O mercado francês registrou em 2021 crescimento nas vendas de veículos novos pela 7ª vez nos últimos 8 anos – a exceção foi 2020. De acordo com a CCFA, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país, foram comercializadas 1.659.008 unidades, alta de apenas 0,5%. Este foi o 2º pior desempenho desde 1975, segundo o Best Selling Cars Blog.
Entre as montadoras, um fato histórico. Com 285.930 unidades, a Peugeot assumiu uma liderança que não ocupava desde 1935 de acordo com o BSCB. Ainda segundo o site, a vice-líder, a Renault (268.975) não ficava atrás da rival desde 1939. A Citroën (161.883), com retração menor do que as conterrâneas na comparação com 2020 (-0,5%), completou o pódio.
Quinta colocada no ranking anterior, a Dacia (125.205) desta vez foi a 4ª, com sua maior participação de mercado já registrada (7,5%), abrindo mais de 20 mil unidades de vantagem sobre a VW (105.299). Sétima, a Mercedes (50.789) se manteve como a premium nº 1, mas desta vez com pouco mais de 700 unidades à frente da Audi (50.083). Destaque negativo para a Ford (43.777) fora do top 10.
POS. |
MARCA |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
PEUGEOT |
285.930 |
17,2% |
301.935 |
18,3% |
-5,3% |
2º |
2º |
RENAULT |
268.975 |
16,2% |
314.630 |
19,1% |
-14,5% |
1º |
3º |
CITROËN |
161.883 |
9,8% |
162.688 |
9,9% |
-0,5% |
3º |
4º |
DACIA |
125.205 |
7,5% |
97.170 |
5,9% |
28,9% |
5º |
5º |
VOLKSWAGEN |
105.299 |
6,3% |
97.784 |
5,9% |
7,7% |
4º |
6º |
TOYOTA |
96.170 |
5,8% |
89.727 |
5,4% |
7,2% |
6º |
7º |
MERCEDES-BENZ |
50.789 |
3,1% |
52.570 |
3,2% |
-3,4% |
8º |
8º |
AUDI |
50.083 |
3,0% |
45.360 |
2,7% |
10,4% |
10º |
9º |
BMW |
45.970 |
2,8% |
45.478 |
2,8% |
1,1% |
9º |
10º |
HYUNDAI |
45.241 |
2,7% |
34.585 |
2,1% |
30,8% |
14º |
11º |
KIA |
44.215 |
2,7% |
39.052 |
2,4% |
13,2% |
13º |
12º |
FORD |
43.777 |
2,6% |
55.219 |
3,3% |
-20,7% |
7º |
13º |
FIAT |
39.914 |
2,4% |
42.360 |
2,6% |
-5,8% |
12º |
14º |
OPEL |
37.393 |
2,3% |
43.801 |
2,7% |
-14,6% |
11º |
15º |
SEAT |
30.693 |
1,9% |
26.912 |
1,6% |
14,0% |
17º |
16º |
SKODA |
30.399 |
1,8% |
29.875 |
1,8% |
1,8% |
16º |
17º |
NISSAN |
26.414 |
1,6% |
32.963 |
2,0% |
-19,9% |
15º |
18º |
MINI |
25.337 |
1,5% |
21.881 |
1,3% |
15,8% |
19º |
19º |
SUZUKI |
22.907 |
1,4% |
19.651 |
1,2% |
16,6% |
20º |
20º |
DS |
22.782 |
1,4% |
22.182 |
1,3% |
2,7% |
18º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.659.008 |
100,0% |
1.650.118 |
100,0% |
0,5% |
... |
No ranking de modelos, o Peugeot 208 (88.013) foi tricampeão, mas com vantagem bem menor em relação ao Renault Clio (85.247). Líder entre os SUVs e crossovers, o Peugeot 2008 (75.477) repetiu a 3ª posição de 2020. Preferido no país nos meses de janeiro, junho, julho e agosto, o Dacia Sandero (73.740), reforçado pela nova geração, assegurou a 4ª posição com boa margem sobre o Citroën C3 (65.365).
O bom desempenho da Dacia também garantiu o retorno do Duster (31.058) ao top 10, à frente de um Renault Twingo (29.111) que perdeu quase 1/3 de seus compradores nos últimos 12 meses. Em 8º, o Toyota Yaris (32.299) foi campeão entre modelos de marcas estrangeiras pelo 3º ano consecutivo. O ano foi bom para o Fiat 500 (25.042), que assegurou o 13º lugar com as vendas crescendo acima dos 40%.
Presente entre os 10 primeiros em cinco oportunidades no ano passado, o Tesla Model 3 (24.911) saltou da 64ª para a 14ª posição. Melhor estreante, o Renault Arkana (17.977) – que chegou a ser cotado para o mercado brasileiro – foi o 21º. Destaque também para a versão elétrica do Kwid – por lá comercializado como Dacia Spring -, que encerrou seu 1º ano em 36º, com 11.386 unidades.
POS. |
MODELO |
2021 |
% MERCADO 2021 |
2020 |
% MERCADO 2020 |
% VAR. 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
PEUGEOT 208 II |
88.013 |
5,3% |
92.796 |
5,6% |
-5,2% |
1º |
2º |
RENAULT CLIO V |
85.247 |
5,1% |
84.031 |
5,1% |
1,4% |
2º |
3º |
PEUGEOT 2008 II |
75.477 |
4,5% |
66.698 |
4,0% |
13,2% |
3º |
4º |
DACIA SANDERO |
73.740 |
4,4% |
53.354 |
3,2% |
38,2% |
6º |
5º |
CITROËN C3 III |
65.365 |
3,9% |
58.547 |
3,5% |
11,6% |
4º |
6º |
RENAULT CAPTUR II |
52.596 |
3,2% |
54.597 |
3,3% |
-3,7% |
5º |
7º |
PEUGEOT 3008 |
50.399 |
3,0% |
45.165 |
2,7% |
11,6% |
7º |
8º |
TOYOTA YARIS |
32.299 |
1,9% |
33.455 |
2,0% |
-3,5% |
11º |
9º |
DACIA DUSTER |
31.058 |
1,9% |
30.260 |
1,8% |
2,6% |
12º |
10º |
RENAULT TWINGO III |
29.111 |
1,8% |
43.116 |
2,6% |
-32,5% |
8º |
11º |
RENAULT MÉGANE IV |
27.952 |
1,7% |
28.980 |
1,8% |
-3,5% |
14º |
12º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
26.666 |
1,6% |
30.165 |
1,8% |
-11,6% |
13º |
13º |
FIAT 500 |
25.042 |
1,5% |
17.450 |
1,1% |
43,5% |
20º |
14º |
TESLA MODEL 3 |
24.911 |
1,5% |
6.477 |
0,4% |
284,6% |
64º |
15º |
VW POLO |
23.882 |
1,4% |
21.493 |
1,3% |
11,1% |
17º |
16º |
RENAULT ZOE |
23.573 |
1,4% |
37.409 |
2,3% |
-37,0% |
9º |
17º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
21.907 |
1,3% |
26.577 |
1,6% |
-17,6% |
15º |
18º |
PEUGEOT 5008 II |
21.478 |
1,3% |
20.050 |
1,2% |
7,1% |
18º |
19º |
CITROËN C4 III |
19.783 |
1,2% |
- |
- |
- |
- |
20º |
VW T-ROC |
18.145 |
1,1% |
14.898 |
0,9% |
21,8% |
25º |
21º |
RENAULT ARKANA |
17.977 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
- |
22º |
HYUNDAI TUCSON |
17.755 |
1,1% |
6.606 |
0,4% |
168,8% |
63º |
23º |
PEUGEOT 308 II |
17.436 |
1,1% |
36.575 |
2,2% |
-52,3% |
10º |
24º |
TOYOTA COROLLA |
16.872 |
1,0% |
15.610 |
0,9% |
8,1% |
23º |
25º |
FORD PUMA |
16.176 |
1,0% |
15.604 |
0,9% |
3,7% |
24º |
26º |
MINI |
16.040 |
1,0% |
14.119 |
0,9% |
13,6% |
28º |
27º |
OPEL CORSA |
15.869 |
1,0% |
22.410 |
1,4% |
-29,2% |
16º |
28º |
TOYOTA C-HR |
14.565 |
0,9% |
14.406 |
0,9% |
1,1% |
27º |
29º |
VW T-CROSS |
13.946 |
0,8% |
12.738 |
0,8% |
9,5% |
32º |
30º |
MERCEDES CLASSE A |
13.873 |
0,8% |
14.893 |
0,9% |
-6,8% |
26º |
31º |
VW GOLF |
13.870 |
0,8% |
8.913 |
0,5% |
55,6% |
51º |
32º |
TOYOTA AYGO |
13.724 |
0,8% |
13.115 |
0,8% |
4,6% |
31º |
33º |
PEUGEOT 108 |
12.939 |
0,8% |
15.833 |
1,0% |
-18,3% |
22º |
34º |
VW TIGUAN |
12.804 |
0,8% |
11.404 |
0,7% |
12,3% |
37º |
35º |
DS DS7 |
12.018 |
0,7% |
11.847 |
0,7% |
1,4% |
35º |
36º |
DACIA SPRING |
11.386 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
- |
37º |
RENAULT KADJAR |
11.338 |
0,7% |
19.679 |
1,2% |
-42,4% |
19º |
38º |
SUZUKI SWIFT |
11.300 |
0,7% |
10.624 |
0,6% |
6,4% |
39º |
39º |
HYUNDAI KONA |
10.997 |
0,7% |
13.314 |
0,8% |
-17,4% |
29º |
40º |
BMW SÉRIE 1 |
10.123 |
0,6% |
9.644 |
0,6% |
5,0% |
45º |
41º |
CITROËN C1 II |
10.061 |
0,6% |
11.997 |
0,7% |
-16,1% |
33º |
42º |
TOYOTA RAV4 |
9.978 |
0,6% |
8.487 |
0,5% |
17,6% |
54º |
43º |
NISSAN JUKE II |
9.740 |
0,6% |
9.012 |
0,5% |
8,1% |
50º |
44º |
KIA NIRO |
9.487 |
0,6% |
8.794 |
0,5% |
7,9% |
52º |
45º |
DS DS3 CBACK |
9.266 |
0,6% |
10.334 |
0,6% |
-10,3% |
40º |
46º |
SEAT IBIZA V |
9.173 |
0,6% |
7.090 |
0,4% |
29,4% |
61º |
47º |
FORD FIESTA |
8.690 |
0,5% |
16.290 |
1,0% |
-46,7% |
21º |
48º |
PEUGEOT 508 II |
8.507 |
0,5% |
10.108 |
0,6% |
-15,8% |
41º |
49º |
BMW X1 |
8.425 |
0,5% |
9.851 |
0,6% |
-14,5% |
42º |
50º |
FORD KUGA |
8.407 |
0,5% |
5.611 |
0,3% |
49,8% |
73º |
Fontes: CCFA / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)