A Triumph Motorcycles vem antecipando a Tiger 1200 2022 pelo que parece uma eternidade. Agora, a espera finalmente acabou, porque todas as cinco novas versões foram lançadas. Apesar das grandes mudanças, ela permanece com as versões GT voltadas para o asfalto e as Rally para a aventura. A boa notícia é que as configurações GT Explorer, Rally Pro e Rally Explorer estão confirmadas para o Brasil e devem chegar por aqui em 2022. Vamos ao que mudou?

Motor

A família Tiger 1200 2022 agora é movida pelo mesmo motor de três cilindros em linha 1.160 cm³ encontrado na nova Speed ​​Triple. Na aventureira da Triumph, ele entrega 150 cv de potência a 9.000 rpm, e 13,25 kgfm de torque a 7.000 rpm. Outra novidade é o virabrequim tipo "crossplane", que a marca diz possibilitar melhores respostas em baixas rotações.

Chassi 

Você conhece aquele amigo que não vê há um tempo, depara-se com ele após anos e descobre que tem ido à academia regularmente e agora está na melhor forma de sua vida? Parece que foi isso que aconteceu com a nova família Tiger 1200. Mesmo ainda usando um eixo cardã para a transmissão final, a moto ficou impressionantes 25 kg mais leve que a geração anterior.

2022 Triumph Tiger 1200 Rally Pro - Outdoor - Sideways

Um dos muitos elementos que a Triumph enfatizou após ouvir os clientes foi o redesenho do chassi. É por isso há um chassi auxiliar de alumínio aparafusado na Tiger 1200. Se necessário, é possível substituí-lo facilmente. Além disso, a Triumph afinou a cintura da moto. A altura do assento é ajustável entre 850 e 870 milímetros, mas há um assento baixo oferecido como acessório.

Parte da economia de peso veio da adoção de tanques de combustível de alumínio em toda a linha. Os modelos Tiger 1200 GT, GT Pro e Rally Pro têm um tanque de combustível de 20 litros. Enquanto isso, os modelos Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer recebem um tanque de combustível de 30 litros de, adequado para viagens de longa distância. Também há diferenças de ciclística. O ângulo de trail é de 24,1º nas GT e de 23,7º nas Rally. O trail, respectivamente, é de 120 mm e 112 mm.

Confira os pesos em ordem de marcha de cada uma das versões:

Tiger 1200 GT: 240 kg
Tiger 1200 GT Pro: 245 kg
Tiger 1200 GT Explorer: 255 kg 
Tiger 1200 Rally Pro: 249 kg
Tiger 1200 Rally Explorer: 261 kg 

Suspensão e freios

2022 Triumph Tiger 1200 Rally Pro - Outdoor - Stand Up Profile

A suspensão semi-ativa Showa vem de fábrica em toda as versões, com as variantes GT tendo 200 mm de curso e as variantes Rally já com 220 mm. Os freios dianteiros são um par de discos flutuantes de 320 mm da Brembo, mesma fornecedora do traseiro que tem disco único de de 282 mm. ABS é de série nas duas rodas.

A Triumph Tiger 1200 2022 recebe nas versões GT, GT Pro e GT Explorer um conjunto de rodas de liga leve com 19 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira. Ambos usam pneus Metzeler Tourance. Para os pilotos buscando o off-road, as Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer apresentam rodas raiadas de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas na traseira. Ambas usam pneus Metzeler Karoo Street sem câmara.

Galeria: Linha Triumph Tiger 1200 2022

Tecnologia

A Triumph já equipou a Tiger 1200 2022 com monitor de ponto cego, que está disponível nas versões GT Explorer e Rally Explorer. Este pacote inclui tanto o monitor quanto a assistência para mudança de faixa. Ele usa radares e foi desenvolvido com a ajuda da Continental. Controle de tração atuante em curvas, modos de condução, farol de LED e um painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas e conectividade Bluetooth vêm de fábrica em todas as configurações da aventureira.

Veja na lista abaixo alguns itens de série das versões que serão vendidas no Brasil:

Luzes de curva
Quickshifter
Assistente de partida em rampas
Manoplas aquecidas
Assentos aquecidos (versões Explorer apenas)
Controle de cruzeiro
Monitoramento da pressão dos pneus

Preços para a nova Triumph Tiger 1200 2022 

Enquanto a Triumph já confirmou a chegada da nova geração da aventureira para o mercado brasileiro, seus preços por aqui devem ser revelados apenas no lançamento oficial. Para referência, veja quanto custam cada uma das versões nos EUA:

Triumph Tiger 1200 GT: US$19,100 (R$ 105.747)

Triumph Tiger 1200 GT Pro: US$21,400 (R$ 118.481)

Triumph Tiger 1200 GT Explorer: US$23,100 (R$ 127.893)

Triumph Tiger 1200 Rally Pro: US$22,500 (R$ 124.571)

Triumph Tiger 1200 Rally Explorer: US$24,200 (R$ 133.983) 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com