha quieta, sem barulhos quando passa em buracos mais profundos. A direção elétrica melhorou, mas ainda é bastante leve em velocidades mais altas, priorizando o conforto e não a condução dinâmica mesmo no modo Sport. Fica devendo itens de segurança como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixas, que já estão em modelos concorrentes na faixa de preços, e um retrovisor interno fotocrômico, falha estranha em um carro tão completo de conveniências.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários