As vendas de veículos novos na China seguem em marcha lenta. Segundo a CAAM, entidade responsável pelos números oficiais no maior mercado mundial, foram vendidas em novembro 2,5 milhões de unidades, 9% a menos na comparação com o mesmo período de 2020. Desde abril, aliás, o país não registra crescimento.
Ainda positivo em 4,5%, o acumulado de 2021 chegou a quase 23,5 milhões de unidades. Com a maior queda no top 10 (-27,6%), a Volkswagen assegurou 47 mil unidades de vantagem sobre a Toyota (167.701), que havia sido superada pela Honda (161.565) nos dois meses anteriores. Destaque para a evolução das locais Wuling (101.220) e BYD (97.242) e para os quase 145% de crescimento da Tesla (52.859), o maior do top 20.
POS. |
MARCA |
NOV.21 |
% PART. 2021 |
NOV.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW |
214.719 |
8,5% |
296.690 |
10,7% |
-27,6% |
2º |
TOYOTA |
167.701 |
6,6% |
156.504 |
5,6% |
7,2% |
3º |
HONDA |
161.565 |
6,4% |
180.361 |
6,5% |
-10,4% |
4º |
GEELY |
104.168 |
4,1% |
125.712 |
4,5% |
-17,1% |
5º |
WULING |
101.220 |
4,0% |
68.903 |
2,5% |
46,9% |
6º |
BYD |
97.242 |
3,9% |
52.806 |
1,9% |
84,1% |
7º |
NISSAN |
93.508 |
3,7% |
125.016 |
4,5% |
-25,2% |
8º |
CHERY |
82.283 |
3,3% |
71.166 |
2,6% |
15,6% |
9º |
BUICK |
81.137 |
3,2% |
110.298 |
4,0% |
-26,4% |
10º |
CHANGAN |
78.833 |
3,1% |
103.870 |
3,7% |
-24,1% |
11º |
MG |
69.848 |
2,8% |
44.694 |
1,6% |
56,3% |
12º |
HAVAL |
69.170 |
2,7% |
101.812 |
3,7% |
-32,1% |
13º |
AUDI |
54.157 |
2,1% |
66.756 |
2,4% |
-18,9% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
53.128 |
2,1% |
62.451 |
2,3% |
-14,9% |
15º |
TESLA |
52.859 |
2,1% |
21.604 |
0,8% |
144,7% |
16º |
GAC |
50.618 |
2,0% |
41.177 |
1,5% |
22,9% |
17º |
DONGFENG |
47.906 |
1,9% |
31.599 |
1,1% |
51,6% |
18º |
BMW |
45.514 |
1,8% |
60.869 |
2,2% |
-25,2% |
19º |
CHEVROLET |
35.072 |
1,4% |
31.411 |
1,1% |
11,7% |
20º |
HYUNDAI |
33.302 |
1,3% |
49.426 |
1,8% |
-32,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.522.000 |
100,0% |
2.770.000 |
100,0% |
-9,0% |
|
ACUMULADO |
23.489.000 |
100,0% |
22.470.000 |
100,0% |
4,5% |
Entre os modelos, a liderança coube ao VW Lavida (46.913), uma das duas versões chinesas do Jetta, que só havia conquistado a posição de honra em 2021 apenas em março. A briga pelo topo, aliás, foi bastante acirrada, com aproximadamente 1,5 mil unidades separando o 1º do 3º colocado. O Wuling Hongguang Mini EV (45.576), vice pelo 3º mês consecutivo, completou seis meses ininterruptos no pódio. Preferido no ano com folga, o Nissan Sylphy (45.399) – nomenclatura local do Sentra – foi o 3º.
A Wuling ainda emplacou o Hongguang (34.904) na 4ª posição, à frente de um Haval H6 (32.443) novamente líder entre os SUVs e crossovers - e que é especulado como um dos primeiros carros que a Great Wall lançará no Brasil a partir de 2022. Arquirrivais em nível global, Toyota Corolla (31.290) e Honda Civic (27.368), embora ambos em baixa, garantiram lugar no top 10. Model Y (26.759) e Model 3 (26.100) asseguraram o 10º e o 11º lugares para a Tesla.
Preferido em setembro e 11º em outubro, o Buick Excelle Yinlang (20.676) desta vez foi apenas o 20º colocado. Perto do top 20, o Chery Tiggo 8 emplacou mais de 20 mil unidades (20.264). Destaque negativo, o VW Bora (14.431), em queda de quase 68% frente a 2020, caiu da 15ª para a 40ª posição nas últimas semanas.
POS. |
MODELO |
NOV.21 |
% PART. 2021 |
NOV.20 |
% PART. 2020 |
VAR. 2021/2020 |
1º |
VW LAVIDA |
46.913 |
1,9% |
48.506 |
1,8% |
-3,3% |
2º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
45.576 |
1,8% |
28.246 |
1,0% |
61,4% |
3º |
NISSAN SYLPHY |
45.399 |
1,8% |
54.484 |
2,0% |
-16,7% |
4º |
WULING HONGGUANG |
34.904 |
1,4% |
33.820 |
1,2% |
3,2% |
5º |
HAVAL H6 |
32.443 |
1,3% |
55.001 |
2,0% |
-41,0% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
31.290 |
1,2% |
36.046 |
1,3% |
-13,2% |
7º |
BYD QIN PLUS |
28.151 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
8º |
MG ZS |
27.683 |
1,1% |
18.387 |
0,7% |
50,6% |
9º |
HONDA CIVIC |
27.368 |
1,1% |
28.068 |
1,0% |
-2,5% |
10º |
TESLA MODEL Y |
26.759 |
1,1% |
0 |
0,0% |
- |
11º |
TESLA MODEL3 |
26.100 |
1,0% |
21.604 |
0,8% |
20,8% |
12º |
TOYOTA CAMRY |
25.341 |
1,0% |
19.003 |
0,7% |
33,4% |
13º |
BYD SONG |
25.077 |
1,0% |
21.296 |
0,8% |
17,8% |
14º |
HONDA ACCORD |
25.049 |
1,0% |
24.162 |
0,9% |
3,7% |
15º |
GEELY EMGRAND |
23.186 |
0,9% |
23.407 |
0,8% |
-0,9% |
16º |
TOYOTA LEVIN |
22.911 |
0,9% |
22.773 |
0,8% |
0,6% |
17º |
BUICK GL8 |
21.554 |
0,9% |
18.196 |
0,7% |
18,5% |
18º |
VW SAGITAR |
21.212 |
0,8% |
34.210 |
1,2% |
-38,0% |
19º |
MG 5 |
20.895 |
0,8% |
8.691 |
0,3% |
140,4% |
20º |
BUICK EXCELLE YINLANG |
20.676 |
0,8% |
40.440 |
1,5% |
-48,9% |
21º |
CHANGAN CS75 |
20.654 |
0,8% |
32.759 |
1,2% |
-37,0% |
22º |
CHERY TIGGO 8 |
20.264 |
0,8% |
20.677 |
0,7% |
-2,0% |
23º |
CHANGAN CS55 |
20.033 |
0,8% |
14.295 |
0,5% |
40,1% |
24º |
TOYOTA RAV4 |
19.184 |
0,8% |
19.265 |
0,7% |
-0,4% |
25º |
NISSAN QASHQAI |
18.988 |
0,8% |
17.964 |
0,6% |
5,7% |
26º |
HONDA XR-V |
18.233 |
0,7% |
15.202 |
0,5% |
19,9% |
27º |
TOYOTA WILDLANDER |
18.043 |
0,7% |
11.086 |
0,4% |
62,8% |
28º |
HONDA VEZEL |
17.875 |
0,7% |
15.749 |
0,6% |
13,5% |
29º |
HONDA CR-V |
17.843 |
0,7% |
31.455 |
1,1% |
-43,3% |
30º |
GEELY BOYUE |
17.312 |
0,7% |
26.136 |
0,9% |
-33,8% |
31º |
NISSAN TEANA |
17.310 |
0,7% |
15.879 |
0,6% |
9,0% |
32º |
GEELY BINYUE |
17.068 |
0,7% |
14.656 |
0,5% |
16,5% |
33º |
HONDA BREEZE |
16.919 |
0,7% |
13.389 |
0,5% |
26,4% |
34º |
VW PASSAT |
16.421 |
0,7% |
13.070 |
0,5% |
25,6% |
35º |
VW TIGUAN L |
15.731 |
0,6% |
21.110 |
0,8% |
-25,5% |
36º |
WULING ASTA |
15.603 |
0,6% |
0 |
0,0% |
- |
37º |
ROEWE RX5 |
15.230 |
0,6% |
15.314 |
0,6% |
-0,5% |
38º |
MERCEDES CLASSE E L |
14.917 |
0,6% |
13.346 |
0,5% |
11,8% |
39º |
MERCEDES GLC |
14.760 |
0,6% |
15.425 |
0,6% |
-4,3% |
40º |
VW BORA |
14.431 |
0,6% |
44.595 |
1,6% |
-67,6% |
41º |
JETOUR X70 |
14.385 |
0,6% |
12.195 |
0,4% |
18,0% |
42º |
CHEVROLET MONZA |
14.036 |
0,6% |
14.180 |
0,5% |
-1,0% |
43º |
LI ONE |
13.485 |
0,5% |
4.646 |
0,2% |
190,2% |
44º |
HYUNDAI ELANTRA |
13.366 |
0,5% |
11.861 |
0,4% |
12,7% |
45º |
AUDI Q5 L |
13.346 |
0,5% |
16.899 |
0,6% |
-21,0% |
46º |
BYD HAN |
12.841 |
0,5% |
10.105 |
0,4% |
27,1% |
47º |
AUDI A6 L |
12.799 |
0,5% |
18.051 |
0,7% |
-29,1% |
48º |
GEELY XINGRUI |
12.702 |
0,5% |
7.017 |
0,3% |
81,0% |
49º |
CHERY TIGGO 7 |
12.201 |
0,5% |
9.346 |
0,3% |
30,5% |
50º |
BMW SÉRIE 3 L |
12.140 |
0,5% |
16.123 |
0,6% |
-24,7% |
Fontes: CarSalesBase / Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Volta de impostos a eletrificados, Jetta GLI 2025 e mais
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Volkswagen Jetta terá facelift revelado no dia 25; frente será redesenhada
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jetta ganhará novo visual ainda neste mês de junho, confirma Volkswagen
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Comparativo: Honda Civic e:HEV e VW Jetta GLI mostram nichos dos médios