À venda no mercado internacional desde 2017, a atual geração do Mini Countryman não deve demorar para ser substituída por uma linhagem totalmente nova. Prova disso vem de flagras recentes, que mostram a nova encarnação sendo testada em estágio avançado de desenvolvimento. Nesse cenário, já é possível imaginar como ficará o modelo final e apostar em projeções com maior nível de fidelidade.

É o caso da renderização acima, publicada pelo site Motor.es. A imagem adianta que o novo Countryman terá estilo evolutivo e design aprimorado na comparação com a geração atual. Ou seja, a Mini não fará rupturas e apostará na fórmula que já vem se revelando certeira. O que mudará de verdade será o comprimento. Ao que tudo indica, o novo modelo crescerá cerca de 20 cm e saltará dos atuais 4,30 metros para cerca de 4,50 metros.

Galeria: Flagra: Mini Countryman 2023

A adoção da plataforma FAAR da BMW (uma evolução da arquitetura de tração dianteira UKL) deixará o novo Countryman mais prático o espaçoso. A nova base trará melhorias consideráveis em espaço interno e conforto, especialmente para os passageiros do banco de trás, além de ampliar a capacidade do porta-malas. A cabine promete painel digital e elementos capazes de mesclar modernidade com a pegada retrô da marca.

Sob o capô, são esperados motores turbo a gasolina e diesel compartilhados com a nova geração do BMW X1 (também já bastante adiantada). Esta, aliás, será a última geração do Countryman oferecida com motores à combustão. A partir de 2030, a Mini já confirmou que planeja se tornar uma marca totalmente elétrica.

Falando nisso, especulações indicam que a versão híbrida plug-in será descontinuada e substituída por uma variante totalmente elétrica, muito semelhante nas especificações ao próximo iX1.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com