Os sistemas de condução autônoma de nível 2, como o AutoPilot da Tesla, estão se espalhando pela indústria, e a Audi lançou seu A8 com capacidade de nível 3 há alguns anos. A capacidade não significa que esteja pronto no sentido legal, mas parece que a tecnologia do Nível 3 da Mercedes-Benz está pronta para ir. A montadora é a primeira a obter uma "aprovação de sistema válida internacionalmente" para um sistema Nível 3 para o novo Classe S e EQS.

O que isso significa exatamente? O UN-R157 é um regulamento das Nações Unidas que estabelece padrões e referências em relação à tecnologia autônoma de nível 3 em veículos. Saltaremos a terminologia de dominação da mente e o legalês da regra e apenas lhe diremos que a Mercedes-Benz é a primeira montadora a atender a estas normas.

Isso é muito importante, porque saltar do Nível 2 para o Nível 3 significa um nível mais alto de consciência situacional e de tomada de decisão dos sistemas do veículo, permitindo que o motorista fique completamente livre das mãos e até mesmo desvie a atenção para longe da estrada à frente. Entretanto, esse motorista ainda deve estar pronto para intervir se necessário.

Galeria: Mercedes-Benz Drive Pilot Level 3

É importante observar que, embora se trate de um regulamento das Nações Unidas com escopo internacional, cada país ainda estabelece suas próprias regras em relação à tecnologia autônoma em veículos. É claro que ter aprovação internacional vai muito longe em convencer os países a darem aos fabricantes de automóveis a aprovação, e a Alemanha já o fez com a Mercedes-Benz.

Em veículos Mercedes-Benz com capacidade de nível 3, o sistema pode funcionar em tráfego pesado e congestionado a velocidades de até 60 km/h. Nessas circunstâncias, os veículos podem acelerar, frear e mudar de faixa conforme necessário, sem a necessidade de entrada do motorista. Ele está disponível em 13.191 quilômetros de rodovias alemãs, e estão sendo realizados testes para tê-lo disponível nos Estados Unidos e na China, uma vez que os regulamentos para essas regiões específicas permitem a tecnologia de Nível 3.

Enquanto a Mercedes-Benz reivindica uma vitória como o primeiro fabricante de automóveis a obter aprovação internacional de nível 3, não é a primeira a oferecer a tecnologia nem é a primeira a utilizá-la. Como mencionado anteriormente, a Audi foi a primeira a oferecer a funcionalidade do Nível 3 no A8 em 2017, mas não foi capaz de ativá-lo porque ninguém o permitiu. Na verdade, foi a Honda que levou a coroa de primeiro a utilizar no início deste ano, com o sedã Honda Legend usando a tecnologia de nível 3 em partes do Japão.

A UN-R157 foi estabelecida no início deste ano, portanto, espera-se que outras montadoras sigam a Mercedes-Benz na estrada para aprovação autônoma internacional de nível 3.

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