O ano passado foi bem positivo para a indústria nacional de duas rodas. Foram 1.157.369 novas motocicletas ganhando as ruas em 2021, contra 915.473 emplacamentos em 2020. O crescimento no comparativo foi de 26,42%, bem mais que os 1,21% registrados pelos carros e comerciais leves no período.
Conforme já abordamos algumas vez aqui, o bom desempenho das motos no ano passado está intimamente ligado a alguns fatores. Os principais foram o aumento da demanda por entregas de moto por aplicativos e também mais pessoas utilizando a moto como forma de evitar aglomerações no transporte público.
Para quem está começando agora, ou quer apenas um veiculo prático de duas rodas, as scooters aparecem como a solução mais adequada. Possuem espaço para levar as coisas do dia a dia e sempre trazem câmbio automático. Então é só acelerar e brecar.
Prova desse sucesso é o resultado de vendas das 10 scooters mais emplacadas de 2021. Os 6 principais modelos viram grandes crescimentos em comparação com o ano anterior. Nesse cenário, a Honda PCX permaneceu como a scooters mais vendida do país, passando dos 28 mil emplacamentos e crescendo 5,55% na comparação com 2020.
Os números mais interessantes vêm na sequência. A vice-líder foi novamente a Honda Elite 125, scooter mais barata da marca. Ela saiu de 14.024 unidades comercializadas em 2020 para 21.801 unidades no ano passado após crescer 55,45%. Completando o pódio, a Yamaha NMax encerrou 2021 com 19.958 vendas, 59,79% a mais que as 12.490 unidades comercializadas em 2020.
Vale lembrar que a Yamaha também sofreu com paralisações na linha de montagem no ano passado, fazendo com o crescimento se torne mais relevante. Da mesma forma, a Yamaha NEO 125 cresceu 23,12%, passando de 12.490 vendas para 13.335. Destaque também para a Yamaha XMax, que superou sua rival Dafra Citycom 300i nas vendas por larga vantagem e cresceu 69,67% nas vendas.
A Honda ADV, apresentada no final de 2020, teve menos de 1 mês de vendas naquele ano, por isso seus dados de emplacamentos ficam distorcidos. No entanto, conseguindo superar a média de vendas estimada pela marca (de 1.000 unidades mensais) em alguns meses de 2021, a moto conseguiu se firmar como a 5ª scooter mais vendidas de 2021.
Entre as motos que viram as vendas caírem no passado, o principal destaque é a Honda SH 150i, modelo que deixou de ser comercializado logo na virada para 2022. Entre 2020 e 2021, a moto perdeu 42,26% de suas vendas, já antecipando o fim da produção. Da mesma forma, a Honda SH 300i ficou até de fora do ranking das 10 scooters mais vendidas do ano passado.
POS. | Modelo | Vendas em 2021 | Vendas em 2020 | Diferença em % | Posição em 2020 |
1 | Honda PCX | 28142 | 26661 | 5,55% | 1 |
2 | Honda Elite 125 | 21801 | 14024 | 55,45% | 2 |
3 | Yamaha NMax | 19958 | 12490 | 59,79% | 3 |
4 | Yamaha NEO 125 | 13355 | 10847 | 23,12% | 4 |
5 | Honda ADV | 11100 | 136 | 8.061,76% | 15 |
6 | Yamaha XMax | 5360 | 3159 | 69,67% | 6 |
7 | Honda SH 150i | 2159 | 3805 | -43,26% | 5 |
8 | Haojue Lindy 125 | 1050 | 1395 | -24,73% | 7 |
9 | Dafra Citycom 300i | 1042 | 1121 | -7,05% | 8 |
10 | Voltz EV1 | 562 | 739 | -23,95% | 10 |
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