Segmento responsável por pouco mais de 27% dos 116.601 veículos emplacados no Brasil em janeiro, os SUVs e crossovers compactos foram os preferidos por 31.729 consumidores, 15,5% a menos do que no início de 2021. Dos 23 modelos com pelo menos uma unidade comercializada, apenas 4 apresentaram evolução no período.
Quinto no ranking de dezembro e às vésperas da chegada da linha 2023 equipada com motor 1.3 turbo, o Jeep Renegade (4.999) assegurou uma liderança com pouco mais de 800 unidades de vantagem sobre o Hyundai Creta (4.175), um dos poucos a crescerem (+2,7%). Vice no mês anterior, o Volkswagen T-Cross (3.761) completou o pódio.
Com 3.192 unidades, o novato Fiat Pulse repetiu o 4º lugar com boa margem em relação a um Chevrolet Tracker (2.376) que perdeu mais de 70% dos compradores de dezembro, quando registrou seu recorde. Em 6º e com evolução de quase 370% nos últimos doze meses, o Citroën C4 Cactus (2.283) chegou ao 11º mês consecutivo acima dos mil emplacamentos mensais.
Mesmo com seu resultado mais fraco desde maio/20 (1.792), o Honda HR-V (1.792) – em compasso de espera para o lançamento da nova geração – ainda conseguiu superar o Nissan Kicks (1.682). Já o Peugeot 2008 (1.631), turbinado pelas vendas diretas, registrou seu recorde de vendas pelo 2º mês consecutivo para ficar à frente do Renault Duster (1.445), 10º. Em uma situação ruim, o VW Nivus (1.384) ficou abaixo das 2 mil unidades pelo 3º mês.
Com 1.023 unidades, a maior parte fora do varejo, o Caoa Chery Tiggo 3X jamais havia vendido tanto. O Renault Captur, com apenas 567 unidades, figurou num modestíssimo 15º lugar. Ainda sem empolgar, o Kia Stonic emplacou 39 unidades em seu 3º mês, à frente apenas dos JAC T40 (13) e T50 (3) e dos aposentados Troller T4 (10) e Ford Ecosport (1).
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
JEEP RENEGADE |
4999 |
4293 |
7091 |
15,76% |
9,08% |
16,45% |
-29,50% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4175 |
6038 |
4067 |
13,16% |
12,78% |
-30,85% |
2,66% |
3º |
VW T-CROSS |
3761 |
6574 |
5239 |
11,85% |
13,91% |
-42,79% |
-28,21% |
4º |
FIAT PULSE |
3192 |
4432 |
0 |
10,06% |
9,38% |
-27,98% |
- |
5º |
CHEVROLET TRACKER |
2376 |
7936 |
4591 |
7,49% |
16,79% |
-70,06% |
-48,25% |
6º |
CITROËN C4 CACTUS |
2283 |
2721 |
487 |
7,20% |
5,76% |
-16,10% |
368,79% |
7º |
HONDA HR-V |
1792 |
3696 |
2657 |
5,65% |
7,82% |
-51,52% |
-32,56% |
8º |
NISSAN KICKS |
1682 |
2578 |
3072 |
5,30% |
5,46% |
-34,76% |
-45,25% |
9º |
PEUGEOT 2008 |
1631 |
1325 |
420 |
5,14% |
2,80% |
23,09% |
288,33% |
10º |
RENAULT DUSTER |
1445 |
1803 |
1536 |
4,55% |
3,82% |
-19,86% |
-5,92% |
11º |
VW NIVUS |
1384 |
1508 |
3480 |
4,36% |
3,19% |
-8,22% |
-60,23% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
1023 |
825 |
0 |
3,22% |
1,75% |
24,00% |
- |
13º |
HONDA WR-V |
600 |
1096 |
569 |
1,89% |
2,32% |
-45,26% |
5,45% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
598 |
899 |
960 |
1,88% |
1,90% |
-33,48% |
-37,71% |
15º |
RENAULT CAPTUR |
567 |
1146 |
1159 |
1,79% |
2,43% |
-50,52% |
-51,08% |
16º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
56 |
158 |
420 |
0,18% |
0,33% |
-64,56% |
-86,67% |
17º |
SUZUKI JIMNY |
56 |
66 |
57 |
0,18% |
0,14% |
-15,15% |
-1,75% |
18º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
43 |
62 |
57 |
0,14% |
0,13% |
-30,65% |
-24,56% |
19º |
KIA STONIC |
39 |
45 |
0 |
0,12% |
0,10% |
-13,33% |
- |
20º |
JAC T40 |
13 |
26 |
33 |
0,04% |
0,06% |
-50,00% |
-60,61% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
10 |
23 |
57 |
0,03% |
0,05% |
-56,52% |
-82,46% |
22º |
JAC T50 / T5 |
3 |
6 |
13 |
0,01% |
0,01% |
-50,00% |
-76,92% |
23º |
FORD ECOSPORT |
1 |
0 |
1576 |
0,00% |
0,00% |
- |
-99,94% |
31729 |
47256 |
37541 |
100,00% |
100,00% |
-32,86% |
-15,48% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil