Nos últimos anos não é segredo que o preço dos carros no Brasil disparou de forma acelerada, seja devido ao dólar, ao mau momento de nossa economia ou também pela escassez mundial de componentes. Além disso, o custo de aquisição e o de manutenção estão em patamares elevados, o que acaba provando o posicionamento do Brasil no ranking do site Scrap Car Comparison, onde o país aparece como o 5º mais caro do mundo para comprar e manter um automóvel.
O site inglês realizou um estudo para apontar quais são os países em que é mais barato ou mais caro ter um veículo. Para isso, o Scrap Car Comparison revela em seu site que pegou os custos médios dos carros (para os mesmos modelos) e os somou ao custo médio do seguro daquele veículo, bem como reparos (provavelmente custo da cesta de peças, embora isso não seja especificado) e preços atuais do combustível. Assim, esses dados permitiram o site avaliar o quão caro é ter na garagem e dirigir um carro em boa parte do mundo.
Para se adaptar à realidade econômica de cada local no mundo, os custos foram equilibrados em relação aos ganhos médios anuais de cada país, o que acabou dando um direcionamento melhor e uma medida justa de acessibilidade. Essa metodologia permitiu o site britânico fazer o cálculo da porcentagem do salário médio anual que uma pessoa precisa para ter seu próprio carro em cada país. Com isso, no Brasil o preço médio do custo de um automóvel representa 441,89% o valor do salário médio anual. Em outras palavras, o cidadão brasileiro precisa de quase quatro salários e meio médios anuais para adquirir e manter um carro.
Mas se serve de consolo, há outros países à frente do Brasil neste ingrato ranking de 10 países mais caros para se manter um veículo. A Turquia lidera, país no qual o custo de um automóvel é 652% do valor do salário médio anual, seguido pela vizinha Argentina, Colômbia e Uruguai. Como você pode ver, no top5 estão presentes quatro países da América do Sul e um da Europa. Abaixo, veja os 10 países mais caros para se ter um carro:
País | % do salário médio anual para comprar e manter um carro |
1. Turquia | 652,29% |
2. Argentina | 515,77% |
3. Colômbia | 508,93% |
4. Uruguai | 443,68% |
5. Brasil | 441,89% |
6. Ucrânia | 413,78% |
7. Guatemala | 355,94% |
8. Rússia | 290,04% |
9. México | 285,20% |
10. Costa Rica | 269,83% |
Por outro lado, no ranking estão presentes também os 10 países mais acessíveis para se ter um veículo. Quem desponta nesse ranking (dessa vez bem agradável) é a Austrália, país no outro lado do mundo onde ter e manter um automóvel custa apenas 49% do salário médio anual de um cidadão australiano. Para se ter ideia da discrepância, o custo para possuir um carro na Austrália é 393% menor do que no Brasil. No final, é um custo benefício praticamente imbatível no maior país da Oceania.
Depois da Austrália, o top5 dos países mais baratos é completado por Estados Unidos (país onde existe uma centralização em torno do carro, sendo bastante necessário), Dinamarca, Canadá e Suécia. Abaixo, confira os 10 países mais baratos para se ter (e manter) um veículo:
País | % do salário médio anual para comprar e manter um carro |
1. Austrália | 49,48% |
2. Estados Unidos da América | 54,87% |
3. Dinamarca | 60,34% |
4. Canadá | 64,40% |
5. Suécia | 75,84% |
6. Alemanha | 78,44% |
7. Holanda | 84,65% |
8. França | 87,00% |
9. Reino Unido | 89,36% |
10. Finlândia | 91,58% |
Metodologia
De acordo com o Scrap Car Comparison, a metodologia envolveu a análise de 40 países onde os dados de custo médio estão disponíveis como rendimentos, preço do carro, seguro, reparo e combustível, enquanto os países sem dados de custo de carro disponíveis para comparação foram dispensados do estudo.
Os preços dos veículos foram calculados a partir de dois modelos populares, Golf e Toyota Corolla, e acrescentados aos custos médios de combustível, seguro e reparo antes de serem ponderados em relação aos salários médios anuais, para calcular as classificações finais. Os resultados revelam a porcentagem do salário médio anual de cada país (por pessoa) necessária para comprar e manter um carro novo.
Fonte: Scrap Car Comparison