A Mercedes-Benz lança no Brasil a nova geração do Classe C. Modelo ícone da marca alemã pelo mundo, o sedã médio cresceu, ficou mais luxuoso e muito mais tecnológico. Chega inicialmente nas versões C 200 AMG Line e C 300 AMG Line, ambas equipadas com o chamado sistema híbrido-leve. Nós já tivemos um primeiro contato na pista com o modelo e agora trazemos informações mais detalhadas.
Importado inicialmente da Alemanha (depois passará a vir da África do Sul), o novo Classe C usa a plataforma MRA2 e bebe na mesma fonte de estilo do irmão maior Classe S e do novo Classe A. Isso significa linhas mais limpas e alongadas chamadas pela marca de "Sensual Purity". Com faróis mais alongados e dois domos no capô, tem uma dianteira mais esportiva do que o modelo anterior. Essa proposta é reforçada pelo para-choque AMG, com generosas entradas de ar.
A nova grade mantém a estrela central, enquanto muitas pequenas estrelas cromadas formam a composição interna. As novas lanternas traseiras têm pela primeira vez um design de duas partes, com as funções de luz divididas entre a lateral e a tampa do porta-malas.
O novo Mercedes-Benz Classe C 2022 também ficou maior. No comprimento cresceu 65 mm chegando aos 4.751 mm e 12 mm na largura, passando a 1.820 mm. O entre-eixos também ganhou 25 mm, resultando no total de 2.865 mm. Mesmo crescendo e com as mudanças no estilo, o coeficiente de arrasto dos modelos anteriores permanece o mesmo da geração anterior (Cd 0,24).
A versão C 200 passa a ser a opção de entrada do novo Série C no Brasil. Embora tenha o tratamento de estilo AMG Line nos para-choques, grade, rodas e detalhes internos, chega como uma opção mais sóbria dentro da gama. Vem equipado com os faróis full-LED e rodas de liga leve com aro de 18 polegadas.
Por dentro, o novo Mercedes C 200 AMG Line muda completamente em relação ao antecessor. Para criar um ambiente mais sofisticado e luxuoso, a marca alemã incorporou várias soluções que foram lançadas no Classe S. O painel é dividido em duas seções, sendo a superior em forma de asa com novas saídas de ar redondas, mas achatadas. O painel de instrumentos agora possui uma tela LCD de alta resolução de 12,3 polegadas, no estilo flutuante.
Diferente do que é visto no irmão menor Classe A, a Mercedes optou por separar a tela da central multimídia. Com desenho totalmente integrado ao console central, o display tem 11,9 polegadas e tem uma leve inclinação em seis graus em direção ao condutor. Tudo ficou muito clean, quase que sem botões físicos. Outra novidade é a iluminação ambiente configurável, que está presente em diversos pontos da cabine, e até mesmo dentro das saídas de ar.
O conjunto mecânico do C 200 AMG Line é formado pelo motor 1.5 turbo de quatro cilindros que gera com sistema híbrido leve de 48 volts. Ele entrega 204 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. Tem adicionais 20 cv e 20 kgfm de torque do sistema híbrido-leve. A transmissão é sempre a automática de 9 marchas G-Tronic. De acordo com a fabricante, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e pode atingir velocidade máxima de 246 km/h.
Em relação aos itens de série, os principais são Keyless-GO, função partida sem chaves, assistente de estacionamento com Parktronic, câmera de ré, pacote de iluminação interior, luz de projeção do logo e soleira iluminada, assistente de distância ativa Distronic, assistente ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, assentos dianteiros revestidos em ARTICO, esportivos, elétricos (inclui lombar) e memória.
Também possui MBUX, carregamento sem fio para aparelhos celulares, conectividade Apple CarPlay/Android Auto (ambos sem fio), som esportivo do motor através dos alto-falantes, teto solar panorâmico, retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante, ar-condicionado Thermatic, faróis FULL LED com faróis altos adaptativos e rodas de liga leve com aro de 18 polegadas.
A versão mais recheada, até o momento, do Classe C se difere pouco no visual externo. Traz rodas maiores, com aro de 19 polegadas, e o chamado pacote Night de acabamento externo, o que inclui um pequeno aerofólio AMG e para-choque traseiro com difusor. Na frente, o destaque é a inclusão dos faróis com a tecnologia Digital Light.
Por dentro, há mais opções de acabamento, sempre voltadas para um ambiente mais esportivo. Um exemplo são os revestimentos em couro vermelho nos bancos, console e portas. Embora a central multimídia tenha a mesma tela, a MBUX traz sistema de navegação com realidade aumentada. Também adiciona o head-up display e o ar-condicionado passa a ser o Thermotronic de 4 zonas com painel traseiro.
Também traz ainda mais assistência ao motorista com o Pacote Driving Assistance, assistente ativo de direção, suporte para manobras evasivas e câmera de estacionamento 360°.
No C 300 AMG Line, o motor é o 2.0 turbo de 4 cilindros, também com sistema híbrido de 48 volts. Entrega 258 cv de potência e 40,8 kgfm de torque e mais os 27 cv e 20 kgfm de torque adicionais do sistema híbrido leve. A transmissão também é automática de nove marchas G-Tronic. Em termos de desempenho, a Mercedes declara que a versão é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos e atingir velocidade máxima de 250 km/h.
O novo Classe C já está disponível na rede de concessionárias Mercedes-Benz de todo o país. A versão C 200 AMG Line tem preço de tabela de R$ 349.900 enquanto a configuração C 300 AMG Line chega por R$ 399.900.
C 200 AMG Line | C 300 AMG Line | |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada (cm3) | 1.496 | 1.999 |
Potência máxima (cv/rpm) | 204 + 20 / 5.800 - 6.100 | 258 + 27 / 5.800 |
Torque (Nm/rpm) | 300 + 200 / 1.800 – 4.000 | 400 + 200 / 2.000 – 3.200 |
Câmbio | 9G-TRONIC | 9G-TRONIC |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,3 | 6,0 |
Velocidade máxima (Km/h) | 246* | 250* |
Peso (kg) | 1.650 | 1.675 |
Pneus | 225 / 45 R 18 | 225 / 40 R 19 (F) 255 / 35 R 19 (T) |
Capacidade do porta malas (L) | 455 | 455 |
Tanque de combustível/reserva (L) | 66 / 7 | 66 / 7 |
Dimensões (mm) | ||
Comprimento | 4.751 | 4.751 |
Largura | 2.033 | 2.033 |
Altura | 1.437 | 1.438 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeção: Mercedes-Benz Classe C elétrico será lançado em 2025 sem o nome EQ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Flagra: Mercedes-Benz Classe C elétrico aparece em testes pela primeira vez
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW Série 3 tem melhor mês desde 2016 e lidera vendas de sedãs premium
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Teste Mercedes-Benz C200 1.5 EQBoost 2022: Olá, meu jovem!