O câmbio manual parece destinado a desaparecer em um futuro próximo. Para reduzir o estresse (principalmente no uso urbano diário) e na tentativa de melhorar o consumo de combustível, os fabricantes estão apostando cada vez mais na transmissão automática, que já é a única opção para muitos modelos no mercado mundial (o que inclui o Brasil).

No entanto, aprece que ainda não chegou o momento da Ford se despedir desta tecnologia. Ao invés disso, poderia ser o momento da transmissão manual passar por uma evolução que, vale dizer, não é tão novidade assim.

A ideia

A revista americana Musclecarsandtrucks.com descobriu uma patente registrada pela marca do oval azul nos Estados Unidos. Ao ler as descrições e observar os desenhos anexos arquivados no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (conhecido como USPTO), fica claro que a Ford está trabalhando em uma transmissão manual sem um pedal de embreagem. Mas em que sentido?

Ford brevetta il cambio manuale senza pedale della frizione

Basicamente, os carros equipados com este sistema manteriam a alavanca de câmbio e a capacidade de acionar manualmente as engrenagens. No entanto, não haveria pedal de embreagem, com isso a embreagem seria ativada eletronicamente por algum sistema. Desta forma, a ideia mesmo seria manter somente a sensação clássica das trocas de marchas, assim acabando com a preocupação de empurrar a alavanca com força para engatar as marchas.

Dedicado aos modelos Ford mais esportivos

A transmissão e a caixa de câmbio manteriam basicamente os mesmos componentes que uma caixa de câmbio manual tradicional. Além disso, a Ford teria previsto para alguns modelos um pedal de embreagem para mudanças de marcha mais rápidas, ou seja, para quem aprecia uma "tocada" realmente esportiva e totalmente conectada ao carro. Mas em situações mais "relaxadas", no entanto, o motorista poderia contar com a eletrônica cumprindo essa função da embreagem.

Ford brevetta il cambio manuale senza pedale della frizione

Um sistema deste tipo poderia ser usado para qualquer tipo de motor, tanto que o Musclecarsandtrucks.com especula uma possível estreia desse câmbio no Bronco ou nas versões esportivas ST do Fiesta e Focus. Não está fora de questão também que esta transmissão manual possa fazer sua primeira aparição no novo Mustang, que deverá ser lançado em 2023 - e que já foi flagrado em diversas fotos e vídeos nas últimas semanas.

No Brasil teve o Palio Citymatic

Ao contrário dos dias de hoje em que os carros automáticos são bem comuns até em modelos compactos, em 1999 um veículo sem o pedal da embreagem era praticamente exclusivo de modelos mais caros e de motor grande. Porém naquele ano a Fiat lançava o Palio Citymatic, uma versão que, embora não fosse automática, dava a comodidade ao motorista por não ter o pedal de embreagem, embora o câmbio manual permanecesse presente por ali.

Carros à frente do seu tempo
Carros à frente do seu tempo

O hatch contava com um sistema dotado de atuador via cabo que efetuava o comando da embreagem quando o motorista movimentava a alavanca de câmbio. Ou seja, o motorista ainda tinha que cambiar, fazer as trocas de marcha de forma manual, mas de contrapartida a perna esquerda ficava lá parada, como num automático convencional. Olha só, o hatch da Fiat acabou sendo o precursor dos automatizados que viriam anos depois, com as famosas caixas com funcionamento mais próximo de um automático clássico (aqui não era preciso trocar marcha na alavanca) como o próprio Dualogic da marca, o Easytronic da GM e o i-Motion da VW. 

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