Em queda pelo 5º mês consecutivo, o mercado alemão emplacou em novembro menos de 200 mil veículos novos (198.258) segundo a KBA - entidade que representa os revendedores no país -, uma retração de quase 32%. Com isso, o acumulado (2.394.502) de 2021, que era positivo até agosto, agora está negativo em 8,1%.
A previsão de especialistas segue apontando que este deverá ser o pior ano para o maior mercado europeu desde 1985. A Volkswagen (29.561) se manteve à frente entre as montadoras, mas agora com menos de 15% de market share. A Mercedes (20.586) ficou à frente da BMW (16.738) pelo 2º mês seguido e agora está a apenas 1,3 mil unidades da rival no acumulado, deixando para dezembro a definição de quem terminará o ano como vice.
POS. |
MARCA |
NOV.21 |
% MERCADO 2021 |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
VW |
29.561 |
14,9% |
51.087 |
17,6% |
-42,1% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
20.586 |
10,4% |
32.869 |
11,3% |
-37,4% |
3º |
BMW |
16.738 |
8,4% |
24.532 |
8,5% |
-31,8% |
4º |
OPEL |
13.063 |
6,6% |
18.338 |
6,3% |
-28,8% |
5º |
SKODA |
11.467 |
5,8% |
17.094 |
5,9% |
-32,9% |
6º |
AUDI |
10.548 |
5,3% |
19.149 |
6,6% |
-44,9% |
7º |
RENAULT |
10.516 |
5,3% |
13.775 |
4,7% |
-23,7% |
8º |
HYUNDAI |
9.823 |
5,0% |
9.936 |
3,4% |
-1,1% |
9º |
FORD |
8.791 |
4,4% |
19.669 |
6,8% |
-55,3% |
10º |
FIAT |
6.294 |
3,2% |
7.577 |
2,6% |
-16,9% |
11º |
SEAT |
5.685 |
2,9% |
9.291 |
3,2% |
-38,8% |
12º |
TESLA |
5.613 |
2,8% |
1.680 |
0,6% |
234,1% |
13º |
KIA |
5.594 |
2,8% |
5.600 |
1,9% |
-0,1% |
14º |
TOYOTA |
5.132 |
2,6% |
8.498 |
2,9% |
-39,6% |
15º |
PEUGEOT |
4.027 |
2,0% |
5.828 |
2,0% |
-30,9% |
16º |
MINI |
3.973 |
2,0% |
3.634 |
1,3% |
9,3% |
17º |
DACIA |
3.807 |
1,9% |
4.702 |
1,6% |
-19,0% |
18º |
MITSUBISHI |
3.429 |
1,7% |
2.910 |
1,0% |
17,8% |
19º |
VOLVO |
3.310 |
1,7% |
4.615 |
1,6% |
-28,3% |
20º |
SMART |
2.677 |
1,4% |
3.018 |
1,0% |
-11,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
TOTAL |
198.258 |
100,0% |
290.150 |
100,0% |
-31,7% |
|
ACUMULADO |
2.394.502 |
100,0% |
2.606.284 |
100,0% |
-8,1% |
Entre os modelos, um novo líder: se em outubro a posição de honra coube de maneira inédita ao VW T-Roc (4.719), segundo colocado desta vez, o topo da tabela ficou agora com o Opel Corsa (4.806). Próximo dos dois primeiros, o elétrico Renault Zoe jamais havia estado no pódio. 15º em outubro, o Up! (3.986) saltou para a 4ª posição.
Praticamente em empate técnico com o VW, o Mini (3.973) e o Mercedes GLC (3.964) – nº 1 entre os premium – vieram na sequência. Com avanço de quase 137% frente a 2020, enquanto o Tesla Model 3 (3.825) foi o 8º. Sentindo falta de algum modelo? Pois bem: em queda de quase 70%, o VW Golf(3.186) caiu para 10º, sua pior posição desde o lançamento na década de 70. Repetindo a 31ª posição do mês anterior, o Q5 (1.792) foi novamente o melhor dos Audi.
