O segmento de sedãs compactos fechou mais um ano em baixa. Embora o mercado brasileiro tenha crescido pouco mais de 1% em 2021, todos os modelos, somados, representaram 220,8 mil unidades, 18,6% a menos do que em 2020. Em relação aos 1.974.431 veículos comercializados no período, a participação da categoria caiu de quase 14% para pouco mais de 11%.
Em seu 2º ano completo, o Chevrolet Onix Plus (54.707) manteve o posto de nº 1 com mais de 26 mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo, mesmo tendo produção paralisada por falta de peças por vários meses. A disputa pelo 2º lugar, no entanto, foi acirrada e definida por aproximadamente 700 unidades. Em alta de quase 19%, o Volkswagen Voyage (28.593) foi quem levou a melhor.
Sexto em 2020, o Fiat Cronos, beneficiado pelos problemas de alguns de seus rivais e pela maior presença nas vendas diretas, conquistou a preferência de 27.887 unidades para assegurar o último lugar do pódio. O Hyundai HB20S (25.568), que havia sido o quinto há um ano, subiu uma posição com crescimento bem mais discreto do que o registrado pelo VW e pelo Fiat.
Vice-líder em 2018 e no ano passado, o VW Virtus (20.563) perdeu mais de 10 mil compradores no período e caiu para o 5º lugar. Em seu último ano completo no mercado, o Fiat Grand Siena (15.355) cresceu mais de 40% e saltou da nona para a sexta posição. Já o Toyota Yaris Sedan (12.436), embora mantendo o sétimo lugar, recuou quase 23%. Com reforço da nova geração, o Nissan Versa (11.107) desta vez foi o oitavo.
Renault Logan (9.478) e City (6.138), ambos em baixa, completaram as dez primeiras colocações – a nova geração do Honda só foi apresentada no último bimestre e ainda não começou a surtir efeito comercial. Terceiro na preferência em 2020, o Ford Ka Sedan, que teve produção interrompida em janeiro passado, emplacou 1.910 unidades e foi o 12º. Com fim da produção anunciada para o início deste ano, o Caoa Chery Arrizo 5 sequer chegou às 500 unidades (438).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2021 |
% 2021 |
TOTAL 2020 |
% 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
POS. 2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
54707 |
24,77% |
83392 |
30,73% |
-34,40% |
1º |
2º |
VW VOYAGE |
28593 |
12,94% |
24114 |
8,89% |
18,57% |
4º |
3º |
FIAT CRONOS |
27887 |
12,62% |
16165 |
5,96% |
72,51% |
6º |
4º |
HYUNDAI HB20S |
25568 |
11,57% |
23984 |
8,84% |
6,60% |
5º |
5º |
VW VIRTUS |
20563 |
9,31% |
30780 |
11,34% |
-33,19% |
2º |
6º |
FIAT GRAND SIENA |
15355 |
6,95% |
10857 |
4,00% |
41,43% |
9º |
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
12436 |
5,63% |
16128 |
5,94% |
-22,89% |
7º |
8º |
NISSAN VERSA |
11107 |
5,03% |
9906 |
3,65% |
12,12% |
10º |
9º |
RENAULT LOGAN |
9478 |
4,29% |
13785 |
5,08% |
-31,24% |
8º |
10º |
HONDA CITY |
6138 |
2,78% |
7284 |
2,68% |
-15,73% |
11º |
11º |
NISSAN V-DRIVE |
4963 |
2,25% |
1251 |
0,46% |
296,72% |
13º |
12º |
FORD KA SEDAN |
1910 |
0,86% |
25743 |
9,49% |
-92,58% |
3º |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
1714 |
0,78% |
5308 |
1,96% |
-67,71% |
12º |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
438 |
0,20% |
1110 |
0,41% |
-60,54% |
14º |
15º |
CHEVROLET PRISMA |
26 |
0,01% |
1031 |
0,38% |
-97,48% |
15º |
16º |
CHEVROLET COBALT |
6 |
0,00% |
537 |
0,20% |
-98,88% |
16º |
17º |
LIFAN LF530 |
1 |
0,00% |
3 |
0,00% |
-66,67% |
18º |
|
|
220890 |
100,00% |
271378 |
100,00% |
-18,60% |
|
Com pouco mais de 27 mil unidades comercializadas, o segmento encerrou o último mês de 2021 em queda superior a 22% e o grande responsável pela retração foi o líder. Embora com seu melhor desempenho no ano e vendendo quase o dobro do 2º colocado, o Chevrolet Onix Plus (9.105) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado.
