A Volkswagen acaba de anunciar que o Gol sairá de linha definitivamente na Argentina. O hatch de entrada está no mercado local há 30 anos e teve mais de 830.000 unidades comercializadas, fora que foi líder de vendas na Argentina por 17 anos - um recorde. Com a saída do modelo do catálogo, o Volkswagen Polo se tornará o novo veículo básico da montadora.
Os últimos 1.500 Gol que faltam serem entregues são os mesmos que não têm o controle de estabilidade (ESP), item de segurança que passará a ser obrigatório em todos os carros novos vendidos na Argentina a partir de 1º de janeiro de 2022. Além disso, o governo também autorizou a venda do Gol para aqueles que adquiriram o hatch através de um plano de poupança, pessoas que serão as principais vítimas, pois receberão um carro com características de segurança obsoletas mesmo depois da data permitida para sua venda na Argentina.
A VW iniciou seu desenvolvimento em Brasil com base na plataforma BX. O hatch foi lançado no Brasil em 1980 e só chegou na Argentina no início dos anos 90. O hatchback foi produzido na Argentina de 1994 a 2003, e teve motores que iam de 1,6 a 1,8 litro, mas todos nos lembramos do 2.0 GTi. A reestilização chegou em meados dos anos 90 usando a mesma base, mas mudando tudo, medidas, altura, carroceria e interior.
Ao longo de aproximadamente 20 anos, o Gol continuou à venda com duas mudanças de estilo consideráveis e adotou tecnologias como a injeção eletrônica de combustível. Nas versões "bolinha" também teve a Saveiro e a perua familiar (a famosa Parati no Brasil), que era chamada de Gol Country na Argentina. Em 2008 finalmente chegou a geração realmente nova, baseada na plataforma do Fox. Conhecido como Gol Trend, o modelo finalmente tinha um motor transversal e uma estrutura mais moderna.
Assim como no Brasil, a nova geração do Gol na Argentina aposentou a Parati, ficando a cargo do novo sedã Voyage a função de carro familiar. Em sua jornada, essa última geração ganhou facelifts, câmbio automatizado i-Motion e transmissão automática com motor 1.6 16V MSi. Porém, sua plataforma PQ35 data de 2002 e não pode receber o controle de estabilidade ESP (ou a VW não quer fazer o investimento).
Enquanto na Argentina o Gol dá seu adeus ao mercado por não receber o controle de estabilidade, no Brasil ele ainda vai durar como conhecemos ao menos até o final de 2022, já que seus números de vendas ainda são notáveis. Esse prazo se dá até a chegada do Polo Track, que assumirá a função de carro de entrada da Volkswagen no Brasil.
A constatação veio no início de novembro sobre as declarações de Pablo Di Si, na época presidente da Volkswagen na América do Sul e agora chairman executivo da montadora, que não chegou a detalhar mudanças, mas confirmou que o aporte de R$ 7 bilhões da VW na região dará origem a uma nova família de carros de entrada no Brasil, cujo lançamento será a partir de 2023 com o lançamento do Polo Track.
No mês passado, o então presidente falou sobre a importância do Gol e deu pistas sobre o que acontecerá. "O Gol é um ícone, como a Kombi e o Fusca. Para nós está sendo um processo de assimilação, a legislação mudou e essa nova família de compactos irá afetar o carro no futuro. Nós continuaremos produzindo o Gol em 2022, mas claramente nossa estratégia será a plataforma MQB no futuro”, explica Di Si. Com essa confirmação, podemos ter certeza que o Gol sairá de linha no final do ano que vem. Será que ele volta no futuro como um mini-SUV no melhor estilo de Fiat Pulse e do futuro Citroën C3 2023?
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