POS. |
MODELO |
NOV.21 |
% MERCADO 2021 |
NOV.20 |
% MERCADO 2020 |
% VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º |
OPEL CORSA |
4.806 |
2,4% |
6.768 |
2,3% |
-29,0% |
2º |
VW T-ROC |
4.719 |
2,4% |
5.703 |
2,0% |
-17,3% |
3º |
RENAULT ZOE |
4.200 |
2,1% |
4.287 |
1,5% |
-2,0% |
4º |
VW UP |
3.986 |
2,0% |
4.117 |
1,4% |
-3,2% |
5º |
MINI |
3.973 |
2,0% |
3.634 |
1,3% |
9,3% |
6º |
MERCEDES GLC |
3.964 |
2,0% |
4.342 |
1,5% |
-8,7% |
7º |
FIAT 500 |
3.904 |
2,0% |
3.757 |
1,3% |
3,9% |
8º |
TESLA MODEL 3 |
3.825 |
1,9% |
1.617 |
0,6% |
136,5% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
3.307 |
1,7% |
5.282 |
1,8% |
-37,4% |
10º |
VW GOLF |
3.186 |
1,6% |
10.515 |
3,6% |
-69,7% |
11º |
VW T-CROSS |
3.077 |
1,6% |
2.796 |
1,0% |
10,1% |
12º |
MERCEDES CLASSE E |
2.753 |
1,4% |
4.200 |
1,4% |
-34,5% |
13º |
OPEL ASTRA |
2.665 |
1,3% |
3.581 |
1,2% |
-25,6% |
14º |
FORD KUGA |
2.557 |
1,3% |
2.871 |
1,0% |
-10,9% |
15º |
OPEL MOKKA |
2.535 |
1,3% |
0 |
0,0% |
- |
16º |
HYUNDAI KONA |
2.506 |
1,3% |
4.545 |
1,6% |
-44,9% |
17º |
KIA CEED |
2.429 |
1,2% |
2.008 |
0,7% |
21,0% |
18º |
VW PASSAT |
2.264 |
1,1% |
6.764 |
2,3% |
-66,5% |
19º |
VW TRANSPORTER |
2.260 |
1,1% |
2.941 |
1,0% |
-23,2% |
20º |
MERCEDES CLASSE A |
2.256 |
1,1% |
5.025 |
1,7% |
-55,1% |
21º |
VW TIGUAN |
2.212 |
1,1% |
5.200 |
1,8% |
-57,5% |
22º |
MERCEDES CLASSE C |
2.195 |
1,1% |
3.648 |
1,3% |
-39,8% |
23º |
BMW X1 |
2.151 |
1,1% |
3.047 |
1,1% |
-29,4% |
24º |
MERCEDES GLA |
2.129 |
1,1% |
2.151 |
0,7% |
-1,0% |
25º |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.114 |
1,1% |
1.235 |
0,4% |
71,2% |
26º |
FIAT DUCATO |
2.059 |
1,0% |
2.455 |
0,8% |
-16,1% |
27º |
BMW SÉRIE 1 |
2.028 |
1,0% |
3.078 |
1,1% |
-34,1% |
28º |
BMW X3 |
2.000 |
1,0% |
2.096 |
0,7% |
-4,6% |
29º |
FORD FOCUS |
1.917 |
1,0% |
5.687 |
2,0% |
-66,3% |
30º |
SMART FORTWO |
1.809 |
0,9% |
2.386 |
0,8% |
-24,2% |
31º |
AUDI Q5 |
1.792 |
0,9% |
2.550 |
0,9% |
-29,7% |
32º |
TESLA MODEL Y |
1.787 |
0,9% |
0 |
0,0% |
- |
33º |
HYUNDAI TUCSON |
1.784 |
0,9% |
1.276 |
0,4% |
39,8% |
34º |
BMW SÉRIE 5 |
1.772 |
0,9% |
2.551 |
0,9% |
-30,5% |
35º |
SEAT LEON |
1.761 |
0,9% |
2.272 |
0,8% |
-22,5% |
36º |
VW POLO |
1.742 |
0,9% |
5.359 |
1,8% |
-67,5% |
37º |
BMW SÉRIE 3 |
1.727 |
0,9% |
5.331 |
1,8% |
-67,6% |
38º |
PEUGEOT 208 |
1.726 |
0,9% |
1.012 |
0,3% |
70,6% |
39º |
SKODA KAROQ |
1.681 |
0,8% |
2.038 |
0,7% |
-17,5% |
40º |
AUDI Q3 |
1.633 |
0,8% |
2.273 |
0,8% |
-28,2% |
41º |
RENAULT CLIO |
1.568 |
0,8% |
1.846 |
0,6% |
-15,1% |
42º |
FORD TRANSIT |
1.563 |
0,8% |
1.767 |
0,6% |
-11,5% |
43º |
DACIA DUSTER |
1.543 |
0,8% |
1.532 |
0,5% |
0,7% |
44º |
VW ID.3 |
1.517 |
0,8% |
2.439 |
0,8% |
-37,8% |
45º |
MERCEDES CLA |
1.470 |
0,7% |
2.740 |
0,9% |
-46,4% |
46º |
SKODA SUPERB |
1.463 |
0,7% |
2.156 |
0,7% |
-32,1% |
47º |
HYUNDAI IONIQ5 |
1.456 |
0,7% |
291 |
0,1% |
400,3% |
48º |
RENAULT TWINGO |
1.433 |
0,7% |
1.298 |
0,4% |
10,4% |
49º |
SKODA ENYAQ |
1.417 |
0,7% |
0 |
0,0% |
- |
50º |
BMW SÉRIE 2 |
1.399 |
0,7% |
2.390 |
0,8% |
-41,5% |
Observação: Números de novembro/20 indisponíveis para o Opel Mokka.
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos