Toyota Hilux GR Sport 2023: atualização sobe potência para 224 cv
Enquanto a Ranger Raptor vai adotar um motor a gasolina, a versão esportiva da Hilux mantém o motor diesel
A Ranger já fez a transição para a próxima geração neste ano, enquanto a Hilux não será renovada em 2022. No entanto, a Toyota está fazendo um movimento preventivo ante a Ranger Raptor (que estreia em 22 de fevereiro) ao lançar uma picape média mais potente. Embora a Hilux GR Sport já exista desde o final de 2018, só agora a configuração esportiva ganhou mais potência.
Em uma prévia na África do Sul, onde a picape foi fotografada pelo site Aventura Afrika, a Hilux GR Sport 2022 aparece equipada com componentes da linha Gazoo Racing. No entanto, mais importante do que isso, a caminhonete ostenta uma boa novidade sob seu capô. O motor 2.8 turbodiesel foi recalibrado para entregar saudáveis 224 cv de potência e 56,08 kgfm de torque. Em comparação a Hilux normal, tanto a potência quanto o torque tiveram um aumento de 10%.
Isso representa um pouco mais de força do que a antiga Ranger Raptor, mas como você provavelmente deve saber, a Ford está descartando o motor diesel em favor de um motor a gasolina. Espera-se que a picape esportiva da marca do oval azul seja lançada nos principais mercados com o motor V6 EcoBoost, que certamente terá uma maior vantagem em relação a potência. Não podemos dizer o mesmo em relação ao torque do V6 a gasolina da Ford, pois o motor 2.8 turbodiesel da Hilux GR Sport é bastante "torcudo".
Estas novidades aparecerem primeiro na África do Sul, país que receberá a nova versão esportiva em maio, quando todos os detalhes serão divulgados, juntamente com uma galeria de fotos completa. Ainda não há confirmações sobre quais mercados receberá essa Hilux mais potente (faz todo o sentido lançar no Brasil também). A Hilux GR Sport 2023 pode ser uma das últimas atualizações nesta oitava geração, considerando que a picape atual já existe há quase sete anos.
Galeria: Toyota Hilux GR Sport 2022 - África do Sul
Como revelado no ano passado, a próxima geração da Hilux se fundirá com a Tacoma (picape média vendida nos EUA) para se transformar em uma única caminhonete em uma plataforma global. Isso também impactaria seus equivalentes SUV, ou seja, o Fortuner (SW4 no Brasil) e o 4Runner, respectivamente. Isso obviamente reduziria os custos nestes tempos difíceis, momento no qual os fabricantes de automóveis estão investindo pesadamente na eletrificação.
O tempo dirá se a próxima Hilux irá gerar uma versão GR ainda mais esportiva posicionada acima da GR Sport básica na hierarquia da Gazoo Racing. Uma configuração GRMN completa seria um sonho, mas é melhor não criar muitas expectativas.
Fonte: Adventure Afrika / Facebook
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil