Meio esquecido no mercado, o Toyota Yaris vai seguir firme forte no Brasil. Isso porque a família do compacto da marca japonesa vai ser reestilizada e apresentada no começo de janeiro de 2022 no país, como confirmado por fontes ligadas à Toyota em primeira mão ao Motor1.com. Vale lembrar que tanto o Yaris Hatch como o Yaris Sedã chegarão com um leve tapa no visual, à exemplo do modelo vendido na Tailândia.
Agora confirmado, é importante dizer que o Yaris teve seus desenhos registrados no Brasil em fevereiro deste ano, com as versões sedã e hatch do compacto já aparecendo com o visual renovado nas duas carrocerias. A confirmação da dupla confirma o plano inicial da montadora, que era de completar o ciclo natural dos modelos lançados em 2018 em terras tupiniquins, ou seja, com eles mudando depois de três anos.
Com isso, o futuro do Yaris e Yaris Sedã está definido e o martelo está batido pela Toyota, acabando de vez com os rumores de que a dupla sairia de linha no país. Além disso, as fontes ligadas à Toyota revelaram ainda que ambos continuarão sendo comercializados por pelo menos mais três anos no Brasil, tempo padrão para a gama completar seu ciclo por aqui. Vale lembrar existe ainda a nova geração do Yaris, esta prevista para ser lançada em agosto de 2022 e que mudará até sua plataforma para a modular DNGA da Daihatsu. Porém, ainda não há planos desse novo modelo chegar por aqui.
Mas falando do Yaris reestilizado baseado na versão atual (que estreou na Tailândia e também é vendido no México), as principais mudanças ficarão concentradas na dianteira, especificamente no para-choque que terá uma entrada de ar trapezoidal com acabamento em preto brilhante.
Detalhe que o hatch terá preenchimento com acabamento colmeia, enquanto o sedã trará filetes horizontais. O para-choque também será redesenhado, alterando a área dos faróis de neblina. Já as luzes principais mantiveram o formato, podendo trazer um sistema full-LED para as versões mais caras e com luzes DRL integradas, ao invés de colocá-la junto a grade. Já a traseira de ambos seguirá igual.
Por dentro o design também seguirá o mesmo, com as novidades ficando apenas para a padronagem dos tecidos dos bancos e o grafismo do painel de instrumentos. Para ficar em sintonia com as demandas atuai, a central multimídia terá uma tela maior de 8 polegadas (era de 6,1” e 7 polegadas) com suporte a Android Auto e Apple CarPlay, além de uma nova porta USB.
Por fim, a Toyota reagirá ao mau resultado no Latin NCAP, que por conta dos protocolos mais rígidos reduziu a nota de quatro estrelas do modelo para uma estrela no final de outubro. Com isso, o Yaris reestilizado ficará mais seguro, pois a Toyota Argentina confirmou para ele o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. Não se sabe ainda quais equipamentos o Yaris incluirá nesse pacote, mas no Corolla e Corolla Cross comercializado por aqui o Toyota Safety Sense agrega piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de colisão e assistente de manutenção em faixa.
Apesar de estrear já no próximo mês no Brasil com um tapinha no visual e provavelmente com novidades em equipamentos, o Yaris deverá seguir com os atuais motores. Hoje temos o 1.3 aspirado de 101 cv e 12,9 kgfm exclusivo na versão de entrada do Yaris Hatch, além do 1.5 aspirado de 110 cv e 14,9 kgfm, ambos somente com a transmissão automática do tipo CVT.
Em relação ao mercado, o Yaris Hatch teve de janeiro a novembro 19.588 unidades emplacadas, enquanto o Yaris Sedã vendeu 11.628 unidades. Desempenho até bom para um modelo que está há algum tempo sem atualizações mais significativas. Agora é esperar a estreia dos novos modelos no começo de janeiro de 2022.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia