Com pouco mais de 20,5 mil unidades emplacadas em janeiro, o segmento de picapes iniciou 2022 em baixa. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração foi de pouco mais de 26%. Já em relação a dezembro, quando mais de 32,5 mil unidades foram registradas, a queda foi ainda maior (-36,9%).
Entre as picapes pequenas, categoria que perdeu mais espaço nos últimos doze meses (-33,3%), a líder Fiat Strada (6.716) respondeu por 85% das vendas. Em baixa superior a 50%, a Volkswagen Saveiro (1.180), sua rival mais próxima, emplacou quase seis vezes menos. Aposentada em sua atual configuração – a nova será maior e fará parte da categoria acima quando lançada -, a Chevrolet Montana registrou as mesmas 2 unidades da Effa K01.
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
6716 |
9060 |
9231 |
85,01% |
77,91% |
-25,87% |
-27,25% |
2º |
VW SAVEIRO |
1180 |
2554 |
2496 |
14,94% |
21,96% |
-53,80% |
-52,72% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
13 |
120 |
0,03% |
0,11% |
-84,62% |
-98,33% |
4º |
EFFA K01 |
2 |
2 |
0 |
0,03% |
0,02% |
0,00% |
- |
7900 |
11629 |
11847 |
100,00% |
100,00% |
-32,07% |
-33,32% |
Mesmo tendo seu mês mais fraco desde junho de 2020 (3.029), a Fiat Toro (3.293) recuperou uma liderança perdida no mês anterior entre os modelos maiores e que havia durado dezenove meses consecutivos. A diferença em relação à Toyota Hilux (2.912), no entanto, foi inferior a 400 unidades. O destaque do mês ficou por conta da Renault Duster Oroch (1.447), 3ª colocada com o seu 3º melhor desempenho desde o lançamento e esperando pela reestilização.
Terceira em dezembro e esperando pela linha 2023, a última antes da nova geração, a Ford Ranger (1.221) caiu uma posição. Numa disputa acirradíssima pela 5ª colocação e definida por apenas 4 unidades, a VW Amarok (954) levou a melhor sobre a Nissan Frontier (950), ambas com resultados melhores do que há um ano. Não tão distante das duas, a Mitsubishi L200 foi a preferida por 826 consumidores, número mais fraco desde fevereiro passado.
Nenhuma representante da categoria, entretanto, teve resultado tão negativo quanto à S10: com apenas 739 unidade, seu desempenho menos expressivo desde janeiro de 2007 (738), a picape da Chevrolet perdeu mais de 70% de seus registros de 2021 e despencou para o 8º lugar. Já a Ram 2500, com 252 unidades, não tinha um mês tão bom desde agosto (368).
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT TORO |
3293 |
5139 |
5232 |
26,05% |
24,57% |
-35,92% |
-37,06% |
2º |
TOYOTA HILUX |
2912 |
5408 |
3301 |
23,03% |
25,86% |
-46,15% |
-11,78% |
3º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1447 |
1390 |
1049 |
11,45% |
6,65% |
4,10% |
37,94% |
4º |
FORD RANGER |
1221 |
2289 |
1926 |
9,66% |
10,95% |
-46,66% |
-36,60% |
5º |
VW AMAROK |
954 |
1408 |
188 |
7,55% |
6,73% |
-32,24% |
407,45% |
6º |
NISSAN FRONTIER |
950 |
1402 |
815 |
7,51% |
6,70% |
-32,24% |
16,56% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
826 |
1561 |
591 |
6,53% |
7,46% |
-47,09% |
39,76% |
8º |
CHEVROLET S10 |
739 |
2221 |
2520 |
5,85% |
10,62% |
-66,73% |
-70,67% |
9º |
RAM 2500 |
252 |
38 |
304 |
1,99% |
0,18% |
563,16% |
-17,11% |
10º |
EFFA V21 |
29 |
36 |
20 |
0,23% |
0,17% |
-19,44% |
45,00% |
11º |
EFFA V22 |
12 |
8 |
7 |
0,09% |
0,04% |
50,00% |
71,43% |
12º |
RAM 1500 |
3 |
9 |
0 |
0,02% |
0,04% |
-66,67% |
- |
13º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
0 |
0 |
0,02% |
0,00% |
- |
- |
14º |
FORD F150 / F250 |
2 |
2 |
0 |
0,02% |
0,01% |
0,00% |
- |
15º |
CHEVROLET SILVERADO |
1 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
0,00% |
12643 |
20913 |
15954 |
100,00% |
100,00% |
-39,54% |
-20,75% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Motos em outubro: Bajaj dispara e segue à frente da Triumph