Presente em carros de todo o Brasil desde o segundo semestre de 2018, a placa Mercosul sempre foi motivo de polêmica, principalmente a questão do novo modelo que ia nos veículos de coleção, a famosa placa preta que acabou perdendo o sentido em ter este nome por perder a tonalidade escura. Mas eis uma boa notícia: a placa preta deve voltar a partir do ano que vem!

As informações sobre a volta da placa preta para os veículos de coleção foram publicadas no Instagram @clubedocarroantigodobrasilm. De acordo com o perfil, no último dia 13 de dezembro foi aprovada em uma reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a resolução que regulamenta a alteração da Placa de Colecionador Mercosul. Com isso, a placa anteriormente branca passará para a tradicional de fundo preto.

external_image

No entanto, por enquanto ainda vigora a atual placa Mercosul para os veículos antigos com mais de 30 anos, que basicamente é a placa com fundo branco e letras cinzas. Por ser um tanto discreta e bastante parecida com as demais placas Mercosul (particular, comercial, especial, oficial e diplomático), a nova placa Mercosul de veículos de coleção é motivo de crítica pelos antigomobilistas desde que os primeiros estudos surgiram na época.

 

A antiga placa preta era bem diferente das placas convencionais, e era motivo de orgulho pelos proprietários de carros antigos, fora que quem não é entusiasta de veículos antigos acaba não conseguindo diferenciar um modelo de coleção com a versão Mercosul da placa de um carro particular. Para receber uma placa de veículo de coleção, um modelo clássico no Brasil tem que ter mais de 30 anos de fabricação e ter pelo menos 80% das características originais, fora que seu proprietário tem que se filiar a algum clube de carro antigo.

Vale lembrar que em outubro o Governo Federal abriu uma consulta pública para os interessados escolherem entre duas novas opções da Placa Mercosul para veículos de coleção. Havia dois padrões, sendo ambos com fundo preto e letras brancas, apenas se diferenciando pela faixa superior onde o fundo é branco com o “Brasil” em letras azuis e a outra tem fundo azul com o nome do país com letras brancas. A consulta popular terminou em novembro e a definição da placa deve ser revelada em janeiro.

Ainda de acordo com o perfil no Instagram do Clube do Carro Antigo do Brasil, o Detran do Paraná e a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) farão uma cerimônia de emplacamento da placa Mercosul de fundo preto para janeiro de 2022, ou seja, já no mês que vem. Vale lembrar que a nova resolução do Contran passa a ter validade somente depois de ser publicada no Diário Oficial, o que ainda não ocorreu.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com