page ad skin

Hatchbacks mais vendidos em 2021: HB20 acaba com reinado do Onix

Na faixa de entrada, Mobi interrompe domínio do Kwid

Hyundai HB20 Turbo 2021

Embora tenha perdido a liderança geral do mercado brasileiro para os SUVs no ano passado, o segmento de hatches, com 560.364 unidades, ainda respondeu por 28,4% dos 1.974.431 veículos registrados em 2021. Vale ressaltar, no entanto, que em 2020 esse número foi quase 36%, uma redução de quase 130 mil veículos em números absolutos. Comparado com 2019 (1.051.068), a queda foi ainda mais brutal.

Entre os modelos de entrada tivemos um novo líder. Preferido desde 2018, o Renault Kwid (52.916) foi superado por boa margem pelo Fiat Mobi (65.847), que se aproveitou do reforço das vendas diretas e pelos problemas maiores com falta de peças enfrentado pelo seu maior rival. Em seu último ano no mercado, o Volkswagen up! completou o pódio com menos de 2 mil unidades (1.978).

Fiat Mobi Easy

Hatches Compactos I 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

FIAT MOBI 

65847 

54,53% 

46617 

45,24% 

41,25% 

2º 

2º 

RENAULT KWID 

52916 

43,82% 

49475 

48,01% 

6,96% 

1º 

3º 

VW UP! 

1978 

1,64% 

6924 

6,72% 

-71,43% 

3º 

4º 

CHEVROLET CELTA 

0,00% 

0,00% 

150,00% 

5º 

5º 

CHERY QQ 

0,00% 

23 

0,02% 

-95,65% 

4º 

   

120747 

100,00% 

103041 

100,00% 

17,18% 

 

Na faixa intermediária, a de maior volume, também tivemos alteração no topo da tabela. Modelo mais prejudicado com falta de componentes ao longo de 2021, o Chevrolet Onix (73.623) perdeu uma liderança que já durava desde 2015. O maior beneficiado foi o Hyundai HB20 (86.455), pela 1ª vez o veículo de passeio mais vendido no Brasil, que em 2020 havia ficado quase 50 mil unidades atrás.

Mas a disputa foi acirrada, já que o Fiat Argo (84.644), líder até novembro, ficou menos de 2 mil unidades atrás. Terceiro há um ano, o VW Gol (66.228) veio em seguida. Da 5ª posição em diante, apenas dois modelos superaram os 20 mil emplacamentos: o Toyota Yaris (21.126) e o Fiat Uno (20.555), este descontinuado no mês passado.

O destaque negativo entre os líderes veio da VW. Com 19.196 unidades, menos de 2 mil unidades à frente do VW Fox (17.933) – outro que deu adeus no ano passado -, o Polo perdeu mais da metade de seus compradores, com problemas produtivos e por uma possível canibalização pelo irmão Nivus. Reforçado por vendas diretas, o Peugeot 208 (16.342) subiu da 13ª para a 9ª colocação.

Sétimo há um ano, o Renault Sandero completou o top 10 perdendo quase 14 mil compradores em relação a 2020. Com produção encerrada há exatamente um ano, o Ford Ka completou seu ciclo no mercado com a preferência de 8.464 consumidores, 1,3 mil a mais do que o Honda Fit (7.138), também aposentado. Outro que também se despediu, o Toyota Etios Hatch emplacou apenas 1.096 unidades. Em seu 2º e último ano por aqui, o Kia Rio sequer chegou a 200 emplacamentos (169).

Hatches Compactos II 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

HYUNDAI HB20 

86455 

19,85% 

86548 

14,67% 

-0,11% 

2º 

2º 

FIAT ARGO 

84644 

19,43% 

65937 

11,17% 

28,37% 

5º 

3º 

CHEVROLET ONIX 

73623 

16,90% 

135351 

22,94% 

-45,61% 

1º 

4º 

VW GOL 

66228 

15,21% 

71151 

12,06% 

-6,92% 

3º 

5º 

TOYOTA YARIS 

21126 

4,85% 

21813 

3,70% 

-3,15% 

9º 

6º 

FIAT UNO 

20555 

4,72% 

22737 

3,85% 

-9,60% 

8º 

7º 

VW POLO 

19196 

4,41% 

41836 

7,09% 

-54,12% 

6º 

8º 

VW FOX 

17933 

4,12% 

20382 

3,45% 

-12,02% 

10º 

9º 

PEUGEOT 208 

16342 

3,75% 

4403 

0,75% 

271,16% 

13º 

10º 

RENAULT SANDERO 

12442 

2,86% 

26344 

4,46% 

-52,77% 

7º 

11º 

FORD KA 

8464 

1,94% 

67491 

11,44% 

-87,46% 

4º 

12º 

HONDA FIT 

7138 

1,64% 

12833 

2,17% 

-44,38% 

11º 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

1096 

0,25% 

8699 

1,47% 

-87,40% 

12º 

14º 

KIA RIO 

169 

0,04% 

370 

0,06% 

-54,32% 

16º 

15º 

NISSAN MARCH 

64 

0,01% 

3232 

0,55% 

-98,02% 

14º 

16º 

CITROËN C3 

41 

0,01% 

968 

0,16% 

-95,76% 

15º 

17º 

FIAT PALIO 

11 

0,00% 

0,00% 

120,00% 

18º 

18º 

FORD FIESTA 

0,00% 

17 

0,00% 

-70,59% 

17º 

19º 

CHEVROLET AGILE 

0,00% 

0,00% 

100,00% 

20º 

20º 

FIAT PUNTO 

0,00% 

0,00% 

-50,00% 

19º 

   

435535 

100,00% 

590120 

100,00% 

-26,20% 

 

Já entre os premium, 5ª vitória seguida para o Chevrolet Cruze Sport6 (1.733). O modelo, no entanto, perdeu quase a metade dos compradores do ano anterior e ainda viu sua participação de mercado cair 13 pontos percentuais. O Mini, com 1.060 unidades, foi vice pelo 3º ano seguido, também com resultado inferior ao de 2020.

Chevrolet Cruze Sport6 Premier
Nissan Leaf - Brasil

A grande novidade foi o pódio do Nissan Leaf (439), reforçado pelos recordes de vendas para um elétrico registrados em outubro e dezembro. Com 156 unidades, o Mercedes Classe A repetiu a 5ª posição do ranking anterior, mas desta vez superado por um BMW i3 (178) que havia sido apenas o 9º. Em sua estreia no mercado, o Fiat 500e (146) foi o 6º.

Hatches Premium 

 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2021 

% 2021 

TOTAL 2020 

% 2020 

% VARIAÇÃO 2021/2020 

POS. 2020 

1º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

1733 

42,45% 

3181 

55,57% 

-45,52% 

1º 

2º 

MINI COOPER/JCW 

1060 

25,97% 

1071 

18,71% 

-1,03% 

2º 

3º 

NISSAN LEAF 

439 

10,75% 

105 

1,83% 

318,10% 

7º 

4º 

BMW i3 

178 

4,36% 

81 

1,42% 

119,75% 

9º 

5º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

156 

3,82% 

262 

4,58% 

-40,46% 

5º 

6º 

FIAT 500E 

146 

3,58% 

0,03% 

7200,00% 

15º 

7º 

CHEVROLET BOLT 

132 

3,23% 

108 

1,89% 

22,22% 

6º 

8º 

AUDI A3 

114 

2,79% 

446 

7,79% 

-74,44% 

3º 

9º 

RENAULT ZOE 

62 

1,52% 

33 

0,58% 

87,88% 

11º 

10º 

VW FUSCA 

29 

0,71% 

38 

0,66% 

-23,68% 

10º 

11º 

BMW SÉRIE 1 

22 

0,54% 

277 

4,84% 

-92,06% 

4º 

12º 

VW GOLF 

0,22% 

105 

1,83% 

-91,43% 

8º 

13º 

FORD FOCUS 

0,02% 

14 

0,24% 

-92,86% 

13º 

14º 

PEUGEOT 308 

0,02% 

0,02% 

0,00% 

16º 

   

4082 

100,00% 

5724 

100,00% 

-28,69% 

 

EM DEZEMBRO

As vendas de hatches registraram nova retração no último mês de 2021. Somados, os modelos das três categorias totalizaram 48.406 emplacamentos, quase 39% a menos do que no final de 2020. Em relação a novembro, no entanto, houve uma evolução de quase 30%. Na faixa de entrada, com problemas de produção, o Fiat Mobi (2.744) foi novamente superado pelo Renault Kwid (6.775), este com seu melhor resultado em exatos dois anos.

Hatches Compactos I 

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

RENAULT KWID 

6775 

3712 

6003 

71,17% 

85,33% 

82,52% 

12,86% 

2º 

FIAT MOBI 

2744 

638 

5523 

28,83% 

14,67% 

330,09% 

-50,32% 

   

9519 

4350 

11526 

100,00% 

100,00% 

118,83% 

-17,41% 

Na faixa intermediária, o Chevrolet Onix (11.529) repetiu a liderança reconquistada em novembro em seu mês mais forte em 2021 – resultado, no entanto, 30% pior do que o de 2020. O VW Gol (8.329), que não vendia tanto desde novembro do ano anterior (8.400), foi mais uma vez o vice-líder com pouco mais de 400 unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.926).

O Fiat Argo, que até novembro era o favorito para encerrar o ano à frente dos demais, perdeu fôlego e encerrou dezembro na 4ª posição, com 4.509 emplacamentos. Com a maior evolução dos últimos doze meses (+66%), o Peugeot 208 (1.814) foi mais uma vez o 5º colocado. Atrás do Toyota Yaris (1.538) e com aposentadoria oficializada pela Fiat, o Uno superou os 1,1 mil emplacamentos (1.135) após registrar menos de 100 unidades no mês anterior.

Sem chegar à casa das mil unidades desde julho, o Renault Sandero (776) foi o 8º, com o Honda Fit (430) em 9º. Fechando o top 20, o VW Polo (240) chegou ao seu nível mais baixo desde outubro de 2017 (577). Da 11ª posição em diante, somente modelos já descontinuados que, somados, sequer chegaram a 80 unidades.

Hatches Compactos II 

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

CHEVROLET ONIX 

11529 

9325 

16566 

30,10% 

28,27% 

23,64% 

-30,41% 

2º 

VW GOL 

8329 

6866 

7980 

21,74% 

20,82% 

21,31% 

4,37% 

3º 

HYUNDAI HB20 

7926 

5540 

10433 

20,69% 

16,80% 

43,07% 

-24,03% 

4º 

FIAT ARGO 

4509 

6340 

8412 

11,77% 

19,22% 

-28,88% 

-46,40% 

5º 

PEUGEOT 208 

1814 

1653 

1093 

4,74% 

5,01% 

9,74% 

65,97% 

6º 

TOYOTA YARIS 

1538 

1286 

2957 

4,02% 

3,90% 

19,60% 

-47,99% 

7º 

FIAT UNO 

1135 

97 

3005 

2,96% 

0,29% 

1070,10% 

-62,23% 

8º 

RENAULT SANDERO 

776 

578 

1894 

2,03% 

1,75% 

34,26% 

-59,03% 

9º 

HONDA FIT 

430 

390 

602 

1,12% 

1,18% 

10,26% 

-28,57% 

10º 

VW POLO 

240 

579 

3716 

0,63% 

1,76% 

-58,55% 

-93,54% 

11º 

VW FOX 

71 

320 

2078 

0,19% 

0,97% 

-77,81% 

-96,58% 

12º 

FORD KA 

8066 

0,01% 

0,02% 

-57,14% 

-99,96% 

13º 

TOYOTA ETIOS HATCH 

334 

0,01% 

0,00% 

-99,10% 

14º 

FIAT PALIO 

0,00% 

0,00% 

0,00% 

15º 

FORD FIESTA 

0,00% 

0,00% 

-50,00% 

   

38305 

32981 

67139 

100,00% 

100,00% 

16,14% 

-42,95% 

Já na faixa superior, o Nissan Leaf (191), que havia liderado em outubro com o recorde de vendas para um elétrico no país (192), repetiu a dose em dezembro. Não tão distante veio o Mini Cooper (167), nº 1 no último ranking. O pódio foi completado pelo Fiat 500e (77). Quarto, o Chevrolet Cruze Sport 6 (69) teve seu mês mais fraco desde abril do ano passado (73).

Hatches Premium 

POS. 

MODELO 

DEZ/21 

NOV/21 

DEZ/20 

% DEZ 21 

% NOV 21 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

1º 

NISSAN LEAF 

191 

12 

22 

32,82% 

4,21% 

1491,67% 

768,18% 

2º 

MINI COOPER/JCW 

167 

94 

105 

28,69% 

32,98% 

77,66% 

59,05% 

3º 

FIAT 500E 

77 

32 

13,23% 

11,23% 

140,63% 

4º 

CHEVROLET CRUZE SPORT6 

69 

84 

173 

11,86% 

29,47% 

-17,86% 

-60,12% 

5º 

AUDI A3 

33 

38 

49 

5,67% 

13,33% 

-13,16% 

-32,65% 

6º 

BMW i3 

23 

10 

10 

3,95% 

3,51% 

130,00% 

130,00% 

7º 

RENAULT ZOE 

1,55% 

0,70% 

350,00% 

8º 

MERCEDES-BENZ CLASSE A 

17 

0,86% 

2,46% 

-28,57% 

-70,59% 

9º 

VW FUSCA 

0,86% 

2,11% 

-16,67% 

150,00% 

10º 

VW GOLF 

0,52% 

0,00% 

200,00% 

   

582 

285 

379 

100,00% 

100,00% 

104,21% 

53,56%

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários