Confirmada pelo grupo Renault há aproximadamente duas semanas, a nova geração do icônico Lada Niva não demorou para se tornar alvo dos projetistas de plantão. Prova disso são estas renderizações, publicadas pelo site russo Kolesa e responsáveis por adiantar detalhes importantes sobre o visual do novo modelo. As projeções foram baseadas em teaser divulgado pela própria empresa e evidenciam a pegada retrô que será aplicada no design.

A dianteira remeterá diretamente ao modelo original lançado em 1977, mas será incrementada com elementos modernos como luzes diurnas em LED e apliques texturizados. Na traseira, as lanternas serão horizontais e divididas pela tampa do porta-malas. Além disso, a carroceria terá linha de cintura elevada, generosa distância em relação ao solo e detalhes de apelo off-road, como ganchos para reboque bem destacados no para-choque.

Galeria: Novo Lada Niva - Projeção

As expectativas em torno do lançamento são altas, não só pelo modelo em si como também pela marca Lada como um todo. A ideia é que o novo Niva seja capaz de “abrir novos horizontes para a marca”, ajudando-a a expandir-se para fora do mercado russo. Além do Niva, mais 3 novos modelos serão lançados até 2025. Todos são parte da estratégia de tornar a marca mais competitiva e global.

Para tanto, a Lada ficará mais integrada à Dacia, de modo a estreitar relações e passar a trocar mais experiências - ambas, vale lembrar, são controladas pelo grupo Renault. Um dos pilares dessa integração será o compartilhamento de plataformas, especialmente a base CMF-B. Já usada por modelos Renault e Dacia (como nos novos Logan e Sandero), a base também servirá aos próximos lançamentos da Lada, incluindo o novo Niva.

Lada 4x4 2020 (Niva)

Atualmente, a Lada oferece dois modelos com o nome Niva na Rússia: o legítimo, vendido como Niva Legend, e outro mais novo, chamado Niva Travel - recentemente reestilizado e resultado de uma antiga parceria com a Chevrolet.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com