A Ford Ranger como conhecemos hoje vai mudar, isto é certo. A nova geração da picape já foi revelada nos EUA e as vendas por lá devem ter início no ano que vem. Para cá, a picape repaginada não deve chegar antes de 2023, apesar de a marca já ter anunciado grandes investimentos na linha de montagem de Santa Isabel (ARG), de onde a caminhonete vem importada, com intuito de adaptá-la para a novidade.
Com a certeza de pelo menos mais um ano de produção, a Ford não deve deixar a geração atual da Ranger sem novidade até lá. Os colegas do BF///MS compartilharam algumas imagens do que deve ser a terceira opção com visual diferenciado dentro da linha da picape média. O veículo estava estacionado no que parece ser um centro de logística e com os vidros escurecidos, não sendo possível ver o que ela trará por dentro.
Mas o que as imagens revelam por fora já é o suficiente para perceber que a Ford deve continuar investindo em suas picapes com estilo diferenciado. Depois da Ranger Black, com motor 2.2, tração 4x2 e visual escurecido, e da Ranger Storm, 3.2, 4x4 e mais aventureira, a marca deve expandir uma nomenclatura que vai estrear com a futura Maverick por aqui no ano que vem.
As inscrições da Ranger flagrada não deixam dúvidas de que a novidade se chamará FX4 também. Na Ford Maverick, ela indica a instalação do pacote opcional que inclui tração nas quatro rodas e mais alguns apetrechos para quem vai sair do asfalto. Na Ranger que aparece nas imagens, deve ser uma alteração um pouco menos radical, mas deslocada das atuais versões Storm e Black.
A "Ranger FX4" flagrada traz a inscrição 3.2 na lateral, indicando que ela deve trazer o motor turbodiesel de 5 cilindros das configurações mais completas da caminhonete da Ford, como a Storm. Com 200 cv e 47,9 kgfm atualmente, ele deve permanecer acompanhado pelo câmbio automático de 6 velocidades e tração 4x4. Da Storm, a novidade também utilizará as molduras plásticas nas caixas de roda, mas utilizará uma grade convencional, similar à vista no modelo norte-americano.
No entanto, os itens compartilhados parecem acabar por aí. As rodas da Ranger FX4 flagrada, escurecidas, têm design exclusivo, assim como os grafismos nas laterais alusivos à versão. O snorkel instalado na lateral da picape da Ford também não aparece de série em nenhuma outra versão da picape. O santantônio na caçamba ainda é menor que o visto na Ranger Black. Por último, a FX4 deve agregar os faróis com máscara negra e luz diurna de LED, como nas versões XLT e Limited.
Ainda é cedo para cravar uma data para o lançamento desta nova versão aventureira da Ford Ranger, mas deve ser uma das últimas novidades antes da chegada da nova geração. A dúvida que fica é se a versão FX4 virá como uma nova opção ou para substituir alguma das versões atualmente oferecidas. A Ranger Storm hoje já parte de R$ 246.190 e a FX4 flagrada parece ter componentes que a deixariam em uma faixa de preço similar ou levemente mais alta.
Fonte: BF///MS
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha