Lada Niva de Vladimir Putin: preparação especial e motor da Opel
Exemplar do chefão russo é carregado de acessórios e tem até pintura camuflada
Símbolo da indústria automobilística da Rússia, o icônico Lada Niva é figura de destaque na garagem de ninguém menos que Vladimir Putin. O modelo é de propriedade do mandatário desde 2009 e chama atenção por ter recebido diversos incrementos na comparação com as versões convencionais. A preparação inclui tanto alterações estéticas quanto modificações mecânicas - tudo ao gosto do chefão russo, considerado um dos homens mais poderosos do mundo.
Logo de cara, chama atenção o estado de conservação do veículo. Apesar da conhecida capacidade off-road e dos incrementos realizados, Putin parece não fazer uso severo do modelo e demonstra ter bastante zelo pelo SUV. A pintura - composta por elementos de camuflagem e variações de verde - é impecável quanto ao brilho e tonalidade, enquanto os pneus de uso fora-de-estrada parecem nunca ter encostado na lama.
Galeria: Carros de Vladimir Putin
As modificações incluem ainda um imponente quebra-mato na dianteira e snorkel para ajudar o motor na passagem por trechos alagados. Falando em motor, o veterano 1.7 a gasolina de 84 cv que equipa todas as versões do Niva foi substituído. O próprio Putin confirmou que o carro agora está equipado com um propulsor de origem Opel, mas não deu nenhum detalhe sobre as especificações (deslocamento, combustível usado ou potência).
A garagem pessoal do chefão russo tem ainda outros modelos, como dois exemplares do M21 Volga - sedã produzido entre 1955 e 1970 - e um pequeno trailer com barraca de camping retrátil. Já para eventos oficias, Putin dispõe da luxuosa limusine Aurus Senat equipada com motor 4.4 V8 híbrido de mais de 600 cv. Em breve, a frota presidencial ganhará também um SUV, o Aurus Komendant, já flagrado em testes.
Novo Niva à vista
Para os próximos anos, a promessa da Lada é lançar uma linhagem inteiramente nova para o Niva. O novo modelo herdará o visual retrô do atual, mas será completamente modernizado em termos técnicos e dinâmicos. Ao que tudo indica, passará a adotar a plataforma modular CMF-B da Renault e chegará a mais mercados, ganhando alcance internacional.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos
Coluna do Edu: mau gosto no trânsito vai além do carro rebaixado
Avaliação especial Lada Niva Legend: A lenda está viva
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Lada Niva Bronto é opção de 4x4 barato com retoques no visual