O Rio de Janeiro é o primeiro estado no Brasil a oferecer as novas placas padrão do Mercosul, unificando para o modelo já utilizado na Argentina e no Uruguai. A novidade foi lançada oficialmente nesta terça-feira (11), na capital fluminense, durante cerimônia com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy e do governador Luiz Fernando Pezão. 

Todos os Detrans do país estão em processo de homologação para introdução do novo modelo de placa desde 1º de agosto de 2018. À medida que forem homologando e integrando-se ao novo sistema, poderão instalar a nova placa. Segundo o ministro Alexandre Baldy, a medida tem o principal objetivo de contribuir com a segurança pública. “Esperamos que essa nova tecnologia da placa possa encerrar, definitivamente, as fraudes e clonagens de veículos. Será um grande avanço para as polícias, que terão meios mais eficientes para o rastreamento. E conseguimos, aqui no Rio de Janeiro, implementar isso tudo e oferecer a nova placa pelo mesmo preço da atual”, destacou.  

Placa padrão Mercosul

O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Maurício Alves, lembrou que a implementação da nova placa já era pauta há anos. “Desde 2011 o Brasil assumiu esse compromisso da mudança. Foi necessária a união de todo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para que isso fosse possível. Fizemos um grande empenho para que não custasse mais caro aos cidadãos”, explicou. 

Novo modelo - Todas as placas virão com o QRCode e há previsão, também, de se adotar chip. A troca não será obrigatória para todos os veículos. Quem quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo Mercosul. As operações são: emplacamento de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria de direção. 

Segundo informações dos órgãos que atualmente credenciam as empresas fabricantes/estampadoras, não há um tabelamento nos preços das placas veiculares, e o próprio mercado que regulará os valores por meio da livre concorrência. No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a nova placa chega com o mesmo preço da placa antiga: R$ 219,35.

Nova Placa Mercosul - Motos
Placa padrão Mercosul

Além do QR Code, outro item de segurança da nova placa é a marca d´água com o nome do país e do Mercosul, que evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem, e estará grafada na diagonal ao longo das placas. No Brasil, a placa terá uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa. 

O modelo segue o padrão definido para o Mercosul. Acontece, porém, que o Brasil tem uma frota bem maior: 97 milhões de veículos, o que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Bloco. Por isso, somos divididos em UF e municípios.

Fotomontagens: Motor1.com

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com