A Slot Mods Raceways é uma empresa conhecida por suas pistas de autorama de madeira feitas à mão na escala 1:32 (que é 32 vezes menor do que o objeto real). Esses brinquedos de gente grande são muito legais de ter se você tiver dinheiro sobrando na conta, mas a última criação da empresa é algo impressionante com uma riqueza de detalhes - e que ninguém mais poderia ter, pois é única.

Dois anos, este foi o tempo necessário para a Slot Mods Raceways construir um modelo em escala de funcional da mundialmente famosa fábrica de Lingotto da Fiat, localizada em Turim, na Itália, que é conhecida por abrigar nada menos que uma pista de testes no teto da fábrica. Seja para quem quer que essa bela recriação tenha sido feita, com certeza podemos apostar que é um grande fã da Fiat.

 

Para quem não conhece essa fábrica curiosa (e um tanto entusiasta), a Fiat tinha uma grande fábrica em Lingotto, Itália, muito antes da era atual Stellantis. Inaugurada em 1923, o complexo fabril era naquela época a maior fábrica de automóveis da Europa e a primeira fábrica da Fiat a contar com linhas de montagem.

Elogiada por sua construção um tanto incomum, a fábrica tinha cinco andares. As matérias-primas para a produção dos automóveis entravam pelo andar térreo, depois a linha de montagem de automóveis se estendia (e subia) até o último andar. Quando os carros chegavam na etapa final de produção, eles saiam por uma espécie de cobertura no último andar onde uma pista de teste os esperava. Era uma maravilha arquitetônica, tanto que Le Corbusier (francês que foi um dos maiores arquitetos do século 20) chamou o prédio de "um dos pontos turísticos mais impressionantes da indústria".

Galeria: Autorama Fábrica da Fiat Lingotto escala 1:32

Esta é a própria essência capturada pela Slot Mods Raceways em sua última criação, medindo 1,82 m de altura, 4,57 m de comprimento e 1,21 m de lagura. Como você pode ver pelos vídeos do Instagram da empresa, várias miniaturas de Fiat 500 personalizadas circulam pelo telhado, o que deixa essa fábrica com pista no teto ainda mais impressionante e realista. 

Infelizmente, a Fiat teve que fechar a fábrica da Lingotto nos anos 1980. Depois de um concurso de arquitetura, a fábrica foi reconstruída de acordo com as especificações do vencedor. Enquanto isso, a antiga fábrica foi preservada e se tornou um complexo moderno com salas de concertos, um teatro, um centro de convenções, galerias de lojas e um hotel. Felizmente, a pista de teste no teto foi mantida até hoje e ainda está aberta aos visitantes. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com