Os entusiastas da Toyota já são agraciados no mercado europeu com modelos bem divertidos como a nova geração do Supra, o GR 86 e o compacto Yaris GR. Agora a gama esportiva da marca no velho continente será complementada pela nova Hilux GR Sport, versão da picape preparada pela divisão Gazo Racing que estreará por lá no segundo semestre deste ano. A versão também será lançada no Brasil em breve.
Para o mercado europeu, a Hilux GR Sport traz um visual idêntico ao da picape esportiva que foi revelada em dezembro na Argentina por meio das redes sociais do piloto de rali Gabriel Raies, que é embaixador da marca no país hermano. Ou seja, a caminhonete ostenta uma grade diferente com o nome da Toyota escrito por extenso (um tributo à quarta geração da picape dos anos 1980), além de acabamento colmeia no preenchimento da peça e moldura em preto brilhante. Detalhe ainda para os faróis de neblina com molduras dotadas de filetes horizontais, bem como os faróis com projetores e luzes DRL.
O estilo esportivo da Hilux GR Sport é destacado ainda pelas molduras plásticas nas caixas de roda (com um entalhe na parte central), os retrovisores pretos, rodas de liga-leve de 17 polegadas com desenho próprio e acabamento diamantado, pneus todo-terreno e um novo estribo lateral. O logotipo GR, que faz menção a Gazoo Racing, aparece tanto na grade frontal quanto nas portas dianteiras e na tampa da caçamba.
Mecanicamente, a Hilux GR Sport que será vendida na Europa virá equipada com novos amortecedores tipo monotubo e novas molas dianteiras, que prometem ter melhor desempenho de amortecimento (eliminando solavancos) e maior rigidez. Para diferenciar visualmente essa versão das outras Hilux, a variante GR Sport recebeu uma pintura vermelha nas molas – o que reforça o visual esportivo. Comparado as configurações comuns, a Toyota afirma que a Hilux GR tem direção mais leve e direta, com a picape ainda tendo melhor desempenho em reta, rolamento da carroceria reduzido e maior aderência traseira.
Assim como a configuração vendida na Tailândia, a Hilux GR Sport que será vendida no velho continente contará com o motor 2.8 turbodiesel calibrado para render 204 cv e 51 kgfm de torque – rendimento igual ao da Toyota comum vendida no Brasil. Na Argentina, de onde sairá a Hilux GR Sport que estreará em terras tupiniquins ainda este ano, este mesmo motor vai entregar ao menos 224 cv (20 cv a mais). É por enquanto uma exclusividade da versão que será comercializada nos dois países da América do Sul.
A Toyota Hilux GR Sport será vendida na Europa também sempre com cabine dupla e com as mesmas capacidades de carga da Hilux padrão. No mais, a cabine da versão esportiva da caminhonete trará novos bancos dianteiros esportivos combinando couro preto com camurça sintética perfurada e costuras contrastantes, além de um friso vermelho no painel. A marca GR Sport está presente nos encostos dos bancos, nos tapetes, no botão de partida e na animação do display do computador de bordo.
Na lista de itens de série estarão incluídos faróis full-LED, chave presencial para acesso e partida, ar-condicionado digital automático de duas zonas, controle de descida, diferencial de deslizamento limitado e mais.
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