Existe desde 2017 um "Projeto A.V.A" circulando pela Chevrolet na Argentina. É um plano de investimentos de US$ 500 milhões na planta de Santa Fé para a produção de um modelo de "alto valor agregado" - entendeu o A.V.A? Desde então pequenas informações foram aparecendo, como a preparação da planta para a plataforma GEM, utilizada no Tracker.
Executivos da marca na Argentina já não escondem que será o Tracker o modelo a ser produzido ainda em 2022 por lá. A estratégia alivia o ritmo da planta de São Caetano do Sul (SP), que produz o SUV para o mercado local e exportação, mas ao mesmo tempo pode indicar a chegada do tal Tracker Coupé em algum momento, se for vendido na região.
São Caetano do Sul (SP) se prepara para a produção da nova Montana ainda este ano. Ao mesmo tempo, deixou de produzir em 2021 o sedã Cobalt e reduziu o ritmo da família Joy, agora apenas para exportação. Sem o Tracker para o mercado argentino, já abre algum espaço - como referência, o SUV vendeu cerca de 5.000 unidades no país vizinho no ano passado. Mas também pode ser um caminho diferente.
Na Argentina, sabemos que Cruze e Cruze Sport6 não duram muito mais tempo. Eles abrem espaço na linha para o Tracker, mas o tal Coupé pode ter qualquer um dos destinos, principalmente pela baixa complexidade de mudança de linha para a produção e um valor agregado superior quando comparado ao SUV normal. Ainda veremos muito sobre esses rumores nos próximos meses.
Outra questão se refere a um equilíbrio exigido pelo Mercosul. A Chevrolet precisa produzir algum modelo para enviar ao Brasil para receber os produtos brasileiros. Sem Cruze e Cruze Sport6, algo precisa ser feito para a exportação - se não algumas unidades do Tracker, justamente o Tracker Coupé substituindo a família Cruze.
Um SUV cupê foi flagrado na Coréia do Sul recentemente. Utilizado para o desenvolvimento de modelos para mercados emergentes, como o Brasil, a engenharia local não escondeu elementos semelhantes aos do nosso Tracker, como portas dianteiras e porte. Pode ser a aposta da Chevrolet para atacar o VW Nivus e o futuro SUV cupê da Fiat, além de reforçar a linha com a plataforma GEM. Pode ser uma das novidades da marca na região, que hoje trabalha na Montana, mas só em 2023, a depender da aparição em outras ocasiões e o lançamento no exterior.
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