Agora nas mãos de indianos, BSA retorna com a Gold Star 650
E volta com um grande monociclíndrico
Lenda britânica das motos, a BSA Motorcycles está de volta. A marca agora é operada pela Classic Legends, empresa que tem 60% de participação da gigante indiana Mahindra e já reviveu a Jawa também. Em um evento realizado na Inglaterra, a estrela foi a primeira nova motocicleta da empresa desde sua ressurreição.
Trata-se da Gold Star 650 2022. Ela é equipada com um motor monocilíndrico, mas com comando de válvulas duplo no cabeçote acionado por corrente (DOHC). Embora a moto tenha sido orgulhosamente exibida no evento especial de pré-lançamento da BSA, não foram revelados todos os detalhes técnicos. O CEO da Classic Legends, Ashish Joshi, confirmou que a nova moto é, obviamente, compatível com as normas de emissões Euro 5. Novidade chegaria para brigar com modelos como a Royal Enfield Interceptor 650, por exemplo.
A estreia pública formal da moto deve ocorrer em Birmingham (ING), terra natal da BSA. Lá, mais detalhes e especificações para a nova Gold Star 650 devem ser revelados. Em uma entrevista ao canal Classic Motorcycle Channel, Joshi disse que novidade deve chegar às lojas como um modelo 2022, provavelmente no primeiro semestre do ano que vem. O preço é outro detalhe que ainda não foi anunciado, com Joshi apenas se comprometendo a dizer que será "competitivo".
Onde a Gold Star será fabricada? De acordo com o co-fundador da Classic Legends, Anupam Thareja, a nova BSA será totalmente feita no Reino Unido, desde o design até o processo de construção. Joshi acrescentou que a pandemia complicou as coisas mais do que o esperado, mas que a BSA espera estabelecer uma unidade de produção para essas motos na Inglaterra em breve. Atualmente, a Mahindra está estabelecendo um centro de design em West Midlands (ING).
Claro, se as coisas correrem de acordo com os planos da BSA, a Gold Star 650 é apenas o começo das novas motos de estilo retrô que planeja produzir. Não está claro neste ponto se algum dos nomes de modelos BSA do passado são os próximos na fila, mas provavelmente não seria uma surpresa.
De acordo com Joshi, o plano é exatamente o que você esperava: as novas motocicletas BSA manterão a linguagem de design das clássicas que os entusiastas conhecem e amam, ao mesmo tempo que incorporam tecnologia moderna e exigências por conta de emissões. É um cenário do melhor dos dois mundos e, com sorte, que satisfaça tanto os fãs novos quanto os antigos da BSA. Onde as motos elétricas BSA planejadas se encaixam em tudo isso também não está confirmado.
Fonte: CarandBike
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Em crise, KTM tem motos encalhadas para 1 ano de vendas
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Yamaha lança a Factor 150 2025 com nova versão; veja os preços
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Honda lança a nova ADV 160 2025: veja o preço e o que muda
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Veja o que a Bajaj tem planejado para suas motos no Brasil em 2025