O grande destaque do mês foi o veterano Voyage. Com 4.588 unidades, o modelo da VW teve seu desempenho mais expressivo desde janeiro de 2015 (4.738). Muito próximo, o Fiat Cronos (4.535) completou o pódio com o segundo melhor resultado desde seu lançamento, atrás apenas das 5.404 unidades de junho.
Bem distante dos três primeiros, o Hyundai HB20S (2.876) recuou quase 10% frente a 2020. Fechando o top 5, o Fiat Grand Siena (2.138), que não tinha um mês tão expressivo desde agosto de 2017 (2.389), abriu quase 900 unidades de vantagem sobre o Nissan Versa (1.264). Sem atingir a casa dos mil emplacamentos há sete meses, o Renault Logan (874) conseguiu ficar à frente de um Toyota Yaris (808) em queda superior a 63%.
Assim como em novembro, o Virtus foi o destaque negativo. Mais uma vez abaixo dos 800 emplacamentos, o representante da Volks perdeu quase ¾ dos compradores do ano passado. Em momento de transição com a chegada da nova geração às lojas, o Honda City emplacou apenas 140 unidades.
POS. |
MODELO |
DEZ/21 |
NOV/21 |
DEZ/20 |
% DEZ 21 |
% NOV 21 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
9105 |
7521 |
12919 |
33,53% |
34,25% |
21,06% |
-29,52% |
2º |
VW VOYAGE |
4588 |
3357 |
4257 |
16,90% |
15,29% |
36,67% |
7,78% |
3º |
FIAT CRONOS |
4535 |
3545 |
1531 |
16,70% |
16,14% |
27,93% |
196,21% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
2876 |
2011 |
3186 |
10,59% |
9,16% |
43,01% |
-9,73% |
5º |
FIAT GRAND SIENA |
2138 |
1499 |
1421 |
7,87% |
6,83% |
42,63% |
50,46% |
6º |
NISSAN VERSA |
1264 |
1913 |
1293 |
4,66% |
8,71% |
-33,93% |
-2,24% |
7º |
RENAULT LOGAN |
874 |
651 |
1213 |
3,22% |
2,96% |
34,25% |
-27,95% |
8º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
808 |
661 |
2235 |
2,98% |
3,01% |
22,24% |
-63,85% |
9º |
VW VIRTUS |
770 |
738 |
2776 |
2,84% |
3,36% |
4,34% |
-72,26% |
10º |
HONDA CITY |
140 |
50 |
1123 |
0,52% |
0,23% |
180,00% |
-87,53% |
11º |
NISSAN V-DRIVE |
36 |
2 |
266 |
0,13% |
0,01% |
1700,00% |
-86,47% |
12º |
FORD KA SEDAN |
10 |
3 |
2340 |
0,04% |
0,01% |
233,33% |
-99,57% |
13º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
3 |
3 |
285 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-98,95% |
14º |
CAOA CHERY ARRIZO 5 |
2 |
6 |
173 |
0,01% |
0,03% |
-66,67% |
-98,84% |
15º |
CHEVROLET PRISMA |
1 |
2 |
9 |
0,00% |
0,01% |
-50,00% |
-88,89% |
16º |
LIFAN LF530 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
27151 |
21962 |
35027 |
100,00% |
100,00% |
23,63% |
-22,49% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet faz investimento bilionário para inédito SUV e novo Onix
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Sedãs em junho: Chevrolet Onix Plus lidera com folga entre os compactos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Chevrolet Onix volta a ser produzido após paralisação por enchentes no RS