page ad skin

Peugeot 208 lidera vendas na França em 2021; confira o ranking

Com bom desempenho do 208, 2008 e 3008, Peugeot supera Renault pela 1ª vez em mais de 8 décadas

Peugeot e-208 GT 2022 (Brasil) - Frente estático

O mercado francês registrou em 2021 crescimento nas vendas de veículos novos pela 7ª vez nos últimos 8 anos – a exceção foi 2020. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas 1.659.008 unidades, alta de apenas 0,5%. Este foi o 2º pior desempenho desde 1975, segundo o Best Selling Cars Blog.

Entre as montadoras, um fato histórico. Com 285.930 unidades, a Peugeot assumiu uma liderança que não ocupava desde 1935 de acordo com o BSCB. Ainda segundo o site, a vice-líder, a Renault (268.975) não ficava atrás da rival desde 1939. A Citroën (161.883), com retração menor do que as conterrâneas na comparação com 2020 (-0,5%), completou o pódio.

Quinta colocada no ranking anterior, a Dacia (125.205) desta vez foi a 4ª, com sua maior participação de mercado já registrada (7,5%), abrindo mais de 20 mil unidades de vantagem sobre a VW (105.299). Sétima, a Mercedes (50.789) se manteve como a premium nº 1, mas desta vez com pouco mais de 700 unidades à frente da Audi (50.083). Destaque negativo para a Ford (43.777) fora do top 10.

POS. 

MARCA 

2021 

% MERCADO 2021 

2020 

% MERCADO 2020 

% VAR. 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

PEUGEOT 

285.930 

17,2% 

301.935 

18,3% 

-5,3% 

2º 

2º 

RENAULT 

268.975 

16,2% 

314.630 

19,1% 

-14,5% 

1º 

3º 

CITROËN  

161.883 

9,8% 

162.688 

9,9% 

-0,5% 

3º 

4º 

DACIA 

125.205 

7,5% 

97.170 

5,9% 

28,9% 

5º 

5º 

VOLKSWAGEN 

105.299 

6,3% 

97.784 

5,9% 

7,7% 

4º 

6º 

TOYOTA 

96.170 

5,8% 

89.727 

5,4% 

7,2% 

6º 

7º 

MERCEDES-BENZ 

50.789 

3,1% 

52.570 

3,2% 

-3,4% 

8º 

8º 

AUDI 

50.083 

3,0% 

45.360 

2,7% 

10,4% 

10º 

9º 

BMW 

45.970 

2,8% 

45.478 

2,8% 

1,1% 

9º 

10º 

HYUNDAI 

45.241 

2,7% 

34.585 

2,1% 

30,8% 

14º 

11º 

KIA 

44.215 

2,7% 

39.052 

2,4% 

13,2% 

13º 

12º 

FORD 

43.777 

2,6% 

55.219 

3,3% 

-20,7% 

7º 

13º 

FIAT 

39.914 

2,4% 

42.360 

2,6% 

-5,8% 

12º 

14º 

OPEL 

37.393 

2,3% 

43.801 

2,7% 

-14,6% 

11º 

15º 

SEAT 

30.693 

1,9% 

26.912 

1,6% 

14,0% 

17º 

16º 

SKODA 

30.399 

1,8% 

29.875 

1,8% 

1,8% 

16º 

17º 

NISSAN 

26.414 

1,6% 

32.963 

2,0% 

-19,9% 

15º 

18º 

MINI 

25.337 

1,5% 

21.881 

1,3% 

15,8% 

19º 

19º 

SUZUKI 

22.907 

1,4% 

19.651 

1,2% 

16,6% 

20º 

20º 

DS 

22.782 

1,4% 

22.182 

1,3% 

2,7% 

18º 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

... 

 

TOTAL 

1.659.008 

100,0% 

1.650.118 

100,0% 

0,5% 

... 

No ranking de modelos, o Peugeot 208 (88.013) foi tricampeão, mas com vantagem bem menor em relação ao Renault Clio (85.247). Líder entre os SUVs e crossovers, o Peugeot 2008 (75.477) repetiu a 3ª posição de 2020. Preferido no país nos meses de janeiro, junho, julho e agosto, o Dacia Sandero (73.740), reforçado pela nova geração, assegurou a 4ª posição com boa margem sobre o Citroën C3 (65.365).

Renault Clio 2019
peugeot-e-2008
Dacia Sandero 2020
Citroën C3 2020 (Europa)

O bom desempenho da Dacia também garantiu o retorno do Duster (31.058) ao top 10, à frente de um Renault Twingo (29.111) que perdeu quase 1/3 de seus compradores nos últimos 12 meses. Em 8º, o Toyota Yaris (32.299) foi campeão entre modelos de marcas estrangeiras pelo 3º ano consecutivo. O ano foi bom para o Fiat 500 (25.042), que assegurou o 13º lugar com as vendas crescendo acima dos 40%.

Presente entre os 10 primeiros em cinco oportunidades no ano passado, o Tesla Model 3 (24.911) saltou da 64ª para a 14ª posição. Melhor estreante, o Renault Arkana (17.977) – que chegou a ser cotado para o mercado brasileiro – foi o 21º. Destaque também para a versão elétrica do Kwid – por lá comercializado como Dacia Spring -, que encerrou seu 1º ano em 36º, com 11.386 unidades.

POS. 

MODELO 

2021 

% MERCADO 2021 

2020 

% MERCADO 2020 

% VAR. 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

PEUGEOT 208 II 

88.013 

5,3% 

92.796 

5,6% 

-5,2% 

1º 

2º 

RENAULT CLIO V 

85.247 

5,1% 

84.031 

5,1% 

1,4% 

2º 

3º 

PEUGEOT 2008 II 

75.477 

4,5% 

66.698 

4,0% 

13,2% 

3º 

4º 

DACIA SANDERO 

73.740 

4,4% 

53.354 

3,2% 

38,2% 

6º 

5º 

CITROËN C3 III 

65.365 

3,9% 

58.547 

3,5% 

11,6% 

4º 

6º 

RENAULT CAPTUR II 

52.596 

3,2% 

54.597 

3,3% 

-3,7% 

5º 

7º 

PEUGEOT 3008 

50.399 

3,0% 

45.165 

2,7% 

11,6% 

7º 

8º 

TOYOTA YARIS 

32.299 

1,9% 

33.455 

2,0% 

-3,5% 

11º 

9º 

DACIA DUSTER 

31.058 

1,9% 

30.260 

1,8% 

2,6% 

12º 

10º 

RENAULT TWINGO III 

29.111 

1,8% 

43.116 

2,6% 

-32,5% 

8º 

11º 

RENAULT MÉGANE IV 

27.952 

1,7% 

28.980 

1,8% 

-3,5% 

14º 

12º 

CITROËN C3 AIRCROSS 

26.666 

1,6% 

30.165 

1,8% 

-11,6% 

13º 

13º 

FIAT 500 

25.042 

1,5% 

17.450 

1,1% 

43,5% 

20º 

14º 

TESLA MODEL 3 

24.911 

1,5% 

6.477 

0,4% 

284,6% 

64º 

15º 

VW POLO 

23.882 

1,4% 

21.493 

1,3% 

11,1% 

17º 

16º 

RENAULT ZOE 

23.573 

1,4% 

37.409 

2,3% 

-37,0% 

9º 

17º 

CITROËN C5 AIRCROSS 

21.907 

1,3% 

26.577 

1,6% 

-17,6% 

15º 

18º 

PEUGEOT 5008 II 

21.478 

1,3% 

20.050 

1,2% 

7,1% 

18º 

19º 

CITROËN C4 III 

19.783 

1,2% 

20º 

VW T-ROC 

18.145 

1,1% 

14.898 

0,9% 

21,8% 

25º 

21º 

RENAULT ARKANA 

17.977 

1,1% 

0,0% 

22º 

HYUNDAI TUCSON 

17.755 

1,1% 

6.606 

0,4% 

168,8% 

63º 

23º 

PEUGEOT 308 II 

17.436 

1,1% 

36.575 

2,2% 

-52,3% 

10º 

24º 

TOYOTA COROLLA 

16.872 

1,0% 

15.610 

0,9% 

8,1% 

23º 

25º 

FORD PUMA 

16.176 

1,0% 

15.604 

0,9% 

3,7% 

24º 

26º 

MINI 

16.040 

1,0% 

14.119 

0,9% 

13,6% 

28º 

27º 

OPEL CORSA 

15.869 

1,0% 

22.410 

1,4% 

-29,2% 

16º 

28º 

TOYOTA C-HR 

14.565 

0,9% 

14.406 

0,9% 

1,1% 

27º 

29º 

VW T-CROSS 

13.946 

0,8% 

12.738 

0,8% 

9,5% 

32º 

30º 

MERCEDES CLASSE A 

13.873 

0,8% 

14.893 

0,9% 

-6,8% 

26º 

31º 

VW GOLF 

13.870 

0,8% 

8.913 

0,5% 

55,6% 

51º 

32º 

TOYOTA AYGO 

13.724 

0,8% 

13.115 

0,8% 

4,6% 

31º 

33º 

PEUGEOT 108 

12.939 

0,8% 

15.833 

1,0% 

-18,3% 

22º 

34º 

VW TIGUAN  

12.804 

0,8% 

11.404 

0,7% 

12,3% 

37º 

35º 

DS DS7 

12.018 

0,7% 

11.847 

0,7% 

1,4% 

35º 

36º 

DACIA SPRING 

11.386 

0,7% 

0,0% 

37º 

RENAULT KADJAR 

11.338 

0,7% 

19.679 

1,2% 

-42,4% 

19º 

38º 

SUZUKI SWIFT 

11.300 

0,7% 

10.624 

0,6% 

6,4% 

39º 

39º 

HYUNDAI KONA 

10.997 

0,7% 

13.314 

0,8% 

-17,4% 

29º 

40º 

BMW SÉRIE 1 

10.123 

0,6% 

9.644 

0,6% 

5,0% 

45º 

41º 

CITROËN C1 II 

10.061 

0,6% 

11.997 

0,7% 

-16,1% 

33º 

42º 

TOYOTA RAV4 

9.978 

0,6% 

8.487 

0,5% 

17,6% 

54º 

43º 

NISSAN JUKE II 

9.740 

0,6% 

9.012 

0,5% 

8,1% 

50º 

44º 

KIA NIRO 

9.487 

0,6% 

8.794 

0,5% 

7,9% 

52º 

45º 

DS DS3 CBACK 

9.266 

0,6% 

10.334 

0,6% 

-10,3% 

40º 

46º 

SEAT IBIZA V 

9.173 

0,6% 

7.090 

0,4% 

29,4% 

61º 

47º 

FORD FIESTA 

8.690 

0,5% 

16.290 

1,0% 

-46,7% 

21º 

48º 

PEUGEOT 508 II 

8.507 

0,5% 

10.108 

0,6% 

-15,8% 

41º 

49º 

BMW X1 

8.425 

0,5% 

9.851 

0,6% 

-14,5% 

42º 

50º 

FORD KUGA 

8.407 

0,5% 

5.611 

0,3% 

49,8% 

73º 

Fontes: CCFA / Marklines / Best Selling Cars Blog

Envie seu flagra! flagra@motor1.com