Mesmo com um ano de 2021 complicado, o mercado de duas rodas nacional conseguiu manter um calendário saudável de lançamentos ao longo do ano passado. Da mesma forma, a previsão agora para 2022 não está muito diferente, com estreias programadas para diversas categorias.
Neste ano, o mercado brasileiro de motocicletas deve receber boas e importantes adições. Além de modelos mais modernos e tecnológicos, 2022 terá estreias de modelos inéditos ou de nova geração que prometem deixar o segmento de duas rodas nacional a par das últimas novidades vistas na Europa. Separamos agora as principais motos que devem chegar ao Brasil em 2022.
Uma das promessas da Honda para 2022 é a nova NC 750X. A crossover média da marca deve passar a adotar por aqui as mesmas mudanças que foram apresentadas na Europa no ano passado. Além do visual repaginado, a nova NC 750X deverá trazer uma importante mudança: a opção do câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) como a Honda Africa Twin já oferece.
Após passar quase que todo o ano de 2021 antecipando a moto por teasers, a Triumph finalmente lançou a nova geração da Tiger 1200 lá fora em dezembro. E a filial brasileira já confirmou que a moto virá ao Brasil em 2022, mas ainda sem data certa. Entre as principais mudanças, a nova Triumph Tiger 1200 está equipada com o mesmo tricilíndrico da Speed Triple e entregando 150 cv de potência. Além disso, ficou 25 kg mais leve.
Outra aventureira - apesar de pouco usual - que chegará em 2022 é a nova Honda X-ADV. Ela deve continuar sendo a única a mesclar as capacidades de uma big trail com a praticidade de uma scooter no segmento de média cilindrada. O câmbio de dupla embreagem deve permanecer o mesmo, enquanto o propulsor ganhará potência. Além de ficar 3 kg mais leve, a moto deve receber um novo painel digital com tela de TFT de 5", quatro modos de condução e conectividade via Bluetooth.
Indo para as esportivas, a Honda já confirmou que trará a nova CB 1000R 2022 para o Brasil neste ano. A maior moto da linha "Neo Sports Cafe" da marca seguirá à risca as alterações vista na Europa. Em 2022, ela receberá a adição da versão Black Edition, com pintura escurecida e uma tampa no lugar do assento do garupa. A moto ainda ganhará novo painel digital com tela TFT colorida de 5" e conectividade via Bluetooth. O motor foi reprogramado e a versão Black Edition receberá de série o quickshifter bidirecional.
Aproveitando o sucesso das motos com visual e apelo retrô, a Kawasaki já confirmou para o Brasil a chegada da Z650RS ainda em 2022. A novidade foi apresentada no ano passado, inspirando-se em uma moto de mesmo nome da marca produzida no final dos anos 1970, mas utiliza o mesmo conjunto motriz dos modelos modernos, como a Ninja 650 e a naked Z650.
Prometida pela Honda desde 2020, a Forza 350 seria a resposta da marca para o avanço da Yamaha XMax no segmento das maxi-scooters, onde a rival lidera. Além das dificuldades da pandemia, a scooter intermediária da Honda passou por reformulação em novembro do ano passado. Ela ganhou novas opções de pintura e grafismos repaginados. Talvez por isso a marca tenha esperado as mudanças para lançar a moto por aqui. Quem sabe 2022 não seja o ano da Forza 350 no Brasil?
Em menos de um ano desde seu lançamento no Brasil, a Meteor 350 já se tornou a moto mais vendida da Royal Enfield por aqui. Em sua terra natal, na Índia, a plataforma inédita da estradeira já deu origem a mais um modelo: a Classic 350. Apesar do chassi e do motor compartilhado com a custom, a novidade tem visual ainda mais retrô e uma posição de pilotagem convencional. Se a Royal quiser continuar sua expansão no segmento de motos de média cilindrada no Brasil, é uma ótima opção.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz