O Caoa Chery Tiggo 5x é o modelo mais vendido da marca no Brasil. Produzido em Anápolis (GO), o SUV compacto recebe uma reestilização profunda e muda de nome. O Caoa Chery Tiggo 5x Pro 2022 substitui a antiga versão e chega ao mercado brasileiro em versão única por R$ 154.990 - preço promocional para o lançamento do utilitário.
Por fora, é a segunda reestilização, mas a mais profunda. Por dentro, muda quase por completo e a mecânica recebe atualizações no motor 1.5 turbo e troca o antigo câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas pelo automático CVT com simulação de 9 marchas, resolvendo uma de suas principais reclamações de proprietários.
O que mudou?
É fácil identificar o Tiggo 5x Pro, principalmente a dianteira. Apesar dos faróis com formato parecido com os do anterior, agora tem a tecnologia dos LEDs para a iluminação. A grade dianteira se destaca, com o formato de diamantes e destacada pelos pontos cromados e bem maior que a anterior. Ao seu lado, as luzes diurnas em LEDs, abaixo dos faróis.
Nas laterais, novas rodas de 18"e novos apliques na coluna C e na parte inferior das portas. A traseira recebe um novo complemento do spoiler na tampa e mudanças no parachoque, apesar de manter as mesmas lanternas em LEDs com uma peça cromada ligando as duas extremidades.
Por dentro, o Tiggo 5x Pro realmente se diferencia totalmente do anterior. O design remete aos irmãos maiores, o Tiggo 7x Pro e Tiggo 8, com novo painel, painel de instrumentos digital de 7" (vindo do Tiggo 3x), central multimídia com tela de 10,25" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios) em posição elevada, novos materiais de acabamentos, sistema de ar-condicionado de duas zonas, acionamento do câmbio tipo Joystick, freio de estacionamento elétrico com Auto Hold, novo volante e novos bancos em couro, além de LEDs ambientes. Evolui muito em construção e qualidade quando comparado ao anterior, não apenas em design.
Na parte mecânica, o Tiggo 5x Pro tem uma nova calibração de direção e suspensão, mas o destaque fica para o motor e câmbio. A marca manteve o 1.5 turbo, de 147/150 cv e 21,4 kgfm de torque, sem injeção direta, mas trocou o turbo e sua válvula de controle, além de uma nova central eletrônica do motor e a válvula termostática eletrônica. Manteve os números de potência e torque, mas dizem estar mais econômico.
A transmissão troca o polêmico dupla embreagem de 6 marchas pelo CVT com 9 marchas, que é utilizado em outros modelos da marca. Isso resulta em um funcionamento mais suave e maior conforto ao motorista e ocupantes, além de uma evolução de uma transmissão com relatos de problemas no Tiggo 5x.
Preço e equipamentos
O Caoa Chery Tiggo 5x Pro é vendido em versão única por R$ 154.990. Na lista de equipamentos, luzes diurnas em LEDs, faróis em LEDs, rodas de 18", 6 airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático, bancos em couro, ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista elétrico, sensor de estacionamento traseiro, câmeras 360, acendimento automático dos faróis, modos de condução Sport e Eco, assistente de descida, chave presencial, painel digital, multimídia de 10,25" com espelhamento e teto panorâmico.
Como anda?
O Tiggo 5x Pro melhora a sensação com a evolução do interior. De um design antiquado, o SUV compacto recebeu bons elementos e nem parece se tratar apenas de uma reestilização. Recebe a coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, ausente antes, o que melhora achar a posição para dirigir melhor para cada tipo de motorista.
Apesar do motor recalibrado, o que mais fez a diferença foi a transmissão. A caixa CVT responde mais rápido aos comandos do acelerador, faz a variação de rotação de forma suave e, neste primeiro contato, deixou uma boa impressão. O consumo que não aparentou ser bom, principalmente que boa parte do trajeto foi em rodovia, mas isso esperamos conferir e falar melhor em um teste completo em um segundo momento.
O Tiggo 5x Pro teve a suspensão recalibrada, e foca bastante em conforto e trabalha quieta, sem barulhos quando passa em buracos mais profundos. A direção elétrica melhorou, mas ainda é bastante leve em velocidades mais altas, priorizando o conforto e não a condução dinâmica mesmo no modo Sport. Fica devendo itens de segurança como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixas, que já estão em modelos concorrentes na faixa de preços, e um retrovisor interno fotocrômico, falha estranha em um carro tão completo de conveniências.