Embora tenha perdido a liderança geral do mercado brasileiro para os SUVs no ano passado, o segmento de hatches, com 560.364 unidades, ainda respondeu por 28,4% dos 1.974.431 veículos registrados em 2021. Vale ressaltar, no entanto, que em 2020 esse número foi quase 36%, uma redução de quase 130 mil veículos em números absolutos. Comparado com 2019 (1.051.068), a queda foi ainda mais brutal.
Entre os modelos de entrada tivemos um novo líder. Preferido desde 2018, o Renault Kwid (52.916) foi superado por boa margem pelo Fiat Mobi (65.847), que se aproveitou do reforço das vendas diretas e pelos problemas maiores com falta de peças enfrentado pelo seu maior rival. Em seu último ano no mercado, o Volkswagen up! completou o pódio com menos de 2 mil unidades (1.978).
Hatches Compactos I |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
FIAT MOBI |
65847 |
54,53% |
46617 |
45,24% |
41,25% |
2º |
2º |
RENAULT KWID |
52916 |
43,82% |
49475 |
48,01% |
6,96% |
1º |
3º |
VW UP! |
1978 |
1,64% |
6924 |
6,72% |
-71,43% |
3º |
4º |
CHEVROLET CELTA |
5 |
0,00% |
2 |
0,00% |
150,00% |
5º |
5º |
CHERY QQ |
1 |
0,00% |
23 |
0,02% |
-95,65% |
4º |
120747 |
100,00% |
103041 |
100,00% |
17,18% |
Na faixa intermediária, a de maior volume, também tivemos alteração no topo da tabela. Modelo mais prejudicado com falta de componentes ao longo de 2021, o Chevrolet Onix (73.623) perdeu uma liderança que já durava desde 2015. O maior beneficiado foi o Hyundai HB20 (86.455), pela 1ª vez o veículo de passeio mais vendido no Brasil, que em 2020 havia ficado quase 50 mil unidades atrás.
Mas a disputa foi acirrada, já que o Fiat Argo (84.644), líder até novembro, ficou menos de 2 mil unidades atrás. Terceiro há um ano, o VW Gol (66.228) veio em seguida. Da 5ª posição em diante, apenas dois modelos superaram os 20 mil emplacamentos: o Toyota Yaris (21.126) e o Fiat Uno (20.555), este descontinuado no mês passado.
O destaque negativo entre os líderes veio da VW. Com 19.196 unidades, menos de 2 mil unidades à frente do VW Fox (17.933) – outro que deu adeus no ano passado -, o Polo perdeu mais da metade de seus compradores, com problemas produtivos e por uma possível canibalização pelo irmão Nivus. Reforçado por vendas diretas, o Peugeot 208 (16.342) subiu da 13ª para a 9ª colocação.
Sétimo há um ano, o Renault Sandero completou o top 10 perdendo quase 14 mil compradores em relação a 2020. Com produção encerrada há exatamente um ano, o Ford Ka completou seu ciclo no mercado com a preferência de 8.464 consumidores, 1,3 mil a mais do que o Honda Fit (7.138), também aposentado. Outro que também se despediu, o Toyota Etios Hatch emplacou apenas 1.096 unidades. Em seu 2º e último ano por aqui, o Kia Rio sequer chegou a 200 emplacamentos (169).
