Toyota ProBox: perua estilo anos 80 faz papel de Fiorino no Japão

Station destinada ao trabalho tem interior super simples e visual que parou no tempo

Toyota ProBox Toyota ProBox

Apesar da disseminação de informações sobre os mais variados mercados automotivos do mundo, muitos ainda escondem modelos pouco conhecidos do grande público. É o caso do Japão, onde veículos projetados especificamente para as necessidades e gostos locais acabam quase nunca ganhando espaço na mídia. Prova disso é a perua Toyota Probox, que está à venda há quase 20 anos com atuação voltada para o segmento de comerciais leves.

O modelo foi lançado no mercado japonês em 2002 e recebeu leves retoques visuais em 2014. Está para o mercado local assim como o Fiat Fiorino está para o Brasil, ou seja, atuando no transporte de pequenas cargas e atendendo tanto microempresas quanto comerciantes autônomos. Oferece preço atrativo, baixo custo de manutenção e confiabilidade mecânica para desempenhar o trabalho sem gerar dores de cabeça.

No visual, tudo permanece praticamente intacto desde 2014. As linhas são simples e já não refletem mais a identidade de design da Toyota. Por dentro, o habitáculo remete aos anos 1980 dada a simplicidade do painel e ausência completa de recursos modernos. O quadro de instrumentos, por exemplo, é composto apenas por um velocímetro solitário acompanhado de um pequeno display digital logo abaixo. Nada de conta-giros ou marcador de temperatura.

Central multimídia também é item inexistente, sendo oferecido apenas um simples rádio e um suporte para celular ao lado do volante. Dependendo da versão, nem mesmo o rádio é oferecido de série. O volante também é simples (nada de comandos integrados) e vidros elétricos estão disponíveis apenas na dianteira. Atrás, os bancos são bastante simples e projetados para facilitar o rebatimento e ampliar o espaço para o transporte de cargas.

Sob o capô, são oferecidos motores a gasolina 1.3 de 94 cv, 1.5 de 107 cv e uma versão 1.5 híbrida. Em todos os casos o câmbio é automático do tipo CVT, com tração dianteira ou integral (algo comum no Japão, mesmo para modelos compactos). Os preços começam em 1,491 milhões de ienes, cerca de R$ 75 mil numa conversão direta. A novidade da linha 2022 é a chegada da variante GX, que agrega modernidades como retrovisores rebatíveis e tomada no painel.

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