Depois de 7 meses que o Captur estreou o motor 1.3 turbo projetado numa parceria entre a Renault e Mercedes-Benz, é a vez do novo Renault Duster agora poder contar com o propulsor mais moderno sob o capô, que oferece mais e maior torque. Como previsto, o novo motor turbo chega na versão Iconic, a mais equipada do Duster, por R$ 135.590. E ainda manterá o conhecido 1.6, que pode ser combinado ao câmbio manual ou CVT.

Com a chegada do novo motor 1.3 turbo para o Duster, ele deixa de ser exclusivo do Captur na gama da marca francesa. Mas vamos as especificações: o 1.3 turbo flex tem potência de 162 cv com gasolina ou 170 cv com etanol, enquanto o torque chega a nada menos que 27,5 kgfm – ainda o maior do segmento, como garante a Renault. Assim como no Captur, o novo conjunto mecânico trabalhará sempre com transmissão automática tipo CVT, com simulação de 8 marchas.

Renault Duster 2023

Com a novidade, o Duster 2023 tem números um tanto mais empolgantes. De acordo a Renault, o SUV agora equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 190 km/h. A marca garante ainda que as retomadas estão até 36% mais rápidas, o que é muito bem-vindo quando o carro está carregado, principalmente em situações de rodagem na estrada.

Os números de consumo também são destaque, tanto que o novo Duster TCe 1.3 turbo flex recebeu nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 16,1 km/l e na cidade de 13,9 km/l. Com etanol, o SUV faz 11,7 km/l no percurso rodoviário e 9,9 km/l no urbano.

Até a chegada do 1.3 turbo, o Duster oferecia apenas o 1.6 flex naturalmente aspirado de 118 cv com gasolina e 120 cv com etanol (ambos a 5.500 rpm), cujo torque máximo é de até 16,2 kgfm a 4.400 rpm em ambos combustíveis. Neste caso, tem opção do câmbio manual de 5 marchas ou automático CVT que simula 6 velocidades. A versão 1.6 do Duster continua em linha, pois está dentro do novo padrão de emissões do Proconve L7 e, segundo a marca, melhorou seu consumo em até 3,9%, isso sem redução da potência ou torque.

Renault Duster 2023

Vale lembrar que nesta geração o Duster aposentou o antigo 2.0 flex aspirado de até 148 cv e 20,9 kgfm, ou seja, desde março de 2020 que o SUV de proposta mais robusta da Renault estava sem um motor de maior força no catálogo, papel que será cumprido agora pela versão (ou versões) com motor 1.3 turbo.

A chegada do motor 1.3 turbo para o Duster também marca a estreia da linha 2023 do SUV, que traz como novidades uma nova moldura frontal, além de retrovisores e barras de teto com acabamento em preto brilhante, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série.

Galeria: Renault Duster 2023

Entre os principais equipamentos, o novo Duster 1.3 turbo vem com grade dianteira cromada, barras de teto cromadas, aplique nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor elétrico com acabamento cromado, rodas de liga leve de 17", vidros elétricos com função "um toque", volante em couro, sistema multimídia EasyLink, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado automático, piloto automático, bancos em couro, sistema MultiView com 4 câmeras, alerta de ponto-cego, acendimento automático dos faróis, chave presencial e apoio de braço.

Com a linha 2023, o Duster passa a ser vendido nas versões Zen, Zen CVT XTronic, Intense CVT XTronic, Iconic CVT XTronic – todas com o motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTronic, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.

Abaixo, veja os preços e equipamentos de cada versão:

Duster Zen 1.6 SCe (R$ 99.990): Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete.

Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

Duster Zen 1.6 SCe CVT XTronic (R$ 108.090): itens da versão Zen e soma câmbio CVT XTronic e ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Duster Intense 1.6 SCe CVT XTronic (R$ 115.190): itens da versão Zen CVT- X-Tronic e mais grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto brilhante, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Opcional: banco com revestimento premium.

Duster Iconic 1.6 SCe CVT XTronic (R$ 122.090): equipamentos da versão Intense - CVT XTronic e mais sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.

Duster Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590): – igual a versão Iconic, mas com motor 1.3 turbo flex e câmbio automático CVT XTronic de oito marchas simuladas.

Versões: Preços:
Duster Zen 1.6 SCe MT5 R$ 99.990
Duster Zen 1.6 SCe CVT XTronic R$ 108.090
Duster Intense 1.6 SCe CVT XTronic R$ 115.190
Duster Iconic 1.6 SCe CVT XTronic R$ 122.090
Duster Iconic turbo TCe 1.3 CVT XTronic R$ 135.590
Envie seu flagra! flagra@motor1.com