Hatches Compactos II |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
86455 |
19,85% |
86548 |
14,67% |
-0,11% |
2º |
2º |
FIAT ARGO |
84644 |
19,43% |
65937 |
11,17% |
28,37% |
5º |
3º |
CHEVROLET ONIX |
73623 |
16,90% |
135351 |
22,94% |
-45,61% |
1º |
4º |
VW GOL |
66228 |
15,21% |
71151 |
12,06% |
-6,92% |
3º |
5º |
TOYOTA YARIS |
21126 |
4,85% |
21813 |
3,70% |
-3,15% |
9º |
6º |
FIAT UNO |
20555 |
4,72% |
22737 |
3,85% |
-9,60% |
8º |
7º |
VW POLO |
19196 |
4,41% |
41836 |
7,09% |
-54,12% |
6º |
8º |
VW FOX |
17933 |
4,12% |
20382 |
3,45% |
-12,02% |
10º |
9º |
PEUGEOT 208 |
16342 |
3,75% |
4403 |
0,75% |
271,16% |
13º |
10º |
RENAULT SANDERO |
12442 |
2,86% |
26344 |
4,46% |
-52,77% |
7º |
11º |
FORD KA |
8464 |
1,94% |
67491 |
11,44% |
-87,46% |
4º |
12º |
HONDA FIT |
7138 |
1,64% |
12833 |
2,17% |
-44,38% |
11º |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1096 |
0,25% |
8699 |
1,47% |
-87,40% |
12º |
14º |
KIA RIO |
169 |
0,04% |
370 |
0,06% |
-54,32% |
16º |
15º |
NISSAN MARCH |
64 |
0,01% |
3232 |
0,55% |
-98,02% |
14º |
16º |
CITROËN C3 |
41 |
0,01% |
968 |
0,16% |
-95,76% |
15º |
17º |
FIAT PALIO |
11 |
0,00% |
5 |
0,00% |
120,00% |
18º |
18º |
FORD FIESTA |
5 |
0,00% |
17 |
0,00% |
-70,59% |
17º |
19º |
CHEVROLET AGILE |
2 |
0,00% |
1 |
0,00% |
100,00% |
20º |
20º |
FIAT PUNTO |
1 |
0,00% |
2 |
0,00% |
-50,00% |
19º |
435535 |
100,00% |
590120 |
100,00% |
-26,20% |
Já entre os premium, 5ª vitória seguida para o Chevrolet Cruze Sport6 (1.733). O modelo, no entanto, perdeu quase a metade dos compradores do ano anterior e ainda viu sua participação de mercado cair 13 pontos percentuais. O Mini, com 1.060 unidades, foi vice pelo 3º ano seguido, também com resultado inferior ao de 2020.
A grande novidade foi o pódio do Nissan Leaf (439), reforçado pelos recordes de vendas para um elétrico registrados em outubro e dezembro. Com 156 unidades, o Mercedes Classe A repetiu a 5ª posição do ranking anterior, mas desta vez superado por um BMW i3 (178) que havia sido apenas o 9º. Em sua estreia no mercado, o Fiat 500e (146) foi o 6º.
Hatches Premium |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
1733 |
42,45% |
3181 |
55,57% |
-45,52% |
1º |
2º |
MINI COOPER/JCW |
1060 |
25,97% |
1071 |
18,71% |
-1,03% |
2º |
3º |
NISSAN LEAF |
439 |
10,75% |
105 |
1,83% |
318,10% |
7º |
4º |
BMW i3 |
178 |
4,36% |
81 |
1,42% |
119,75% |
9º |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
156 |
3,82% |
262 |
4,58% |
-40,46% |
5º |
6º |
FIAT 500E |
146 |
3,58% |
2 |
0,03% |
7200,00% |
15º |
7º |
CHEVROLET BOLT |
132 |
3,23% |
108 |
1,89% |
22,22% |
6º |
8º |
AUDI A3 |
114 |
2,79% |
446 |
7,79% |
-74,44% |
3º |
9º |
RENAULT ZOE |
62 |
1,52% |
33 |
0,58% |
87,88% |
11º |
10º |
VW FUSCA |
29 |
0,71% |
38 |
0,66% |
-23,68% |
10º |
11º |
BMW SÉRIE 1 |
22 |
0,54% |
277 |
4,84% |
-92,06% |
4º |
12º |
VW GOLF |
9 |
0,22% |
105 |
1,83% |
-91,43% |
8º |
13º |
FORD FOCUS |
1 |
0,02% |
14 |
0,24% |
-92,86% |
13º |
14º |
PEUGEOT 308 |
1 |
0,02% |
1 |
0,02% |
0,00% |
16º |
4082 |
100,00% |
5724 |
100,00% |
-28,69% |
As vendas de hatches registraram nova retração no último mês de 2021. Somados, os modelos das três categorias totalizaram 48.406 emplacamentos, quase 39% a menos do que no final de 2020. Em relação a novembro, no entanto, houve uma evolução de quase 30%. Na faixa de entrada, com problemas de produção, o Fiat Mobi (2.744) foi novamente superado pelo Renault Kwid (6.775), este com seu melhor resultado em exatos dois anos.
Hatches Compactos I |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
RENAULT KWID |
6775 |
3712 |
6003 |
71,17% |
85,33% |
82,52% |
12,86% |
2º |
FIAT MOBI |
2744 |
638 |
5523 |
28,83% |
14,67% |
330,09% |
-50,32% |
9519 |
4350 |
11526 |
100,00% |
100,00% |
118,83% |
-17,41% |
Na faixa intermediária, o Chevrolet Onix (11.529) repetiu a liderança reconquistada em novembro em seu mês mais forte em 2021 – resultado, no entanto, 30% pior do que o de 2020. O VW Gol (8.329), que não vendia tanto desde novembro do ano anterior (8.400), foi mais uma vez o vice-líder com pouco mais de 400 unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.926).
O Fiat Argo, que até novembro era o favorito para encerrar o ano à frente dos demais, perdeu fôlego e encerrou dezembro na 4ª posição, com 4.509 emplacamentos. Com a maior evolução dos últimos doze meses (+66%), o Peugeot 208 (1.814) foi mais uma vez o 5º colocado. Atrás do Toyota Yaris (1.538) e com aposentadoria oficializada pela Fiat, o Uno superou os 1,1 mil emplacamentos (1.135) após registrar menos de 100 unidades no mês anterior.
Sem chegar à casa das mil unidades desde julho, o Renault Sandero (776) foi o 8º, com o Honda Fit (430) em 9º. Fechando o top 20, o VW Polo (240) chegou ao seu nível mais baixo desde outubro de 2017 (577). Da 11ª posição em diante, somente modelos já descontinuados que, somados, sequer chegaram a 80 unidades.
Hatches Compactos II |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
11529 |
9325 |
16566 |
30,10% |
28,27% |
23,64% |
-30,41% |
2º |
VW GOL |
8329 |
6866 |
7980 |
21,74% |
20,82% |
21,31% |
4,37% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
7926 |
5540 |
10433 |
20,69% |
16,80% |
43,07% |
-24,03% |
4º |
FIAT ARGO |
4509 |
6340 |
8412 |
11,77% |
19,22% |
-28,88% |
-46,40% |
5º |
PEUGEOT 208 |
1814 |
1653 |
1093 |
4,74% |
5,01% |
9,74% |
65,97% |
6º |
TOYOTA YARIS |
1538 |
1286 |
2957 |
4,02% |
3,90% |
19,60% |
-47,99% |
7º |
FIAT UNO |
1135 |
97 |
3005 |
2,96% |
0,29% |
1070,10% |
-62,23% |
8º |
RENAULT SANDERO |
776 |
578 |
1894 |
2,03% |
1,75% |
34,26% |
-59,03% |
9º |
HONDA FIT |
430 |
390 |
602 |
1,12% |
1,18% |
10,26% |
-28,57% |
10º |
VW POLO |
240 |
579 |
3716 |
0,63% |
1,76% |
-58,55% |
-93,54% |
11º |
VW FOX |
71 |
320 |
2078 |
0,19% |
0,97% |
-77,81% |
-96,58% |
12º |
FORD KA |
3 |
7 |
8066 |
0,01% |
0,02% |
-57,14% |
-99,96% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
3 |
0 |
334 |
0,01% |
0,00% |
- |
-99,10% |
14º |
FIAT PALIO |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
15º |
FORD FIESTA |
1 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
- |
-50,00% |
38305 |
32981 |
67139 |
100,00% |
100,00% |
16,14% |
-42,95% |
Já na faixa superior, o Nissan Leaf (191), que havia liderado em outubro com o recorde de vendas para um elétrico no país (192), repetiu a dose em dezembro. Não tão distante veio o Mini Cooper (167), nº 1 no último ranking. O pódio foi completado pelo Fiat 500e (77). Quarto, o Chevrolet Cruze Sport 6 (69) teve seu mês mais fraco desde abril do ano passado (73).
Hatches Premium |
||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
NISSAN LEAF |
191 |
12 |
22 |
32,82% |
4,21% |
1491,67% |
768,18% |
2º |
MINI COOPER/JCW |
167 |
94 |
105 |
28,69% |
32,98% |
77,66% |
59,05% |
3º |
FIAT 500E |
77 |
32 |
0 |
13,23% |
11,23% |
140,63% |
- |
4º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
69 |
84 |
173 |
11,86% |
29,47% |
-17,86% |
-60,12% |
5º |
AUDI A3 |
33 |
38 |
49 |
5,67% |
13,33% |
-13,16% |
-32,65% |
6º |
BMW i3 |
23 |
10 |
10 |
3,95% |
3,51% |
130,00% |
130,00% |
7º |
RENAULT ZOE |
9 |
2 |
0 |
1,55% |
0,70% |
350,00% |
- |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
5 |
7 |
17 |
0,86% |
2,46% |
-28,57% |
-70,59% |
9º |
VW FUSCA |
5 |
6 |
2 |
0,86% |
2,11% |
-16,67% |
150,00% |
10º |
VW GOLF |
3 |
0 |
1 |
0,52% |
0,00% |
- |
200,00% |
582 |
285 |
379 |
100,00% |
100,00% |
104,21% |
53,56% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora